• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.25.2019.tde-05102021-084354
Document
Auteur
Nom complet
Fabiana Xavier Vieira Zanella
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Bauru, 2019
Directeur
Jury
Crenitte, Patricia Abreu Pinheiro (Président)
Caldana, Magali de Lourdes
Marques, Eveline Ignácio da Silva
Mendes, Liliane Campos Stumm
Titre en portugais
Elaboração de material didático baseado no Design Thinking para professores sobre vocabulário
Mots-clés en portugais
Estudos de Validação
Professores escolares
Vocabulário
Resumé en portugais
Objetivo: Elaborar material didático para professores sobre estimulação do vocabulário receptivo e expressivo. Dentre os objetivos específicos o estudo propõe, avaliar o material por grupo de juízes, validar o material didático por grupo de professores com a ferramenta do Design Thinking. Material e Método: Realizou-se levantamento bibliográfico nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), ERIC, Web of Science e Scopus, com seleção de 15 artigos para desenvolvimento do material didático com estratégias para professores. O manual foi avaliado pelo por grupo de juízes e professores com o instrumento Suitability Assessment of Materials (SAM). O grupo piloto de 33 professores validou o material em dois momentos, primeiro de forma individual e depois em grupos usando a ferramenta do Design Thinking. Resultados: Os juízes avaliaram o Manual com o instrumento Suitability Assessment of Materials (SAM) e responderam todos os itens com Índice de Validade do Conteúdo (IVC) de 0,88. Os itens foram revisados seguindo as sugestões apresentadas pelos especialistas. Os demais itens foram considerados adequados. Na avaliação individual o IVC total dos professores em relação ao material didático foi de 0,98. Conclusão: O estudo indicou que o desenvolvimento de material didático para professores sobre estimulação de vocabulário e sua validação em ação colaborativa pelo Design Thinking é relevante e necessário. Investigações futuras com a ferramenta Design Thinking são de extrema relevância, visto que os professores, enquanto usuários do produto, participaram de forma colaborativa propondo melhorias no material desenvolvido.
Titre en anglais
Elaboration of didactic material based on Design Thinking for teachers on vocabulary
Mots-clés en anglais
School Teachers
Validation Studies
Vocabulary
Resumé en anglais
Objective: Elaborate teaching material for teachers on receptive and expressive vocabulary stimulation. Among the specific objectives, evaluate the material by group of judges, validate in a group of teachers with the Design Thinking tool. Material and Method: A bibliographic survey was carried out on the Virtual Health Library (VHL), Scientific Electronic Library Online (SciELO), ERIC, Web of Science and Scopus databases, with a selection of 15 articles for the teaching materials development with strategies for teachers. The handbook was evaluated by the group of judges and teachers with the Suitability Assessment of Materials (SAM) tool. The pilot group of 33 teachers validated the material into two moments, first individually and then in groups using the Design Thinking tool. Results: The judges evaluated the handbook using the Suitability Assessment of Materials (SAM) tool and answered all the items with the Content Validity Index (CVI) 0.88. The items were reviewed following the suggestions presented by the experts. The other items were considered adequate. In the individual evaluation, the total CVI of teachers in relation to the teaching material was 0.98. Conclusion: This study indicated that the development of the teaching material for teachers on vocabulary stimulation and its validation in collaborative action by Design Thinking is relevant and necessary. Future research with using the Design Thinking tool is extremely relevant, since teachers, as users of the product, participated in a collaborative way proposing improvements in the material developed.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-10-05
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.