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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.23.2022.tde-28062022-150957
Documento
Autor
Nome completo
Karina Haibara de Natal
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Fraga, Mariana Minatel Braga (Presidente)
Carrer, Fernanda Campos de Almeida
Moura, Anna Carolina Volpi Mello de
Oliveira, Luísa Jardim Corrêa de
Título em português
Utilizando tecnologias de informação e comunicação (TIC) para solucionar a demanda reprimida de atenção básica odontológica no Sistema Único de Saúde (SUS) em função da pandemia de COVID-19
Palavras-chave em português
COVID-19
Crianças
Telemonitoramento
Teleodontologia
Teleorientação
Resumo em português
Em março de 2020, foi decretado estado de pandemia causado por vírus SARS-CoV-2 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Para lidar com a mesma, o distanciamento social foi recomendado como uma das poucas maneiras efetivas de trasmissão da doença. Sendo as atividades odontológicas uma das mais críticas em relação á contaminação, os sistemas de saúde suspenderam os procedimentos eletivos em odontologia, com manutenção apenas de urgências e emergências em diversos países. Diante desse cenário, milhares de crianças, mesmo inseridas dentro de um programa de atenção primária, ficaram sem atendimento odontológico de um momento para o outro, criando uma demanda reprimida a ser considerada no planejamento de Políticas Públicas de Saúde. A teleodontologia tem se mostrado eficaz tanto no custo quanto na disseminação do acesso, sendo um meio de democratização e equidade. Nesse sentido, essa tese procurou mostrar o impacto do uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) na resolução da demanda reprimida por atenção odontológica primária a crianças no SUS, em função da pandemia COVID-19, propondo o uso do telemonitoramento, teleorientação e teletriagem para resolução e direcionamento das demandas causadas por essa paralisação na atenção primária. Para isso, a tese foi dividida em dois capítulos, sendo o primeiro o protocolo de um estudo controlado e randomizado aninhado a um estudo tipo antes e depois com análises econômicas. Com o objetivo de identificar a demanda reprimida pela paralisação do atendimento odontológico e os benefícios, dificuldades, bem como a percepção dos usuários, na implementação de novas estratégias de atendimento não presencial baseada em tecnologia; realizar diferentes formas de avaliação econômica para mensurar se os ganhos conseguidos com a implementação do teleatendimento compensam os custos adicionais possivelmente associados à mesma; e explorar como a introdução dessas tecnologias poderiam beneficiar o SUS no período trans e pós-pandêmico, bem como resultar em possíveis diferenças quando explorados em diferentes cenários brasileiros. Espera-se que com os resultados deste projeto possamos modificar o processo de trabalho das equipes de saúde bucal no Estado de São Paulo, pois sendo um estado que induz políticas e suas experiências servem de exemplo para outros estados e até mesmo países, possamos gerar conhecimento com recursos públicos e disseminá-las em escala para boas práticas a todos os usuários do SUS, prospectando e expandindo as contribuições para diferentes realidades ligadas ao SUS dentro do Brasil. No capítulo 2, trazemos os resultados do estudo antes e depois mencionado no protocolo de estudo do capítulo 1, para mensurar os efeitos positivos, negativos e a resolutividade de demanda oriundos pela implementação do telemonitoramento, teleorientação e teletriagem na atenção primária para crianças, tendo como unidade-célula a unidade móvel odontológica da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo instalada no munícipio de Barueri, adquirida com auxílio á pesquisa FAPESP (Processo 2012\50716-0). Os teleatendimentos foram realizados pela plataforma digital Video For Health VH4 por pesquisadores treinados para que o atendimento fosse realizado de forma padronizada. No total, 328 pacientes foram assistidos por teleatendimento, sendo que 22% necessitaram de acolhimento (95% CI: 0.17 a 0.27), 44% de orientações individualizadas (95% CI: 0.39 a 0.50), 15% tinham queixas específicas que foram passíveis de serem resolvidas pelo teleatendimento (95% CI: 0.14 a 0.22) e 15% tinham queixas que necessitavam de um atendimento presencial para serem solucionadas (95% CI: 0.11 a 0.19). Nós conseguimos resolver 57% das demandas de uma forma parcial (quando paciente tinha mais de uma demanda a ser resolvida) e 54% de uma forma total. A taxa global de resolução das demandas foi de 0.58 ( = 0.51). O custo direto total do teleatendimento foi de 164 reais e o custo indireto total de 15 reais. O maior custo observado foi com o desenvolvimento da plataforma digital. A implementação de novas tecnologias em saúde deve ser cuidadosamente analisada e avaliada para garantir ainda mais sustentabilidade ao sistema. Esta tese traz contribuições nesse sentido e achados importantes para formulação de estratégias na retomada da saúde bucal em um cenário pandêmico e pós pandêmico. Concluímos que uso de Tecnologias de Informação e Comunicação na atenção primária odontológica para crianças pode auxiliar na resolução de algumas demandas que não necessariamente requerem uma consulta presencial e que os custos do uso dessa tecnologia podem ser suprimidos por outros ganhos em saúde.
