• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.25.2019.tde-05102021-141103
Documento
Autor
Nombre completo
Daniela Dias Gomide
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Bauru, 2019
Director
Tribunal
Blasca, Wanderléia Quinhoneiro (Presidente)
Ferrari, Deborah Viviane
Lacerda, Adriana Bender Moreira de
Renó, Denis Porto
Título en portugués
Educação em saúde: produção de um documentário transmídia sobre saúde auditiva dos adolescentes
Palabras clave en portugués
Comunicação em saúde
Educação em saúde
Perda auditiva
Recursos audiovisuais
Ruído
Resumen en portugués
Introdução: Mediante o alerta da Organização Mundial da Saúde sobre o risco de 1 bilhão de adolescentes e jovens perderem a audição pelo uso inseguro de dispositivos sonoros individuais, faz-se necessário a realização de ações de sensibilização a respeito. O desenvolvimento de projetos que construam materiais eficazes para a apropriação de conhecimentos e também para sua disseminação é objeto de reflexão e necessidade da educação brasileira. A transdiciplinaridade na área de educação em saúde propicia a elaboração de produtos comunicacionais que cumprem estes propósitos. Por esta razão, a produção de um documentário Transmídia é uma alternativa para aclarar as novas possibilidades da educação em saúde. Nesse sentido, a produção do documentário Transmídia sobre os perigos do uso dos dispositivos sonoros individuais é uma proposta de educação em saúde auditiva. Objetivo: Construir o conhecimento sobre saúde auditiva por meio da produção de um documentário transmídia Método: O documentário transmídia nesta pesquisa foi elaborado com material produzido por alunos participantes do estudo, os quais passaram por um processo de educomunicação por meio da pesquisa-ação estratégica como caminho metodológico. Com a Pesquisa-ação Estratégica (PAE) foi possível contemplar o objetivo proposto, introduzindo a educomunicação, de modo que os participantes se engajassem no processo de construção do conhecimento em saúde auditiva resultando no documentário transmídia. Participaram desta produção 87 estudantes com faixa etária de 13 a 17 anos de uma Organização não Governamental com função educacional. A proposta utilizou aplicativos de gravação de áudio e vídeo disponíveis nos smartphones dos próprios jovens, além de uma câmera Canon T6i, 9 kits de lentes para celulares e 15 microfones externos para celular. O roteiro do documentário foi realizado em dois momentos. Em um primeiro momento da pesquisa, o roteiro foi norteador para planejamento dos conhecimentos a serem compartilhados com os jovens. E o roteiro final foi aprimorado pelos alunos participantes. A plataforma para esta realização foi a wordpress.com, sendo visualizada em HTML5 e sites Mobile. Para a realização de todas as fases da PAE foi proposto a execução de oficinas. Os alunos responderam um questionário para avaliar o nível do conhecimento sobre os riscos do uso dos dispositivos sonoros individuais (DSI) e seus comportamentos perante o uso antes e posterior às oficinas, além de realizarem a avaliação do processo de modo qualitativo. Todo o documentário foi avaliado por 9 profissionais por meio do Questionário de Avaliação do Conteúdo pelos Juízes (QJ). Resultados: O documentário Eu sei usar fone de ouvido está disponível no site seiusarfonedeouvido.wordpress.com. O QJ apresentou aprovação do documentário e de seu conteúdo. O questionário sobre nível do conhecimento frente ao uso dos dispositivos sonoros individuais demonstrou alterações significativas nas respostas anteriores e posteriores à realização das oficinas. Conclusão: A produção de documentários transmídia elaborados por alunos por meio de equipamentos gratuitos é exequível. Além da confirmação sobre a viabilidade de trabalhar com educomunicação, empoderando os jovens , o uso da pesquisa ação estratégica, associado aos materiais do Programa Dangerous Decibels, foi importante para conduzir o jovem à uma sensibilização que o motivou a internalizar o conhecimento sobre o uso dos dispositivos sonoros individuais. As avaliações quantitativas e qualitativas demonstraram que a participação dos jovens na construção do conhecimento foi autônoma e efetiva, uma vez que o documentário em si apresenta todo o aprendizado adquirido. A produção do documentário transmídia para construção do conhecimento dos jovens foi fundamentada com o resultado final do processo, ou seja, o próprio Documentário Eu Sei Usar Fone de Ouvido.
Título en inglés
Health education: production of a transmediate document on hearing adolescent health
Palabras clave en inglés
Audiovisual aids
Health communication
Health education
Hearing Loss
Noise
Resumen en inglés
Introduction: The World Health Organization warns the risk of 1 billion adolescents and youths lose hearing if listening to the individual sound devices (ISD) unsafely, therefore, the importance of awareness actions. The Brazilian education needs the development of projects that build efficient materials to disseminate health information. The transdsiciplinarity in health education provides the development of communication products in this purposes. For this reason, the production of a Transmedia documentary is an alternative to expand new possibilities of health education. In this, the production of the Transmedia documentary about the dangers of using individual sound devices is a topic for hearing health education. Objective: Build knowledge about hearing health through the production of a transmedia documentary. Methods: The Transmedia documentary in this research was produced with material made by students who participated of a educommunication process by means of path method. The Action Research (AR) made the objective possible, the introduction educommunication, where the participants engaged on the building process of hearing health built resulting the Transmedia documentary. Participated in this production 87 students between 13 and 17 years old of a Nongovernmental- organization in education. The proposal used audio and video recording applicative, available on their own smartphones, as well as a Canon T6i, 9 Kits of mobile lens and 15 external mobile microphones. The scrip of the documentary was made in two moments. In a first moment of the research, the script was the plan how the students would disseminate the knowledge with the others youths, and the final script was improved by the students. The platform used was the wordpress.com, being viewed in HTML5 and the sites Mobile. To perform the stages of the AR, workshops were proposed. The students answered a questionnaire to evaluated the knowledge about the behavior changes in the use of ISD before and after the workshops and the qualitative process evaluation. The documentary was evaluated by 9 professionals through the Judge Content Evaluation Questionnaire (JQ). Results: The documentary I Know how to use an individual sound device is available in the site seiusarfonedeouvido.wordpress.com. The JQ presented the approved of the content of the documentary. The questionnaire to evaluated the knowledge about the behavior changes demonstrated significant results.Conclusion: The production of transmedia documentaries made by students using free equipment is feasible. Besides that confirmation of viability of working with educommunication, empowering young people, the use of strategic action research, associated with the Dangerous Decibels Program materials, was important to lead the youth to an awareness that motivated him to internalize knowledge about the use of individual sound devices. The quantitative and qualitative evaluations demonstrated that the participation of young people in the construction of knowledge was autonomous and effective, since the documentary itself presents all the learning acquired. The production of the transmedia documentary to build the knowledge of young people was based on the final result of the process, that is, the documentary I Know How to Use Earphones.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-10-05
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.