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Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.23.2021.tde-18022022-114615
Document
Author
Full name
Raíza Dias de Freitas
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2021
Supervisor
Committee
Fraga, Mariana Minatel Braga (President)
Raggio, Daniela Prócida
Rocha, Clarissa Araujo Gurgel
Tedesco, Tamara Kerber
Title in Portuguese
O impacto econômico de duas estratégias de diagnóstico no manejo de restaurações em dentes decíduos: avaliação econômica baseada em um ensaio clínico
Keywords in Portuguese
Análise de custo-efetividade
Avaliação econômica em saúde
Cárie dentária
Ensaio clínico controlado randomizado
Abstract in Portuguese
O objetivo desta tese foi avaliar o impacto econômico de utilizar a estratégia Caries Around Restorations and Sealants (CARS) em substituição à estratégia da Federação Dentária Internacional (FDI) para avaliação e manejo de restaurações em dentes decíduos. Este volume apresenta dois capítulos relacionados ao objetivo da tese, sendo o primeiro um plano de avaliação econômica e o segundo uma avaliação econômica com diferentes Análises de Custo-Efetividade (CEAs). O plano de análise econômica propõe uma série de análises baseadas em um ensaio clínico randomizado. O ensaio clínico Caries Detection in Children 3 (CARDEC-03) incluiu participantes de 3 a 10 anos com pelo menos uma restauração em dente decíduo que foram aleatoriamente alocadas para um dos grupos, de acordo com a estratégia de diagnóstico (FDI ou CARS) a ser utilizada nas restaurações. Os participantes foram acompanhados por 2 anos. Para todas as avaliações, será utilizada a perspectiva da sociedade. Serão realizadas CEAs e Análise de Custo-Utilidade considerando o FDI como estratégia referência. Será realizada análise por intenção de tratar e as diferenças em custos e efeitos entre a estratégia CARS e a FDI serão avaliadas. Análises de sensibilidade determinísticas e probabilísticas serão realizadas e curvas de aceitabilidade serão construídas utilizando diferentes valores de disposição a pagar. Adicionalmente, um modelo de Markov será construído para avaliar um horizonte temporal maior. Além do plano de análises, esta tese também avaliou a custo-efetividade em utilizar a estratégia CARS em substituição à estratégia FDI para avaliação de restaurações em dentes decíduos. Para compreender melhor esta relação, foram avaliados 4 efeitos: número de novas intervenções operatórias, tempo até a necessidade de uma nova intervenção operatória, necessidade de novas intervenções operatórias e o número de novas substituições. Custos e efeitos foram comparados entre os grupos por medidas relativas, conforme a quantidade de restaurações incluídas por grupo. Simulações de Monte-Carlo avaliaram as incertezas ao redor dos parâmetros e curvas de aceitabilidades foram construídas. Dados de 163 pacientes e 650 restaurações foram utilizados para a avaliação econômica. Não houve diferença estatisticamente significante entre o custo e o número de novas intervenções operatórias das duas estratégias após 2 anos de acompanhamento. Através da análise dos dados simulados, o CARS demonstrou-se custo-efetivo nas quatro CEAs. Considerando um limiar de disposição a pagar de 100 dólares, esta estratégia apresentou Net Monetary Benefits (NMB) positivos para os efeitos número de novas intervenções operatórias, tempo até a necessidade de uma nova intervenção operatória e número de novas substituições. As simulações demonstraram que, considerando um limiar de disposição a pagar de 100 doláres, o CARS tem uma probabilidade de aproximadamente 90% de ser custo-efetivo considerando o efeito tempo até a necessidade de uma nova intervenção operatória. O pior cenário foi para o efeito necessidade de novas intervenções operatórias, no qual o CARS apresentou NMB negativo e uma probabilidade de aproximadamente 50% de ser custo-efetivo, considerando um limiar de disposição a pagar de 100 dólares. Em conclusão, o CARS é uma alternativa custo-efetiva ao FDI, sobretudo considerando o adiamento de novas intervenções operatórias em dentes decíduos.
Title in English
The economic impact of two diagnostic strategies in the management of restorations in primary teeth: a trial-based economic evaluation
Keywords in English
Cost-effectiveness analysis
Dental caries
Economic evaluation
Randomised controlled trial
Abstract in English
The aim of this thesis was to evaluate the economic impact of using the Caries Around Restorations and Sealants (CARS) strategy instead of the World Dental Federation (FDI) strategy for the assessment and management of restorations in primary teeth. The thesis comprises two chapters, related to the aim of the thesis. The first chapter is a health economic analysis plan and the second chapter is an economic evaluation with different Cost-Effectiveness Analyses (CEAs). The first chapter proposes a series of analyses based on a randomised clinical trial. The Caries Detection in Children - 3 (CARDEC-03) trial included children from 3 to 10 years with at least one restoration in a primary tooth. Children were randomly allocated to one of thw two groups, according to the diagnostic strategy (FDI or CARS). Participants were followed up for 2 years. For all economic evaluations, the societal perspective will be used. CEAs and Cost-Utility Analysis will be performed considering FDI as the reference strategy. Intention-to-treat analysis will be performed and differences in costs and effects between the strategies will be evaluated. Deterministic and probabilistic sensitivity analyses will be carried out and acceptability curves will be plotted according to different willingness-to-pay values. Additionally, a Markov model will be used to evaluate a wider time horizon. In addition to the analysis plan, this thesis also assessed the cost-effectiveness of using the CARS strategy instead of the FDI strategy for the assessment of restorations in primary teeth. Four effects were evaluated: number of new operative interventions, time to the first new operative intervention, need for new operative interventions, and the number of new replacements. Costs and effects were compared between groups by relative measures, according to the number of restorations included per group. Monte-Carlo simulations assessed uncertainties around the parameters and acceptability curves were plotted. Data from 163 patients and 650 restorations were used for the economic evaluation. There was no statistically significant difference between costs and number of new operative interventions of the two strategies after 2 years of follow-up. Simulated data demonstrated that CARS was mostly cost-effective for the four CEAs. Considering a willingness-to-pay threshold of 100 dollars, this strategy showed positive Net Monetary Benefits (NMBs) for the effects number of new operative interventions, time to the first new operative intervention, and number of new replacements. Considering a willingness-to-pay threshold of 100 dollars, CARS has a probability of approximately 90% of being cost-effective considering the time to the first new operative intervention. The worst-case scenario was for the effect of need for new operative interventions, in which CARS presented negative NMB and a probability of approximately 50% of being cost-effective, considering a threshold of willingness to pay of 100 dollars. In conclusion, CARS is a cost-effective alternative to FDI, especially considering the postponing new operative interventions in primary teeth.
 
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Publishing Date
2022-04-26
 
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