Título em inglês
Using information and communication technologies (ICT) to solve the repressed demand for primary dental care in the Brazilian Unified System due to the COVID-19 pandemic
Palavras-chave em inglês
Child
COVID-19
Teledentistry
Telemonitoring
Teleorientation
Resumo em inglês
In March 2020, a pandemic caused by SARS-CoV-2 virus was declared by the World Health Organization (WHO). To deal with it, social distancing was recommended as one of the few effective ways of distancing the disease. Since dental activities are one of the most critical in relation to contamination, health systems suspended elective procedures in dentistry, with maintenance only of emergencies and emergencies in several countries. Faced with this scenario, thousands of children, even inserted without dental care from one moment to the next, creating a repressed demand and being considered in the planning of Public Health Policies. Teledentistry has proven to be effective in both the cost and dissemination of access, being a means of democratization and equity. In this sense, this thesis sought to show the impact of the use of information and communication technologies (ICT) on the resolution of the pent-up demand for primary dental care to children in the Unified Health System (SUS), due to the COVID-19 pandemic, proposing the use of telemonitoring, teleorientation and telescreening to resolve and address the demands caused by this outage in primary care. For this, the thesis was divided into two chapters, the first being the protocol of a controlled and randomized study nested to a type of study before and after with economic analyses. In order to identify the pent-up demand for the outage of dental care and the benefits, difficulties, as well as the perception of users, in the implementation of new strategies of non-face-to-face care based on technology; perform different forms of economic evaluation to measure whether the gains achieved with the compensate for the teleservice compensate for the additional costs possibly associated with it; and explore how the introduction of these technologies could benefit the SUS in the trans and post-pandemic periods, as well as result in possible differences when explored in different Brazilian scenarios. It is expected that with the results of this project we can modify the work process of oral health teams in the state of São Paulo, because being a state that induces policies and their experiences serve as an example for other stated and even countries, we can generate knowledge with public resources and disseminate them at scale for good practices to all users of the SUS, prospecting and expanding contributions to different realities related to SUS within Brazil. In chapter 2, we bring the results of the study before and after mentioned in the study protocol of chapter 1 to measure the positive, negative and demand resolution stemming from the implementation of telemonitoring, teleorientation and telescreening in primary care for children, having as cell unit the mobile dental unit of the School of Dentistry of the University of São Paulo installed in the municipality of Barueri, acquired with FAPESP research aid (Process 2012\ 50716-0). The teleservices were performed by the digital platform Video For Health VH4 by researchers trained so that the service was performed in a standardized way. In total, 328 patients were assisted by teleservice, 22% needed welcoming (95% CI: 0.17 to 0.27), 44% individualized orientations (95% CI: 0.39 to 0.50), 15% had specific complaints that could be resolved by teleservice (95% CI: 0.14 to 0.22) and 15% had complaints that required face-to-face care to be resolved (95% CI: 0.11 to 0.19). We were able to resolve 57% of the demands in a partial way (when the patient had more than one demand to be resolved) and 54% in a total way. The overall rate of resolution of the demands was 0.58 ( = 0.51). The total direct cost of the call was 164 reais and the total indirect cost of 15 reais. The highest cost observed was with the development of the digital platform. The implementation of new health technologies should be carefully analyzed and evaluated to ensure even more sustainability to the system. This thesis brings contributions in this sense and important findings for the formulation of strategies in the resumption of oral health in a pandemic and post-pandemic scenario. We conclude that the use of Information and Communication Technologies in primary dental care for children can help in the resolution of some demands that do not necessarily require a face-to-face consultation and that the costs of using this technology can be suppressed by other health gains.
 
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Data de Publicação
2022-07-18
 
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