• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2021.tde-04022022-172118
Documento
Autor
Nombre completo
Bianca Caseiro Antonelli
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Bauru, 2021
Director
Tribunal
Maximino, Luciana Paula (Presidente)
Amantini, Susy Nazare Silva Ribeiro
Blasca, Wanderléia Quinhoneiro
Trevisanuto, Tatiene Martins Coelho
Título en portugués
Desenvolvimento de modelo conceitual para capacitação de jovens líderes aplicado à educação em saúde
Palabras clave en portugués
Ciência
Design centrado no usuário
Educação em saúde
tecnologia e sociedade.
Resumen en portugués
A preparação dos jovens para o futuro é um desafio para a sociedade e escolas. É fundamental para sua formação desenvolver pensamento crítico, trabalho em equipe e comunicação, para que estejam prontos para a vida pessoal, social e profissional. Além disso, muitos dos desafios enfrentados pela humanidade advêm do confronto com as decisões tomadas pela população. Neste contexto, destaca-se a importância da formação de jovens líderes e empreendedores sociais que sejam conscientes e disseminadores de conhecimento, contribuindo com a melhora da qualidade de vida da sociedade. O avanço da tecnologia proporcionou uma nova era de transmissão de conhecimento, fazendo com que os métodos de ensino precisem ser atualizados, para que os alunos se sintam motivados. Este estudo tem como objetivo desenvolver um modelo conceitual como metodologia para que possa ser replicado na formação de jovens líderes e empreendedores sociais em projetos de educação em saúde. Como metodologia, foram realizadas Revisão Integrativa de projetos de Educação em Saúde para jovens em escolas, Revisão de Literatura do Projeto Jovem Doutor e Análise Vivencial, a partir da realização do Hackathon da Saúde, Tecnologia e Comunicação, que está inserido em um projeto de Educação em Saúde. Os dados coletados foram estruturados a partir da ferramenta 5W2H, e o modelo conceitual foi desenvolvido baseado nas etapas do Design Thinking e Design Centrado no Ser Humano. O modelo conceitual foi composto por palavras-chave das etapas necessárias para o desenvolvimento de um projeto de educação em saúde para jovens nas escolas. É constituído por três fases principais: Pesquisa, Organização e Execução. Foi estabelecida uma ordem eficaz das atividades, porém se necessário, é possível regressar a uma etapa anterior para realizar ajustes e então voltar para a sequência inicial. Contudo, o conjunto de ações e elementos necessários para avançar para uma próxima etapa devem ser analisados para que esta inversão não prejudique o andamento do projeto. Portanto, é um modelo que não impõe ações, mas orienta organizadores de projetos de educação em saúde, sendo possível a adaptação de acordo com a necessidade e condição dos organizadores e da comunidade para qual se está projetando.
Título en inglés
Development of a conceptual model for training young leaders applied to health education
Palabras clave en inglés
Health education
Science
Technology and society
User-centered design
Resumen en inglés
Preparing young people for the future is a challenge for society and schools. It is essential for their training to develop critical thinking, teamwork and communication, so that they are ready for personal, social and professional life. In addition, many of the challenges faced by humanity come from the confrontation with the decisions taken by the population. In this context, the importance of training young leaders and social entrepreneurs who are aware and disseminators of knowledge stands out, contributing to the improvement of society's quality of life. The advancement of technology has provided a new era of knowledge transmission, making teaching methods need to be updated, so that students feel motivated. This study aims to develop a conceptual model as a methodology so that it can be replicated in the training of young leaders and social entrepreneurs in health education projects. As a methodology, an Integrative Review of Health Education projects for young people in schools, Literature Review of the Young Doctor Project and Experiential Analysis were carried out, from the realization of the Hackathon of Health, Technology and Communication, which is inserted in a Health Education project. The collected data were structured from the 5W2H tool, and the conceptual model was developed based on the steps of Design Thinking and Human-Centered Design. The conceptual model was composed of keywords of the steps necessary for the development of a health education project for young people in schools. It consists of three main phases: Research, Organization and Execution. An effective order of activities has been established, but if necessary, it is possible to return to a previous step to make adjustments and then go back to the initial sequence. However, the set of actions and elements needed to move on to a next step must be analyzed so that this inversion does not impair the progress of the project. Therefore, it is a model that does not impose actions, but guides organizers of health education projects, being possible to adapt according to the needs and condition of the organizers and the community for which it is designing.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-02-08
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.