• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2021.tde-04022022-172118
Documento
Autor
Nome completo
Bianca Caseiro Antonelli
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Bauru, 2021
Orientador
Banca examinadora
Maximino, Luciana Paula (Presidente)
Amantini, Susy Nazare Silva Ribeiro
Blasca, Wanderléia Quinhoneiro
Trevisanuto, Tatiene Martins Coelho
Título em português
Desenvolvimento de modelo conceitual para capacitação de jovens líderes aplicado à educação em saúde
Palavras-chave em português
Ciência
Design centrado no usuário
Educação em saúde
tecnologia e sociedade.
Resumo em português
A preparação dos jovens para o futuro é um desafio para a sociedade e escolas. É fundamental para sua formação desenvolver pensamento crítico, trabalho em equipe e comunicação, para que estejam prontos para a vida pessoal, social e profissional. Além disso, muitos dos desafios enfrentados pela humanidade advêm do confronto com as decisões tomadas pela população. Neste contexto, destaca-se a importância da formação de jovens líderes e empreendedores sociais que sejam conscientes e disseminadores de conhecimento, contribuindo com a melhora da qualidade de vida da sociedade. O avanço da tecnologia proporcionou uma nova era de transmissão de conhecimento, fazendo com que os métodos de ensino precisem ser atualizados, para que os alunos se sintam motivados. Este estudo tem como objetivo desenvolver um modelo conceitual como metodologia para que possa ser replicado na formação de jovens líderes e empreendedores sociais em projetos de educação em saúde. Como metodologia, foram realizadas Revisão Integrativa de projetos de Educação em Saúde para jovens em escolas, Revisão de Literatura do Projeto Jovem Doutor e Análise Vivencial, a partir da realização do Hackathon da Saúde, Tecnologia e Comunicação, que está inserido em um projeto de Educação em Saúde. Os dados coletados foram estruturados a partir da ferramenta 5W2H, e o modelo conceitual foi desenvolvido baseado nas etapas do Design Thinking e Design Centrado no Ser Humano. O modelo conceitual foi composto por palavras-chave das etapas necessárias para o desenvolvimento de um projeto de educação em saúde para jovens nas escolas. É constituído por três fases principais: Pesquisa, Organização e Execução. Foi estabelecida uma ordem eficaz das atividades, porém se necessário, é possível regressar a uma etapa anterior para realizar ajustes e então voltar para a sequência inicial. Contudo, o conjunto de ações e elementos necessários para avançar para uma próxima etapa devem ser analisados para que esta inversão não prejudique o andamento do projeto. Portanto, é um modelo que não impõe ações, mas orienta organizadores de projetos de educação em saúde, sendo possível a adaptação de acordo com a necessidade e condição dos organizadores e da comunidade para qual se está projetando.
Título em inglês
Development of a conceptual model for training young leaders applied to health education
Palavras-chave em inglês
Health education
Science
Technology and society
User-centered design
Resumo em inglês
Preparing young people for the future is a challenge for society and schools. It is essential for their training to develop critical thinking, teamwork and communication, so that they are ready for personal, social and professional life. In addition, many of the challenges faced by humanity come from the confrontation with the decisions taken by the population. In this context, the importance of training young leaders and social entrepreneurs who are aware and disseminators of knowledge stands out, contributing to the improvement of society's quality of life. The advancement of technology has provided a new era of knowledge transmission, making teaching methods need to be updated, so that students feel motivated. This study aims to develop a conceptual model as a methodology so that it can be replicated in the training of young leaders and social entrepreneurs in health education projects. As a methodology, an Integrative Review of Health Education projects for young people in schools, Literature Review of the Young Doctor Project and Experiential Analysis were carried out, from the realization of the Hackathon of Health, Technology and Communication, which is inserted in a Health Education project. The collected data were structured from the 5W2H tool, and the conceptual model was developed based on the steps of Design Thinking and Human-Centered Design. The conceptual model was composed of keywords of the steps necessary for the development of a health education project for young people in schools. It consists of three main phases: Research, Organization and Execution. An effective order of activities has been established, but if necessary, it is possible to return to a previous step to make adjustments and then go back to the initial sequence. However, the set of actions and elements needed to move on to a next step must be analyzed so that this inversion does not impair the progress of the project. Therefore, it is a model that does not impose actions, but guides organizers of health education projects, being possible to adapt according to the needs and condition of the organizers and the community for which it is designing.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-02-08
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.