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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.25.2020.tde-04102021-154907
Documento
Autor
Nome completo
Paula Maria Pereira Paiva
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Bauru, 2020
Orientador
Banca examinadora
Blasca, Wanderléia Quinhoneiro (Presidente)
Abramides, Dagma Venturini Marques
Balen, Sheila Andreoli
Brazorotto, Joseli Soares
Título em português
Avaliação de impacto de um Curso de Especialização à Distância em Habilitação e Reabilitação Auditiva: contribuições da mineração de dados educacionais
Palavras-chave em português
Audiologia
Auxiliares de audição
Educação a distância
Educação continuada
Mineração de dados
Reabilitação
Resumo em português
O Curso de Especialização a Distância em Habilitação e Reabilitação Auditiva em Crianças: ênfase de zero a três anos de idade (CEDHRAC), foi desenvolvido pelo Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru USP em parceria com a Sociedade Hospital Samaritano e a Área Técnica Saúde da Pessoa com Deficiência, Secretaria de Atenção à Saúde, Ministério da Saúde, e com recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do SUS (PROADI-SUS), o curso foi hospedado na plataforma Moodle. A aplicação da mineração de dados em ambientes virtuais de aprendizagem é um ciclo interativo - baseado nos dados coletados a partir do AVA é possível acompanhar a atividade de todos os alunos durante a duração do curso, sendo possível avaliar os resultados dos alunos e a consequente efetividade do curso, visando a melhorias futuras. O objetivo foi realizar uma revisão integrativa da literatura sobre mineração de dados educacionais e sua aplicabilidade na educação na área da saúde e identificar trajetórias de comportamentos de aprendizagem durante o desenvolvimento de um módulo de um curso de especialização a distância. Para facilitar o processo de divulgação científica e permitir para os leitores uma melhor apreciação do estudo, ele foi dividido em duas partes: 1- Revisão integrativa e 2- Análise de trajetórias de comportamento. O estudo adotou como metodologia as seis etapas propostas pela revisão integrativa e as técnicas de Mineração de Dados para a identificação de: a) formação dos agrupamentos (clusters) de participantes; b) o perfil dos participantes que são atores principais dos agrupamentos. O resultado da revisão integrativa foi a inclusão de oito artigos que obedeciam aos critérios e quatro artigos que foram recuperados a partir de busca secundária das listas de referências bibliográficas dos artigos completos. Em relação as técnicas de mineração de dados aplicadas, os resultados trazem um alerta para administradores de cursos que ofertam para diferentes regiões e com diversidade de faixa etária e de experiência profissional, para que levem em conta os fatores identificados nas análises e que reflitam no desenho instrucional de seus cursos. As conclusões foram que a) existem poucos estudos com a mineração de dados sendo aplicada na área de formação de profissionais da saúde; b) estudos na área mostraram como é importante essa análise dos dados para a estruturação dos cursos; c) fatores como as regiões que os alunos vivem, faixa etária e a experiência profissional, influenciam na trajetória do aluno de cursos oferecidos na modalidade EaD e devem ser identificados e levados em consideração pelos administradores dos cursos; d) novos estudos de análise de trajetória e comportamento precisam ser realizados generalizando para outros módulos e outros cursos que usam a mesma modalidade.
Título em inglês
Impact assessment of a Distance Specialization Course on Hearing and Rehabilitation: contributions of educational data mining
Palavras-chave em inglês
Audiology
Data mining
Distance Education
Eontinuing education
Hearing aids
Rehabilitation
Resumo em inglês
The Distance Specialization Course in Hearing Rehabilitation and Qualification in Children: emphasis from zero to three years of age (CEDHRAC), was developed by the Speech Therapy Department of the Bauru Dental School - USP in partnership with the Sociedade Hospital Samaritano e the Technical Area Health of Persons with Disabilities, Health Care Secretariat, Ministry of Health, and with resources from the SUS Development Support Program (PROADI-SUS), the course was hosted on the Moodle platform. The application of data mining in virtual learning environments is an interactive cycle - based on the data collected from the VLE, it is possible to monitor the activity of all students during the duration of the course, making it possible to evaluate student results and the consequent effectiveness of the course, aiming at future improvements. The objective was to conduct an integrative review of the literature on educational data mining and its applicability in health education and to identify trajectories of learning behaviors during the development of a module of a distance specialization course. To facilitate the scientific dissemination process and allow readers to better appreciate the study, it was divided into two parts: 1- Integrative review and 2- Analysis of behavioral trajectories. The study adopted as methodology the six steps proposed by the integrative review and the techniques of Data Mining for the identification of: a) formation of groups (clusters) of participants; b) the profile of the participants who are the main actors of the groupings. The result of the integrative review was the inclusion of eight articles that met the criteria and four articles that were retrieved from a secondary search of the bibliographic reference lists of the complete articles. Regarding the applied data mining techniques, the results bring an alert to course administrators who offer for different regions and with diversity of age range and professional experience, so that they take into account the factors identified in the analyzes and that reflect in the design instructional of their courses. The conclusions were that a) there are few studies with data mining being applied in the area of training of health professionals; b) studies in the area have shown how important this data analysis is for the structuring of courses; c) factors such as the regions where students live, age group and professional experience, influence the student's trajectory of courses offered in distance education and must be identified and taken into account by the course administrators; d) new studies of trajectory and behavior analysis need to be carried out generalizing to other modules and other courses that use the same modality.
 
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Data de Publicação
2021-10-04
 
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