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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.23.2020.tde-26022021-090858
Document
Auteur
Nom complet
Taciana Mara Couto da Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Ciamponi, Ana Lidia (Président)
Carolei, Paula
Guaré, Renata de Oliveira
Haddad, Ana Estela
Titre en portugais
Avaliação da interação robô e abordagem odontológica convencional frente à um programa de educação em saúde bucal desenvolvido para crianças e adolescentes com doença renal
Mots-clés en portugais
Educação em Saúde
Ensaio Clínico
Higiene bucal
Resumé en portugais
Estudos mostram, que crianças e adolescentes com doença renal crônica (DRC) apresentam inúmeras manifestações bucais, em decorrência da doença e das medicações utilizadas, o que causa impacto na qualidade de vida (QV). Isso evidencia a falta de acesso ao tratamento odontológico e a falta de orientação e suporte preventivo para essa população. Grande parte dos problemas bucais enfrentados por tais pacientes permeiam a adoção de medidas educativas e preventivas simples para serem evitados e que podem ser realizadas pelos próprios pacientes e/ou seus cuidadores. Esta tese, escrita em formato de três artigos 1) Estudo qualitativo: com o objetivo de investigar a percepção de crianças e adolescentes com DRC e de seus respectivos responsáveis sobre saúde bucal, para posterior desenho de um software de educação em saúde bucal, contemplando as principais queixas e incômodos em relação a saúde bucal, bem como a melhor forma para ajudar essas crianças/adolescentes a implementar os cuidados bucais básicos no seu dia a dia; 2) Estudo qualitativo: junto à cirurgiões-dentistas (CD),com o objetivo de compreender a percepção desses profissionais sobre quais os cuidados, estratégias e informações oferecidos aos pacientes com DRC são primordiais para direcionar a ação educativa; 3) Ensaio clinico randomizado com o objetivo de avaliar a condição gengival de crianças e adolescentes com DRC, utilizando o programa de educação em saúde bucal previamente desenvolvido e administrado por meio de robôs ou abordagem odontológica convencional. Os estudos qualitativos mostraram que tanto os responsáveis quanto as crianças e adolescentes com DRC podem ser fontes importantes de informação ao compartilhar com os profissionais de saúde as principais necessidades de cuidados bucais e os melhores recursos para capacita-los a inserir uma rotina de higiene bucal diária; assim como os CD foram elementos relevantes para transmissão de informação acerca dos cuidados e estratégias de ação oferecidos aos pacientes com DRC, contribuindo para melhores resultados clínicos. Após a obtenção dos resultados dos estudos qualitativos, elaboramos um programa de educação em saúde bucal para crianças e adolescentes com DRC e delineamos um ensaio clinico randomizado cujas medidas de desfecho primário foram o índice gengival (IG) e o índice de higiene oral simplificado (IHO-S), e medidas de desfecho secundário foram percepção da qualidade de vida relacionada à saúde geral e bucal (3) satisfação da criança e do adolescente em relação ao programa de educação em saúde bucal. No total 132 crianças e adolescentes com DRC de 6 a 18 anos, foram alocados para um programa de educação em saúde bucal aleatoriamente em ambiente hospitalar, sendo que o grupo 1 recebia orientações do programa de educação em saúde bucal por um CD e grupo 2 às recebia por um robô. As medidas foram realizadas no baseline e após um mês. Ambas as abordagens de educação em saúde bucal foram consideradas satisfatórias, para melhorar a condição gengival em crianças e adolescentes com DRC, sem diferenças significativas entre os grupos. Houve a redução da prevalência de pobre higiene bucal de 75% para 16% (p=0,93) e redução da inflamação gengival intensa de 27% para 5% (p=0,34), bem como aumento de ausência de inflamação gengival de 25% para cerca de 50% (p=0,77). Independentemente da intervenção houve uma melhora nos escores de qualidade de vida em todos os domínios, sem diferenças significativas. E em relação a aceitação da criança em receber orientação pelo CD ou pelo robô, não houve diferença estatisticamente significante (p=0,657). A educação em saúde bucal por meio do robô e/ou por CD são satisfatórios e eficaz para melhorar a condição gengival de crianças e adolescentes com DRC, num curto espaço de tempo, acarretando melhora na QV dos mesmos.
Titre en anglais
Evaluation of the robot and conventional dental approach interaction in an oral health education program for children and adolescents with chronic kidney disease: randomized clinical trial
Mots-clés en anglais
Clinical Trial
Health Education
Oral Hygiene
Resumé en anglais
Studies show that children and adolescents with chronic kidney disease (CKD) present a number of oral manifestations as a result of the disease and the medications used, causing an impact to the quality of life (QoL) of such patients, evidencing the lack of access to dental treatment and the lack of guidance and preventive support for this population. Great part of the oral problems faced by these patients goes through simple educational and preventive measures which can be conducted by the patients themselves and their caregivers. This thesis, written in the format of three articles 1) Qualitative study: intended to investigate the perception of children with CKD and of their respective responsible individuals on oral health, so as to develop an oral health education software with the main complaints and discomfort concerning oral health, and the best way to assist these children with CKD to implement the basic oral care on their daily routine; 2) Qualitative study: with dental surgeons (DSs) in order to understand the perception of such professionals on what types of care, strategies and information provided to the patients with CKD are essential to direct to an educational action; 3) Randomized clinical trial intended to evaluate an oral health education program by means of robots for children and adolescents with CKD comparing the oral health education by means of a conventional dental approach. The qualitative studies showed that the parents and the children and adolescents with CKD can be important sources of information sharing the main oral care needs with the health professionals and the best resources to qualify them to introduce a daily oral hygiene routine; as well as the DSs are relevant elements to transmit information concerning the care, strategies and information provided to the patients with CKD for the development and contribution in the elaboration of an oral health education program, contributing for best results for the patients. Following the results of the qualitative studies, we've elaborated an oral health education program for children and adolescents with CKD and outlined a randomized clinical trial, the primary endpoint measures of which were the gingival index (GI) and the simplified oral hygiene index (S-OHI) and the secondary endpoint measures were the perception of the general and oral health-related quality of life (3) satisfaction of the child and the adolescent with respect to the oral health education program. A total of 132 children and adolescents with CKD from 6 to 18 years of age, were randomly assigned to a dental health education program in hospital environment; group 1 received oral health education program from a DS and group 2 received the oral health education program from a robot. The measurements were conducted at baseline and after one month. Both oral health education approaches were satisfactory to improve the gingival condition in children and adolescents with CKD, with no significant differences between the groups. In the S-OHI, we had a reduction in the prevalence of poor oral hygiene from 75% to 16% (p=0.93) and in the GI a reduction of intensive gingival inflammation from 27% to 5% (p=0.34) and increasing towards the absence of gingival inflammation from 25% to approximately 50% (p=0.77). Regardless of the intervention, there was an improvement of the QoL scores in all the domains, with no significant differences. Concerning the satisfaction of the child in receiving guidance by the DS or by the robot there was no statistically significant difference (p=0.657). The oral health education by means of a robot and/or by the DS is satisfactory and efficient to improve the gingival condition of children and adolescents with CKD, resulting in the improvement of the patients' QoL.
 
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Date de Publication
2021-03-03
 
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