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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.25.2013.tde-05062013-104036
Documento
Autor
Nome completo
Érika Ferraz
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Bauru, 2013
Orientador
Banca examinadora
Crenitte, Patricia Abreu Pinheiro (Presidente)
Azoni, Cíntia Alves Salgado
Costa, Aline Roberta Aceituno da
Título em português
Efeitos de um programa de remediação fonológica em escolares com dislexia do desenvolvimento: monitoramento da evolução terapêutica com o uso do P300
Palavras-chave em português
Cognição
Dislexia
Linguagem
P300
Terapia
Resumo em português
Dislexia é um dos distúrbios de aprendizagem, sendo um transtorno específico no aprendizado da leitura. Tem origem constitucional, caracterizado pela dificuldade em decodificar palavras simples, mostrando insuficiência no processo fonológico, não esperada para sua idade cronológica, apesar de instrução convencional, adequada inteligência, oportunidade sociocultural e sem distúrbios cognitivos. O uso de atividades terapêuticas de treino das habilidades fonológicas leva a uma melhora quanto à análise fonológica da linguagem escrita, interferindo diretamente na habilidade de leitura e compreensão. É importante que se busquem meios alternativos para monitorar a evolução terapêutica, principalmente quanto à sua capacidade cognitiva. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos de um programa de remediação fonológica de leitura e escrita em escolares com Dislexia de Desenvolvimento. Foram avaliadas 20 crianças com diagnóstico de dislexia do desenvolvimento, com idade de 8 a 14 anos, sendo o grupo I (GI) composto por 10 escolares submetidos ao programa, e grupo II (GII), composto por 10 escolares não submetidos à remediação. Foram utilizados no processo de avaliação: Prova de Consciência Fonológica; Teste de Nomeação Automática Rápida; Prova de Leitura e Escrita de palavras reais e inventadas; Escrita temática; Prova de Memória de trabalho e teste do Potencial evocado auditivo cognitivo PEAC-P300. Após, foi aplicado o programa de remediação fonológica, de leitura e escrita, realizado em três etapas distintas, com 24 sessões, cumulativas, sendo cada etapa realizada duas vezes por semana, com duração de 30 minutos cada. Na pós-testagem do programa foram reaplicados todos os testes da pré-testagem. Houve diferença estatisticamente significante na pontuação dos testes de consciência fonológica, do acesso ao léxico mental, da memória de trabalho, escrita temática e escrita sob ditado, além da leitura de palavras e pseudopalavras, assim como na latência do componente P3 do PEAC-P300, para o grupo submetido à remediação fonológica, na comparação entre pós e pré testagem, enquanto o GII manteve o mesmo nível de dificuldades. Além disso, encontramos relação entre a alteração de desempenho obtido pelo grupo submetido ao programa entre o teste de consciência fonológica e a latência do componente LN2 do p300. A análise desses resultados revela que houve diferença no desempenho pós-intervenção terapêutica dos participantes do GI nas habilidades, mesmo em curto prazo. O programa de remediação fonológica mostrou-se um método terapêutico de efeitos benéficos e rápidos, proporcionando melhora não apenas quantitativa, mas principalmente qualitativa nos escolares com dislexia do desenvolvimento, quanto ao domínio de habilidades auditivas, fonológicas e de leitura e escrita, favorecida pelo uso do processamento fonológico da informação. Além disso, o PEAC-P300 mostrou-se uma ferramenta útil para o monitoramento da evolução terapêutica, podendo ser utilizado na prática clínica.
Título em inglês
Effects of a phonological remediation program in schools with developmental dyslexia: therapeutic progress monitoring with use of P300
Palavras-chave em inglês
Cognition
Dyslexia
Language
P300
Therapy
Resumo em inglês
Dyslexia is a learning disorder, being a specific disorder in learning of reading. Constitutional origin, characterized by difficulty in decode simple words, showing insufficiency in the phonological process, not expected for his chronological age, despite conventional instruction, adequate intelligence, socio-cultural opportunity, without cognitive disorders. The use of therapeutic activities of training of phonological skills leads to an improvement in phonological analysis with regard to written language, interfering directly in the ability to read and understand. It is important to seek the means to monitor the therapeutic evolution, especially as your cognitive ability. The goal of this study was to verify the performance in evaluation procedures of language in children with developmental dyslexia in pre and post phonological remediation program and reading and writing, prepared from phonological abilities, auditory and visual skills, reading and writing. Were evaluated 20 children diagnosed with developmental dyslexia, aged 8 to 14 years, with the Group I (GI) composed of school 10 submitted to the program, and group II (GII), composed of 10 schools not subject to remediation. Were used in the evaluation process: Phonological Awareness; Rapid Auto-naming test; Proof-reading and writing real words and invented; Thematic writing; Proof of working memory and cognitive auditory evoked potential CAEP-P300. After, was applied the phonological remediation program of reading and writing, in three distinct steps, with 24 sessions, cumulative, with each step performed twice a week, with a duration of 30 minutes each. In the post testing of the program were reapplied all the tests of pre testing.There was a statistically significant difference in score of phonological awareness tests, access to mental lexicon, working memory, thematic writing and written under dictation, and reading words and pseudo-words, as well as the latency of the P3 component of the CAEP-P300, the group submitted to the phonological remediation, in comparison between pre and post testing, while the GII has maintained the same level of difficulty. In addition, we find the relation between the change of performance achieved by the Group submitted to the program between the test of phonological awareness and the LN2 component of P300 latency. The analysis of the results reveals that there was difference in post-intervention performance of participants in the GI in therapy skills, even in the short term. The phonological remediation program proved to be an therapeutic method of beneficial effects and fast, providing improved not only quantitative, but qualitative mainly school development in with dyslexia, as to the field of auditory skills, phonological and reading and writing, favored by use of the phonological processing of information. In addition, the CAEP-P300 proved to be a useful tool for monitoring goal of evolution therapy, and can be used in clinical practice.
 
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ErikaFerraz_Rev.pdf (1.75 Mbytes)
Data de Publicação
2013-06-06
 
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