• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.23.2021.tde-10112021-125730
Documento
Autor
Nombre completo
Larissa Lemme de Mello
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Haddad, Ana Estela (Presidente)
Martins, Lilian Cassia Bacich
Monier, Elza Bernardes
Schraiber, Lilia Blima
Título en portugués
Eficácia do Massive Open Online Course (MOOC) "Cuidado em saúde bucal para gestantes e puérperas" com base no modelo Kirkpatrick de avaliação: estudo de métodos mistos
Palabras clave en portugués
Avaliação de eficácia educacional
Massive Open Online Courses
Métodos Mistos
Modelo Kirkpatrick
Odontologia
Resumen en portugués
Os Massive Open Online Courses são mundialmente difundidos e reconhecidos por oferecer formação continuada a muitos profissionais simultaneamente. No Brasil, a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde desempenha com excelência o trabalho de desenvolver cursos para diversas áreas da saúde pública. Dentre as universidades participantes, destacam-se as produções autoinstrucionais e oferecidas via mobile da Universidade Federal do Maranhão, que em parceria com a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo desenvolveram, dentre outras ofertas, o curso Cuidado em saúde bucal para gestantes e puérperas, que apresentou um número expressivo de inscritos e concluintes. A abundância de dados sobre os alunos e suas interações com o curso nos permite explorar e compreender melhor a oferta, qualificando a eficácia dos recursos educacionais oferecidos para o aprendizado e prática profissional dos alunos. Neste trabalho, foram utilizados métodos mistos para triangulação dos dados obtidos nos questionários aplicados durante o curso e informações coletadas em entrevistas semiestruturadas, permitindo descrever e analisar as experiências de aprendizado dos alunos. Para a caracterização sociodemográfica e análise das respostas fechadas dos questionários utilizamos estatística descritiva. As entrevistas e respostas abertas aos questionários foram analisadas através de Análise Temática, guiada pelo modelo Kirkpatrick de Avaliação de Eficácia. O desenho e desenvolvimento do estudo seguiu o Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research. Em 6 meses, o curso apresentou 55,35% de concluintes, com participantes de todo o Brasil, predominantemente adultos jovens, do sexo feminino e dentista, com alta escolaridade e bom uso de tecnologias. Concluímos que o curso foi satisfatório para as expectativas dos participantes, eficaz para atualizar, reforçar e fixar conhecimentos sobre o atendimento de gestantes na rotina do SUS, contribuindo para mudanças de prática aplicada ao serviço de saúde do participante.
Título en inglés
Efficacy of the Massive Open Online Course (MOOC) "Oral health care for pregnant and postpartum women" based on the Kirkpatrick evaluation model: mixed methods study
Palabras clave en inglés
Dentistry
Educational efficacy assessment
Kirkpatrick Model
Massive Open Online Courses
Mixed Methods
Resumen en inglés
Massive Open Online Courses are widespread worldwide and recognized for offering continuous professional qualification to many students simultaneously. In Brazil, the Open University of the Unified Health System performs excellently work of developing courses in this modality for the Public Health field. Among its participating universities, stand out the self-instructional productions from the Federal University of Maranhão, offered via mobile. Which in partnership with the University of São Paulos Faculty of Dentistry developed, among other offers, the course Oral health care for pregnant and postpartum women, which had an expressive number of applicants and graduates. The abundance of data from these students and their interactions during the course allows us to explore and better understand the offer, qualifying the efficacy of the educational resources offered for students' professional learning and practice. In this work, Mixed Methods were used to triangulate the data obtained in the questionnaires applied during the course and information collected in semi- structured interviews, allowing to describe and analyze the students learning experiences. We used descriptive statistics for the sociodemographic characterization and analysis of closed responses to the questionnaires. The interviews and open answers to the questionnaires were analyzed through Thematic Analysis based on the Kirkpatrick Efficacy Evaluation Model. The study design and its development followed the Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research. In 6 months, the course had 55.35% of graduates, with participants from all over Brazil, predominantly young adults, females, and dentists, with high levels of education and good use of technology. We conclude that the course was satisfactory for the participants' expectations, effective to update, reinforce and consolidate knowledge about the care of pregnant women in the SUS routine, contributing to changes in the practice applied to the participant's health service.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-04-28
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.