• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2021.tde-06122021-104701
Documento
Autor
Nombre completo
Isabella De Luca
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Bauru, 2021
Director
Tribunal
Crenitte, Patricia Abreu Pinheiro (Presidente)
Azoni, Cíntia Alves Salgado
Costa, Aline Roberta Aceituno da
Mattar, Tais de Lima Ferreira
Título en portugués
Informação visual na dislexia: influência da oculomotricidade durante a leitura
Palabras clave en portugués
Eye-Tracker
Fixações
Leitura
Percepção visual
Transtorno específico de aprendizagem
Resumen en portugués
A dislexia é uma desordem neurofuncional heterogênea que afeta a linguagem, representada por uma dificuldade em ler fluentemente. Além dos déficits fonológicos, bem explorados pela literatura científica, escolares com dislexia também podem apresentar déficits de percepção visual. O objetivo do estudo foi investigar o desempenho da informação visual de escolares com dislexia durante a leitura oral e silenciosa, no intuito de avaliar as variáveis relacionadas ao controle visual (número, duração, média de duração, porcentagem e frequência de fixação, tempo e velocidade de leitura), entre estes indivíduos e às leitura oral e silenciosa. Participaram do estudo 14 escolares, divididos em grupo experimental (GE) e grupo controle (GC), pareados pela idade e escolaridade, respeitando os critérios de inclusão do estudo. Os escolares foram submetidos à leitura silenciosa e oral de textos, um para cada categoria avaliada, selecionados de acordo com a escolaridade dos participantes, sendo verificada, posteriormente às leituras, a compreensão. A frequência e o tempo das fixações oculares durante a leitura foram monitoradas pelo equipamento Eye-tracker ASL, modelo Mobile Eye-5 Glasses e a fluência de leitura foi avaliada por meio da Escala de Percepção de Fluência Leitora. Os dados coletados foram analisados por meio do ANOVA One-Way. Para todas as análises adotou-se o nível de significância de 5% (p<0,05). Os resultados evidenciaram que durante as leituras, escolares com dislexia obtiveram resultados inferiores nas variáveis de fixações e tempo de leitura quando comparados a leitores fluentes da mesma idade e escolaridade, assim como foram encontrados na leitura silenciosa melhor desempenho da informação visual. Escolares com dislexia apresentaram desempenho inferior de fluência comparados a leitores fluentes. Resultados superiores de compreensão foram observados na leitura oral, sendo que escolares com dislexia tiveram desempenho inferior em ambas as leituras comparados a leitores fluentes. Em suma, escolares com dislexia apresentam características distintas de desempenho da informação visual, compreensão e fluência comparados a leitores fluentes durante as leituras silenciosa e oral.
Título en inglés
Palabras clave en inglés
Eye-tracker
Fixations
Reading
Specific learning disorder
Visual perception
Resumen en inglés
Dyslexia is a heterogeneous neurofunctional disorder that affects language, represented by a difficulty in reading fluently. Beyond to phonological deficits, which are well explored in the scientific literature, students with dyslexia can also present visual perception deficits. The aim of the study was to investigate the performance of visual information of students with dyslexia during oral and silent reading, in order to assess variables related to visual control (number, duration, average duration, percentage and frequency of fixation, time and speed reading) between these individuals and to oral and silent reading. Fourteen students participated in the study, divided into an experimental group (EG) and a control group (CG), paired for age and scholing, respecting the study inclusion criteria. The students were submitted to silent and oral reading of texts, one for each category evaluated, selected according to the education of the participants, and after the readings, comprehension was verified. The frequency and time of eye fixation during reading were monitored by the Eyetracker ASL equipment, model Mobile Eye-5 Glasses, and reading fluency was assessed using the Perception of Reading Fluency Scale. The collected data were analyzed using One-Way ANOVA. For all analyses, a significance level of 5% (p<0.05) was adopted. The results showed that during readings, students with dyslexia had lower results in the variables of fixation and reading time when compared to fluent readers of the same age and schooling, as well as better performance of visual information in silent reading. Students with dyslexia had lower fluency performance compared to fluent readers. Superior comprehension results were observed in oral reading, and students with dyslexia had lower performance in both readings compared to fluent readers. In short, students with dyslexia have different performance characteristics of visual information, comprehension and fluency compared to fluent readers during silent and oral reading.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
IsabelladeLucca_Rev.pdf (919.08 Kbytes)
Fecha de Publicación
2021-12-06
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.