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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2020.tde-01102021-160141
Documento
Autor
Nome completo
Rhaellen Cristine Sevilha Senis
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Bauru, 2020
Orientador
Banca examinadora
Blasca, Wanderléia Quinhoneiro (Presidente)
Jacob, Regina Tangerino de Souza
Oliveira, Jerusa Roberta Massola de
Rodrigues, Sérgio Tosi
Título em português
Avaliação do esforço auditivo com uso da amplificação por meio de paradigma de dupla tarefa e pupilometria
Palavras-chave em português
Auxiliares de audição
Idoso
Perda auditiva
Pupila
Resumo em português
Introdução e justificativa: No processo da comunicação, estão envolvidos fatores perceptivos e cognitivos. Na prática clínica, um aspecto da compreensão da fala importante a se considerar é o esforço auditivo, que se refere à atenção e aos recursos cognitivos necessários para compreender a fala, principalmente considerando o avanço da idade. A aplicação de medidas objetivas, subjetivas e fisiológicas do esforço auditivo, que levem em conta a capacidade cognitiva do indivíduo e as situações de vida real, podem fornecer meios sensíveis de diferenciar os resultados com o uso de aparelhos de amplificação sonora na população idosa. No contexto do processo de adaptação do aparelho de amplificação sonora individual no idoso, é necessário estabelecer expectativas realistas quanto ao desempenho de inteligibilidade de fala e à demanda de esforço auditivo. Objetivo: Analisar o desempenho obtido na avaliação do esforço auditivo em indivíduos idosos com deficiência auditiva e usuários de aparelho de amplificação sonora individual. Material e métodos: Foram analisados 297 prontuários e selecionados 11 indivíduos idosos matriculados na clínica de fonoaudiologia da FOB/USP que se encaixavam nos critérios de inclusão do estudo, o quais foram submetidos aos procedimentos de avaliação do esforço auditivo com e sem o uso da amplificação. A avaliação subjetiva foi realizada por meio do questionário Speech, Spatial and Qualities of Hearing Scale (SSQ). Como forma de avaliação comportamental, foram aplicados o paradigma de dupla tarefa e a medida fisiológica pupilometria. Resultados: Não houve diferenças estatisticamente significativas na comparação dos dados obtidos no paradigma de dupla tarefa e na pupilometria nas situações de tarefa secundária e de dupla tarefa com e sem o uso de AASI. Conclusão: Há necessidade de continuidade e aprimoramento de estudos para que sejam desenvolvidos protocolos de avaliação do esforço auditivo no idoso. Porém, este estudo não mostrou a pupilometria como um procedimento eficaz para a mensuração do esforço auditivo.
Título em inglês
Auditory effort assessment using amplification through double-task paradigm and pupillometry
Palavras-chave em inglês
Elderly
Hearing aids
Hearing Loss
Pupil
Resumo em inglês
Introduction and justification: The communication process involves perceptual and cognitive factors. In the clinical practice, auditory effort is an essential aspect of speech comprehension, which refers to the attention and cognitive resources needed to understand speech, especially considering age. Applying objective and physiological measures of hearing effort, which takes into account the individual's cognitive ability and real-life situations, can provide sensitive means of differentiating outcomes with the elderly population. In the context of the process of hearing aid fitting in the elderly, there is a need to establish realistic expectations regarding speech intelligibility performance and hearing effort demand. Objective: To analyze the hearing effort evaluation performance of elderly individuals who have hearing impairment and wear hearing aids. Material and methods: A total of 297 medical records were analyzed, and 11 elderly individuals enrolled in the University of São Paulo's Bauru School of Dentistry (FOB USP) Speech-Language Pathology and Audiology clinic who met the study inclusion criteria were selected. After signing the informed consent form, they were submitted to auditory effort evaluation procedures with and without the use of amplification. Subjective assessment was performed by using the Speech, Spatial and Qualities of Hearing Scale (SSQ) questionnaire. As a means of behavioral assessment, the dual-task paradigm and the physiological pupillometry measurement were applied. Results: There were no statistically significant differences when comparing the data obtained in the dual task paradigm and pupillometry in the situations of secondary task and double task with and without the use of hearing aids. Conclusion: There is a need for continuity and improvement of studies to develop protocols for assessing auditory effort in the elderly. However, this study did not show pupillometry as an effective procedure for measuring auditory effort.
 
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Data de Publicação
2021-10-01
 
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