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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2021.tde-18112021-100824
Documento
Autor
Nome completo
Débora Aparecida Ramos de Azambuja
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Bauru, 2021
Orientador
Banca examinadora
Hage, Simone Rocha de Vasconcellos (Presidente)
Bodoni, Patrícia Soares Baltazar
Maximino, Luciana Paula
Soares, Marcia Keske
Título em português
Habilidades sociais e comportamentais de crianças com transtorno fonológico, do desenvolvimento da linguagem e de aprendizagem
Palavras-chave em português
Comportamento problema
Habilidades Sociais
Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem
Transtorno Específico de Aprendizagem
Transtorno Fonológico
Resumo em português
Crianças com transtorno de comunicação oral e escrita podem ter comprometimento nas habilidades sociais e comportamentais. O objetivo do estudo foi descrever e comparar as habilidades sociais e comportamentais de crianças com Transtorno Fonológico, do Desenvolvimento da Linguagem e de Aprendizagem. A amostra foi composta por 32 díades criança-mãe. As crianças tinham entre 6:0 anos e 11:11 anos. Foram selecionadas oito crianças com cada tipo de transtorno: Fonológico (TF), Desenvolvimento de Linguagem (TDL), Específico de Aprendizagem (TEAp) e com desenvolvimento típico de linguagem, sem dificuldades escolares (DTL). Para a coleta de dados foi utilizado o Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica para Crianças SSRS. O inventário avaliou duas das três áreas: habilidades sociais e problemas de comportamento. O questionário foi aplicado com a própria criança e suas mães. Para a análise dos resultados, foram considerados os percentis e as classificações normativas do instrumento. Os dados foram submetidos ao tratamento estatístico por meio da análise descritiva, adotado o Kruskal-Wallis para comparação dos grupos e avaliação da distribuição normal da amostra, ao nível de 5% de significância. Os resultados indicaram que no grupo TF, 50% das crianças e 25% dos seus pais, apresentaram repertório de habilidades sociais abaixo da média esperada, indicando percepção restrita dessa condição. No entanto, 12,5% dos pais reconheceram a presença de recursos interpessoais elaborados em seus filhos, sem indicação desse nível de reconhecimento pelas crianças. No grupo TDL, 25% das crianças e 37,5% dos pais apontaram habilidades sociais classificadas abaixo da média, e, embora não tenham sido a maioria, tanto na percepção dos pais, como delas mesmas, houve prejuízos em aspectos relacionados à empatia, afetividade, autocontrole, cooperação, assertividade e desenvoltura social. No grupo TEAp, 62,5% das crianças e 75% dos pais, demostraram repertórios de habilidades sociais abaixo da média esperada, com prejuízo em aspectos relacionados à empatia, afetividade, autocontrole, cooperação, assertividade e desenvoltura social. O grupo comparativo (DTL) permitiu a análise de dados concretos, dedução de semelhanças e divergências de elementos, de caráter indireto. Demonstrou que, 62,5% das crianças tiveram repertorio abaixo da média. Quanto aos pais, a percepção mostrou-se dividida, 50% demonstraram habilidades sociais abaixo da média inferior e a outra metade indicou recursos interpessoais na média ou acima dela. Não houve diferença estatisticamente significante na comparação dos grupos. Concluindo, as crianças com TEAp, assim como suas mães, foram as que apresentaram repertório de habilidades sociais e comportamentais mais prejudicado, sugerindo que as dificuldades com a aprendizagem escolar, muito mais do que as dificuldades com linguagem, impactam no autoconceito. Já quanto ao comportamento, as mães das crianças com TF e TDL foram as que indicaram maiores problemas quando comparadas com as mães das crianças do grupo TEAp e comparativo, com predomínio dos internalizantes apenas no grupo TDL, sugerindo que neste grupo há tendência para isolamento, ansiedade ou depressão.
Título em inglês
Palavras-chave em inglês
Developmental Language Disorder
Problem Behavior
Social Skills
Specific Learning Disorder
Speech Sound Disorder
Resumo em inglês
Children with oral and written communication disorders may have impaired social and behavioral skills. The aim of the study was to describe and compare the social and behavioral skills of children with Phonological, Language Development and Learning Disorders. The sample consisted of 32 child-mother dyads. The children were between 6 years old and 11 years and 11 months old. Eight children with each type of disorder were selected: Speech Sound (SSD), Developmental Language (DLD), Specific Learning (SLD) and with typical language development (TLD), without school difficulties. For data collection, the Inventory of Social Skills, Behavior Problems and Academic Competence for Children SSRS was used. The inventory assessed two of the three areas: social skills and behavior problems. The questionnaire was applied to the children and their mothers. For the analysis of the results, the percentiles and normative classifications of the instrument were considered. Data were subjected to statistical treatment through descriptive analysis, adopting the Kruskal-Wallis for comparison of groups and evaluation of the normal distribution of the sample, at a 5% significance level. The results indicated that in the SSD group, 50% of the children and 25% of their parents had a social skills repertoire below the expected average, indicating a restricted perception of this condition. However, 12.5% of parents recognized the presence of interpersonal resources developed in their children, without indicating this level of recognition by the children. In the DLD group, 25% of the children and 37.5% of the parents indicated social skills classified below average, and, although they were not the majority, both in the parents' and in their own perception, there were losses in aspects related to empathy, affectivity, self-control, cooperation, assertiveness and social resourcefulness. In the SLD group, 62.5% of the children and 75% of the parents showed social skills repertoires below the expected average, with losses in aspects related to empathy, affection, self-control, cooperation, assertiveness and social resourcefulness. The comparative group (TLD) allowed the analysis of concrete data, deduction of similarities and divergences of elements, of an indirect nature. It showed that 62.5% of children had a repertoire below average. As for the parents, the perception was divided, 50% showed social skills below the lower average and the other half indicated interpersonal resources at or above average. There was no statistically significant difference when comparing the groups. In conclusion, children with SLD, as well as their mothers, were the ones with the most impaired repertoire of social and behavioral skills, suggesting that difficulties with school learning, much more than difficulties with language, have an impact on self-concept. As for behavior, the mothers of children with SSD and DLD were the ones who indicated the greatest problems when compared to the mothers of children in the SLD and comparative groups, with a predominance of internalizing only in the DLD group, suggesting that in this group there is a tendency towards isolation, anxiety or depression.
 
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Data de Publicação
2021-11-18
 
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