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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2023.tde-07112023-162402
Documento
Autor
Nome completo
Lucas Ferreira Neri
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Bauru, 2023
Orientador
Banca examinadora
Blasca, Wanderléia Quinhoneiro (Presidente)
Castro, Jacqueline Aparecida Gonçalves Fernandes de
Ferrari, Deborah Viviane
Oliveira, Valdéia Vieira de
Título em português
Maspo Desenvolvimento de objeto educacional instrucional para simulação de procedimentos em otoplastia
Palavras-chave em português
Design centrado no usuário
Impressão tridimensional
Treinamento por simulação
Resumo em português
A simulação clínica é uma metodologia ativa de extrema importância para a formação do profissional da área da saúde. Com ela é possível trazer à realidade ambientes clínicos controlados que possibilite aos alunos, experiências da representação de um acontecimento real, visando compreender as ações humanas, porém, de modo mais participativo. A realização da impressão do molde auricular é considerada um procedimento de grande importância no processo de seleção e adaptação do Aparelho de Amplificação Sonora Individual. Contudo, apesar de incomuns, podem ocorrer complicações durante o processo que devem ser especificadas, como também, alterações na orelha externa, essenciais para o conhecimento. Por essa razão, a impressão do molde auricular pode se tornar um procedimento gerador de insegurança para o aluno de graduação, que demanda treino e repetição para alcançar resultados satisfatórios. Por conta disso, torna-se fundamental a inserção de uma segunda alternativa que não seja apenas para a realização do treinamento das habilidades entre alunos ou pacientes, mas sim, a proposta de um modelo de simulação que auxilie na impressão dos moldes auriculares, enquanto possibilita ao aluno uma maior preparação e segurança no enfrentamento de situações clínicas reais. Diante disso, o estudo teve como objetivo a construção de um modelo de simulação da anatomia da orelha externa em impressão tridimensional aplicado ao ensino e aprendizado clínico da impressão do molde auricular. Na metodologia, a construção foi dividida e realizada em fases definidas pela ferramenta duplo diamante do design thinking denominadas de: produção, testes e avaliação da usabilidade, abrangendo desde sua ideação, modelagem 3D, fatiamento, impressão tridimensional, colagem e acabamento, mockup até a solução final do protótipo, que junto com a equipe de pesquisa, pode ser construído de acordo com a adequação das características dos materiais, escala e funcionalidade. No contexto da avaliação, foi elaborado um questionário com onze questões, sendo 10 respondidas em ordem sequencial, sendo as mesmas pontuadas, por meio da escala Likert. Dessa forma, os resultados foram pontuados como excelente quanto aos aspectos de envolvimento e interação do participante com o protótipo, motivação, coerência das tarefas, qualidade visual, utilização de diferentes materiais, tempo dispendido, assim como, para a facilidade na realização da impressão do molde auricular. Apenas para questão relacionada a velocidade de adaptação ao simulador, os resultados mostraram-se diferentes para três participantes, ou seja, dois responderam como muito bom e, somente um, pontuou como bom, na referida analise. Assim, em decorrência de todo o trabalho realizado, como resultado final, a qualidade da impressão do molde auricular foi avaliada, também, como excelente. O estudo atingiu seus objetivos propostos, sobretudo, necessita de aprimoramento para avaliação da eficácia em discentes de graduação de Fonoaudiologia.
Título em inglês
Maspo development of na instrucional educational object for simulation otoplasty procedures
Palavras-chave em inglês
Printing,three-dimensional
Simulation training
User-centered design
Resumo em inglês
Clinical simulation is an extremely important active methodology for training health professionals. With it, it is possible to bring to reality controlled clinical environments that allow students to experience the representation of a real event, aiming to understand human actions, however, in a more participatory way. Printing the earmold is considered a procedure of great importance in the process of selection and adaptation of the Individual Sound Amplification Device. However, although uncommon, complications can occur during the process that must be specified, as well as changes in the external ear, essential for knowledge. For this reason, printing the earmold can become a procedure that generates insecurity for the undergraduate student, which requires training and repetition to achieve satisfactory results. Because of this, it is essential to insert a second alternative that is not just for training students or patients, but rather, the proposal of a simulation model that helps in the printing of earmolds, while enabling the student greater preparation and confidence in facing real clinical situations. Therefore, the objective of the study was to build a simulation model of the anatomy of the external ear in three-dimensional printing applied to the teaching and clinical learning of ear mold printing. In the methodology, the construction was divided and carried out in phases defined by the double diamond design thinking tool called: production, testing and usability evaluation, ranging from its ideation, 3D modeling, slicing, three-dimensional printing, collage and finishing, mockup to the final solution of the prototype, which together with the research team, can be built according to the adequacy of the characteristics of the materials, scale and functionality. In the context of the evaluation, a questionnaire was prepared with eleven questions, 10 of which were answered in sequential order, being scored using the Likert scale. The results were scored as excellent in terms of involvement and interaction between the participant and the prototype, motivation, consistency of tasks, visual quality, use of different materials, time spent, as well as ease of printing the prototype earmold. Only for the question related to the speed of adaptation to the simulator, the results were different for three participants, that is, two answered as very good and only one scored as good, in that analysis. Thus, as a result of all the work carried out, as a final result, the quality of the impression of the earmold was also evaluated as excellent. The study achieved its proposed objectives, above all, it needs to be improved in order to evaluate its effectiveness in speech therapy undergraduate students.
 
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Data de Liberação
2025-03-31
Data de Publicação
2023-11-09
 
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