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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2015.tde-03062015-090022
Documento
Autor
Nome completo
Emille Mayara Scarabello
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Bauru, 2015
Orientador
Banca examinadora
Moret, Adriane Lima Mortari (Presidente)
Lamonica, Dionisia Aparecida Cusin
Tanamati, Liège Franzini
Título em português
Desempenho de crianças pré-escolares, usuárias de implante coclear quanto ao desenvolvimento global, habilidades funcionais e linguagem
Palavras-chave em português
Audição
Criança
Implante coclear
Linguagem
Perda auditiva
Resumo em português
É amplamente reconhecido que o Implante Coclear (IC) é um tratamento eficaz para a perda auditiva sensorioneural severa e/ou profunda, embora complexo pela interação de variáveis que interferem no desempenho da criança que usa IC. No Brasil, poucos estudos relatam sobre o desenvolvimento de linguagem oral em relação aos diversos aspectos do desenvolvimento global nas áreas pessoal-social, motor fino-adaptativo, motor grosso e habilidades funcionais em indivíduos com perda auditiva. Diante ao exposto, este estudo propôs verificar o desempenho de crianças de 3 a 6 anos (incompletos) usuárias de implante coclear (IC) quanto às habilidades de desenvolvimento e linguagem oral. Trata-se de um estudo prospectivo transversal realizado no Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru e no Centro de Pesquisas Audiológicas (CPA) do Hospital de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo na cidade de Bauru (HRAC/ USP-Bauru). Participaram 30 crianças usuárias de IC na faixa etária entre 03 e 06 anos. Os seguintes testes foram utilizados: Teste de linguagem infantil nas áreas de fonologia, vocabulário, fluência e pragmática (ABFW), Teste de Vocabulário de Imágenes Peabody, Denver Development Screening Test II DDST II e Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade PEDI. O tratamento estatístico constou de análise descritiva e aplicação dos seguintes testes: Teste de Normalidade de Kolmogorov-Smirnov, Teste de Correlação de Pearson, Teste de Correlação de Spearman, Teste de Kruskal-Wallis e Teste de Chi-square, com valores de significância p <0,005. Os resultados mostraram uma forte relação entre o desempenho das crianças participantes quanto a idade na cirurgia e ao tempo de uso de IC. A análise dos resultados mostrou que quanto melhor era o desempenho na linguagem oral, no desenvolvimento global e nas habilidades funcionais melhores eram os resultados nos testes de percepção da fala correlacionados, sendo que o desempenho da população estudada referente à linguagem oral era evidentemente pior que o desempenho nas áreas de avaliação motora, pessoal-social e autocuidados.
Título em inglês
Performance of preschool children, cochlear implant users regarding global development, funcional skills and language
Palavras-chave em inglês
Child
Cochlear implants
Hearing
Hearing loss
Language
Resumo em inglês
It is widely recognized that the cochlear implant is an effective treatment for severe/profound sensorineural hearing loss, although the complex interaction of variables that affect the performance of the child using cochlear implant. In Brazil, few studies have reported on the development of oral language on the various aspects of global development in the personal- social, fine motor-adaptive, gross motor and functional abilities in individuals with hearing loss. Given the above, this study aims to verify the performance of children 3-6 years (incomplete) users of cochlear implant about the skills and oral language development. This cross-sectional prospective study was conducted at the Department of Speech Pathology of Faculty of Dentistry of Bauru and Audiological Research Centre (CPA) of Hospital of Craniofacial Anomalies, University of São Paulo in Bauru (HRAC / USP-Bauru).Thirty children participated in this study using IC aged 3-6 years (incomplete). The following tests were used: Test of early language in the areas of phonology, vocabulary, fluency and pragmatics (ABFW), Peabody Picture Vocabulary Test (hispanoamericana adaptation), Denver Development Screening Test II DDST II and Pediatric Evaluation of Disability Inventory - PEDI. Statistical analysis consisted of descriptive analysis and application of the following tests: Normality Test Kolmogorov-Smirnov, Pearson's correlation Test, Spearman correlation Test, Kruskal-Wallis Test and Chi-square Test, with significance values of p <0.005. The results showed a strong relationship between the performance of children participating in age at surgery and the IC usage time. The results showed that the better was the performance in the oral language, in global development and better functional abilities were the results in speech perception tests correlated, and the performance of the studied population on the oral language was evidently worse than the in the areas of motor assessment, personal-social and self-care.
 
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Data de Publicação
2015-06-08
 
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