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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2020.tde-04102021-071645
Documento
Autor
Nome completo
Rodolpho Camargo
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Bauru, 2020
Orientador
Banca examinadora
Ferrari, Deborah Viviane (Presidente)
Abramides, Dagma Venturini Marques
Bucuvic, Érika Cristina
Felipini, Leila Maria Gumushian
Título em português
Localização para português brasileiro do curso on-line Client Engagement and Ida Motivation Tools para alunos de graduação em Fonoaudiologia
Palavras-chave em português
Abordagem centrada na pesso.
Entrevista motivacional
Ferramentas motivacionais
Resumo em português
A Entrevista Motivacional (EM) pode ser compreendida como um estilo de aconselhamento diretivo, centrado na pessoa, para abordar e explorar a ambivalência, visando à mudança comportamental. A EM vem sendo utilizada em diferentes áreas da saúde, sendo observada sua eficácia tanto na redução de comportamentos inadequados quanto na promoção de mudanças adaptativas no comportamento em saúde. Este estudo teve como objetivos: (1) verificar a aplicação da entrevista motivacional no tratamento da deficiência auditiva sensorioneural e (2) realizar o processo de localização para o público brasileiro do curso Client Engagement and Ida Motivation Tools desenvolvido pelo Ida Institute, para posterior disponibilização a alunos de graduação do Curso de Fonoaudiologia. Para responder ao 1º objetivo, realizou-se uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados: Virtual Health Library, CINAHL, Embase, PsycINFO, MEDLINE, Scopus, Web of Science e Google Acadêmico, nas quais foram buscados estudos de intervenção sem limitação quanto ao desenho. Foram encontradas 130 referências, e, após exclusão de repetidas e análise independente por dois avaliadores, quatro estudos incluídas na revisão, sendo ensaios clínicos randomizados (n=2), quasi-experimental (n=1) e pré e pós teste (n=1). Os estudos versaram sobre os benefícios da EM para aumentar a utilização ou benefício obtido com o aparelho de amplificação sonora individual (AASI). A qualidade das evidências foi verificada por meio da avaliação de risco de viés.
Título em inglês
Brazilian Portuguese localization of the on-line course Client Engagement and Ida Motivation Tools for Speech-Language Pathology and Audiology undergraduate students
Palavras-chave em inglês
Motivational interviewing
Motivational tools
Person-centered approach
Resumo em inglês
Motivational Interviewing (MI) is as a directive, person-centered style of counseling to address and explore ambivalence for behavioral change. MS has been used in different areas of health care, and it has proved to be effective both in reducing inappropriate behaviors and in promoting adaptive changes in health behavior. This study aimed to: (1) verify the application of motivational interviewing in the treatment of sensorineural hearing loss and (2) perform the localization process for the Brazilian public of the Client Engagement and Ida Motivation Tools course developed by the Ida Institute for later availability to Speech-Language Pathology and Audiology undergraduate students. To answer the 1st objective, a systematic literature review was performed in the following databases: Virtual Health Library, CINAHL, Embase, PsycINFO, MEDLINE, Scopus, Web of Science and Google Scholar, in which intervention studies were searched with no design limitations. We found 130 references and, after exclusion of repeated studies and independent analysis by two evaluators, four studies were included in the review, namely randomized clinical trials (n = 2), quasi-experimental (n=1), and pre and post-test (n=1). The studies focused on the benefits of MI to increase the use or benefit obtained with the hearing aids (HA). The evidence quality was checked via bias risk assessment.
 
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RodolphoCamargo.pdf (1.95 Mbytes)
Data de Publicação
2021-10-04
 
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