• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.25.2019.tde-05102021-084354
Documento
Autor
Nome completo
Fabiana Xavier Vieira Zanella
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Bauru, 2019
Orientador
Banca examinadora
Crenitte, Patricia Abreu Pinheiro (Presidente)
Caldana, Magali de Lourdes
Marques, Eveline Ignácio da Silva
Mendes, Liliane Campos Stumm
Título em português
Elaboração de material didático baseado no Design Thinking para professores sobre vocabulário
Palavras-chave em português
Estudos de Validação
Professores escolares
Vocabulário
Resumo em português
Objetivo: Elaborar material didático para professores sobre estimulação do vocabulário receptivo e expressivo. Dentre os objetivos específicos o estudo propõe, avaliar o material por grupo de juízes, validar o material didático por grupo de professores com a ferramenta do Design Thinking. Material e Método: Realizou-se levantamento bibliográfico nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), ERIC, Web of Science e Scopus, com seleção de 15 artigos para desenvolvimento do material didático com estratégias para professores. O manual foi avaliado pelo por grupo de juízes e professores com o instrumento Suitability Assessment of Materials (SAM). O grupo piloto de 33 professores validou o material em dois momentos, primeiro de forma individual e depois em grupos usando a ferramenta do Design Thinking. Resultados: Os juízes avaliaram o Manual com o instrumento Suitability Assessment of Materials (SAM) e responderam todos os itens com Índice de Validade do Conteúdo (IVC) de 0,88. Os itens foram revisados seguindo as sugestões apresentadas pelos especialistas. Os demais itens foram considerados adequados. Na avaliação individual o IVC total dos professores em relação ao material didático foi de 0,98. Conclusão: O estudo indicou que o desenvolvimento de material didático para professores sobre estimulação de vocabulário e sua validação em ação colaborativa pelo Design Thinking é relevante e necessário. Investigações futuras com a ferramenta Design Thinking são de extrema relevância, visto que os professores, enquanto usuários do produto, participaram de forma colaborativa propondo melhorias no material desenvolvido.
Título em inglês
Elaboration of didactic material based on Design Thinking for teachers on vocabulary
Palavras-chave em inglês
School Teachers
Validation Studies
Vocabulary
Resumo em inglês
Objective: Elaborate teaching material for teachers on receptive and expressive vocabulary stimulation. Among the specific objectives, evaluate the material by group of judges, validate in a group of teachers with the Design Thinking tool. Material and Method: A bibliographic survey was carried out on the Virtual Health Library (VHL), Scientific Electronic Library Online (SciELO), ERIC, Web of Science and Scopus databases, with a selection of 15 articles for the teaching materials development with strategies for teachers. The handbook was evaluated by the group of judges and teachers with the Suitability Assessment of Materials (SAM) tool. The pilot group of 33 teachers validated the material into two moments, first individually and then in groups using the Design Thinking tool. Results: The judges evaluated the handbook using the Suitability Assessment of Materials (SAM) tool and answered all the items with the Content Validity Index (CVI) 0.88. The items were reviewed following the suggestions presented by the experts. The other items were considered adequate. In the individual evaluation, the total CVI of teachers in relation to the teaching material was 0.98. Conclusion: This study indicated that the development of the teaching material for teachers on vocabulary stimulation and its validation in collaborative action by Design Thinking is relevant and necessary. Future research with using the Design Thinking tool is extremely relevant, since teachers, as users of the product, participated in a collaborative way proposing improvements in the material developed.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-10-05
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.