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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.25.2011.tde-06122011-092357
Documento
Autor
Nombre completo
Mirela Machado Picolini
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Bauru, 2011
Director
Tribunal
Maximino, Luciana Paula (Presidente)
Giacheti, Célia Maria
Santos, Carlos Ferreira dos
Título en portugués
Teleducação interativa na capacitação de estudantes do ensino fundamental em síndromes genéticas
Palabras clave en portugués
Educação a Distância
Educação em Saúde
Genética
Resumen en portugués
Programas educativos de prevenção de doenças e promoção da saúde devem ser iniciativas estimuladas no país, proporcionando mudança de hábito e melhora da qualidade de vida da população. O objetivo deste estudo foi desenvolver e avaliar a efetividade de um programa de capacitação em síndromes genéticas para alunos do ensino fundamental, com a utilização da Teleducação Interativa. O estudo foi realizado em 2 escolas do município de Bauru, sendo uma da rede pública e outra da privada de ensino. Participaram deste estudo 21 alunos do 9º ano, de ambos os sexos, na faixa etária entre 13 a 14 anos. O programa de capacitação teve duração média de 3 meses e foi dividido em três etapas englobando atividades presencial, a distância e prática na temática síndromes genéticas. A atividade presencial foi realizada separadamente em cada escola, com a apresentação de aulas expositivas, conteúdos gráficos e audiovisuais. Na atividade a distância, o conteúdo educacional foi apresentado aos alunos por meio da Teleducação Interativa. Nesta etapa, os alunos tiveram acesso ao Cybertutor. A atividade prática foi realizada no HRAC/USP, estruturada em atividades recreativas entre os alunos, pacientes do HRAC e seus familiares. A metodologia do Projeto Jovem Doutor foi adotada na dinâmica deste programa de capacitação, envolvendo a força estudantil em atividades de educação em saúde, por meio de materiais educacionais interativos. Para mensurar a efetividade do programa de capacitação, aplicaram-se os seguintes instrumentos: questionário Situação-Problema, Escala Lickert de Atitudes Sociais em Relação à Inclusão (ELASI) e Ficha de Pesquisa Motivacional (FPM). De acordo com os resultados das avaliações pré e pós-teste do questionário Situação-Problema e da ELASI, o programa de capacitação desenvolvido foi efetivo para aquisição do conhecimento e proporcionou atitudes mais favoráveis em relação à inclusão destes indivíduos com síndromes genéticas. A FPM mostrou índice de alta satisfação dos participantes em relação à Teleducação Interativa, avaliando o programa como Impressionante. Os resultados demonstram que este estudo pode ser uma importante ferramenta de educação em saúde na temática síndromes genéticas, podendo ser utilizado para a capacitação de outras populações, nas mais diversas regiões do país.
Título en inglés
Interactive teleducation in the training of elementary school students on genetic syndromes
Palabras clave en inglés
Education Distance
Genetics
Health education
Resumen en inglés
Educational programs on prevention of diseases and health support should be encouraged in the country since it promotes changes in habits and better quality of life. This study aimed to develop and assess the effectiveness of a training program for elementary school students on genetic syndromes utilizing Interactive Teleducation. The study was held at two schools in the city of Bauru, being one private - Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Criarte and the other public - Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau Joaquim Rodrigues Madureira. 21 students of the 9th grade, both genders, aged 13 to 14 years participated in the study. The three-month training program was didactically divided into three stages: present activities, distance activities and practical activities, all related to genetic syndromes. Present activities were held in each school and consisted of lessons, graphs and audiovisual content. Distance activities involved Interactive Teleducation. At this stage, students accessed the Cybertutor (Internet Eletronic Tutor), which promotes interactive learning. Practice was held at HRAC/USP, and consisted of recreational activities among students, patients and their families. The methodology of the Young Doctor Project was taken in the dynamics of this training program, involving the force of student activities in health education through interactive educational materials.The Problem-Situation Questionnaire, the Lickert Scale of Attitudes toward Inclusion (ELASI) and the FPM (adapted from WebMAC) were used to assess the effectiveness of the program. Results indicated that the training program was effective to knowledge acquisition promoting more favorable attitude towards inclusion of the people with genetic syndromes. According to the FPM, students were highly satisfied with Interactive Teleducation, scoring the program as impressive. The results show that this study may be an important tool to education in health themes in genetic syndromes, being used to train other population over the country.
 
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Fecha de Publicación
2011-12-06
 
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