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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.25.2022.tde-01092022-085510
Documento
Autor
Nome completo
Beatriz Dantas Marotti
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Bauru, 2022
Orientador
Banca examinadora
Crenitte, Patricia Abreu Pinheiro (Presidente)
Costa, Aline Roberta Aceituno da
Mattar, Tais de Lima Ferreira
Rodrigues, Sonia das Dores
Título em português
Programa de estimulação da consciência fonológica, leitura e escrita: resposta à intervenção (RTI) para escolares no 1º ano do ensino fundamental
Palavras-chave em português
Aprendizagem
Fonoaudiologia
Leitura
Saúde na escola
Transtornos de aprendizagem
Resumo em português
A trajetória escolar é um fenômeno multifatorial que é influenciado por variáveis individuais, contextuais, sociais, econômicas e políticas. Somados tais fatores ao cenário pandêmico atual da COVID-19, que reflete negativamente em todas essas esferas e evidencia a desigualdade social, afetando ainda mais a educação, se faz fundamental e urgente a necessidade de novos projetos e leis que visem o nivelamento da aprendizagem e o suporte às crianças, famílias e professores, assim como as condições estruturais e salariais do trabalho docente, principalmente nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Objetivo: Verificar a efetividade de um programa de consciência fonológica (CF) aos moldes da 1ª camada do modelo de Resposta à Intervenção associado à leitura e escrita em escolares do primeiro ano do ensino fundamental. Metodologia: Foram selecionados aproximadamente 42 escolares na faixa etária de 6 a 7 anos, de ambos os gêneros, regularmente matriculados no 1° ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Bauru (São Paulo). Para verificar os efeitos do programa todos os participantes foram avaliados antes e após a aplicação do mesmo, por meio de testes fonoaudiológicos que avaliaram as habilidades de CF, nível de leitura e escrita. Resultados: Foi possível observar melhor desempenho na habilidade de CF no grupo experimental (GE) em comparação com o grupo controle (GC); melhora no reconhecimento visual de letras em ambos os grupos; no momento pré-intervenção, os dois grupos apresentavam nível de leitura logográfico, no momento pós, 42,11% do GE estavam no nível alfabético e no GC, 30,43% estavam no nível alfabético e 1 aluno (4,35%) estava no nível ortográfico. Quanto à escrita, 52,64% do GE e 47,83% do GC, apresentaram melhora quanto ao nível da escrita. Houve correlação positiva entre os níveis de leitura e de escrita no momento pós para ambos os grupos, sugerindo que que níveis mais altos na escrita estão associados a níveis mais altos na leitura. No entanto, no grupo GC, essa correlação foi mais forte. Conclusão: O programa possibilitou o desenvolvimento das habilidades de CF e foram efetivas para promover a aquisição da leitura e escrita em nível alfabético, evidenciando satisfatória resposta à intervenção para os estudantes do primeiro ano do ensino fundamental.
Título em inglês
Stimulation program of phonological awareness, reading and writing: response to intervention (RTI) for students in the 1st year of elementary school
Palavras-chave em inglês
Learning
Learning disorders
Reading
School health
Speech language and hearing sciences
Resumo em inglês
The school trajectory is a multifactorial phenomenon that is influenced by individual, contextual, social, economic and political variables. Added to these factors to the current pandemic scenario of COVID-19, which reflects negatively in all these spheres and highlights social inequality, affecting education even more, the need for new projects and laws that aim to level learning and support for children, families and teachers, as well as structural and salary conditions for teaching work, especially in the early years of Elementary School. Objective: To verify the effectiveness of a phonological awareness (PA) program along the lines of the Tier 1 of the Response to Intervention (RTI) model associated with reading and writing in students of the primary grades. Methodology: Approximately 42 students aged between 6 and 7 years old, of both genders, regularly matriculated in the 1st year of elementary school in a public school in the city of Bauru (São Paulo) were selected. To verify the effects of the program, all participants were evaluated before and after its application, through speech-language tests that evaluated PA skills, reading and writing levels. Result: It was possible to observe better performance in the PA skill in the experimental group (EG) compared to the control group (CG); improvement in visual letter recognition in both groups; at the pre-intervention moment, both groups had a logographic reading level, at the post-intervention moment, 42.11% of the EG were at the alphabetic level and in the CG, 30.43% were at the alphabetic level and 1 student (4.35%) was at the orthographic level. As for writing, 52.64% of the EG and 47.83% of the CG showed improvement in their writing level. There was a positive correlation between reading and writing levels in the post moment for both groups, suggesting that higher levels of writing are associated with higher levels of reading. However, in the GC group, this correlation was stronger. Conclusion: The program enabled the development of PA skills and were effective in promoting the acquisition of reading and writing at an alphabetical level, showing a satisfactory response to intervention for students in the first year of elementary school.
 
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Data de Publicação
2022-09-05
 
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