• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.23.2021.tde-10112021-125730
Documento
Autor
Nome completo
Larissa Lemme de Mello
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Haddad, Ana Estela (Presidente)
Martins, Lilian Cassia Bacich
Monier, Elza Bernardes
Schraiber, Lilia Blima
Título em português
Eficácia do Massive Open Online Course (MOOC) "Cuidado em saúde bucal para gestantes e puérperas" com base no modelo Kirkpatrick de avaliação: estudo de métodos mistos
Palavras-chave em português
Avaliação de eficácia educacional
Massive Open Online Courses
Métodos Mistos
Modelo Kirkpatrick
Odontologia
Resumo em português
Os Massive Open Online Courses são mundialmente difundidos e reconhecidos por oferecer formação continuada a muitos profissionais simultaneamente. No Brasil, a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde desempenha com excelência o trabalho de desenvolver cursos para diversas áreas da saúde pública. Dentre as universidades participantes, destacam-se as produções autoinstrucionais e oferecidas via mobile da Universidade Federal do Maranhão, que em parceria com a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo desenvolveram, dentre outras ofertas, o curso Cuidado em saúde bucal para gestantes e puérperas, que apresentou um número expressivo de inscritos e concluintes. A abundância de dados sobre os alunos e suas interações com o curso nos permite explorar e compreender melhor a oferta, qualificando a eficácia dos recursos educacionais oferecidos para o aprendizado e prática profissional dos alunos. Neste trabalho, foram utilizados métodos mistos para triangulação dos dados obtidos nos questionários aplicados durante o curso e informações coletadas em entrevistas semiestruturadas, permitindo descrever e analisar as experiências de aprendizado dos alunos. Para a caracterização sociodemográfica e análise das respostas fechadas dos questionários utilizamos estatística descritiva. As entrevistas e respostas abertas aos questionários foram analisadas através de Análise Temática, guiada pelo modelo Kirkpatrick de Avaliação de Eficácia. O desenho e desenvolvimento do estudo seguiu o Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research. Em 6 meses, o curso apresentou 55,35% de concluintes, com participantes de todo o Brasil, predominantemente adultos jovens, do sexo feminino e dentista, com alta escolaridade e bom uso de tecnologias. Concluímos que o curso foi satisfatório para as expectativas dos participantes, eficaz para atualizar, reforçar e fixar conhecimentos sobre o atendimento de gestantes na rotina do SUS, contribuindo para mudanças de prática aplicada ao serviço de saúde do participante.
Título em inglês
Efficacy of the Massive Open Online Course (MOOC) "Oral health care for pregnant and postpartum women" based on the Kirkpatrick evaluation model: mixed methods study
Palavras-chave em inglês
Dentistry
Educational efficacy assessment
Kirkpatrick Model
Massive Open Online Courses
Mixed Methods
Resumo em inglês
Massive Open Online Courses are widespread worldwide and recognized for offering continuous professional qualification to many students simultaneously. In Brazil, the Open University of the Unified Health System performs excellently work of developing courses in this modality for the Public Health field. Among its participating universities, stand out the self-instructional productions from the Federal University of Maranhão, offered via mobile. Which in partnership with the University of São Paulos Faculty of Dentistry developed, among other offers, the course Oral health care for pregnant and postpartum women, which had an expressive number of applicants and graduates. The abundance of data from these students and their interactions during the course allows us to explore and better understand the offer, qualifying the efficacy of the educational resources offered for students' professional learning and practice. In this work, Mixed Methods were used to triangulate the data obtained in the questionnaires applied during the course and information collected in semi- structured interviews, allowing to describe and analyze the students learning experiences. We used descriptive statistics for the sociodemographic characterization and analysis of closed responses to the questionnaires. The interviews and open answers to the questionnaires were analyzed through Thematic Analysis based on the Kirkpatrick Efficacy Evaluation Model. The study design and its development followed the Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research. In 6 months, the course had 55.35% of graduates, with participants from all over Brazil, predominantly young adults, females, and dentists, with high levels of education and good use of technology. We conclude that the course was satisfactory for the participants' expectations, effective to update, reinforce and consolidate knowledge about the care of pregnant women in the SUS routine, contributing to changes in the practice applied to the participant's health service.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-04-28
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.