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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.23.2023.tde-09052024-091049
Documento
Autor
Nome completo
Jhandira Daibelis Yampa Vargas
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Fraga, Mariana Minatel Braga (Presidente)
Rezende, Karla Mayra Pinto e Carvalho
Carrer, Fernanda Campos de Almeida
Mier, Esperanza Angeles Martinez
Título em português
Metodologias ativas para o ensino de detecção de lesões de cárie na graduação em Odontologia - resultados de um estudo multicêntrico pragmático
Palavras-chave em português
Aprendizagem Baseado em Problemas
Avaliação de Custo-Efetividade
Carie Dentária
Ensino
Resumo em português
Embora aulas tradicionais tenham sido as estratégias mais utilizadas para ensinar Cariologia, elas podem não ser suficientes para desenvolver competências adequadas dos graduandos para detecção de lesões de cárie. Neste trabalho se descreve os resultados de um estudo multicêntrico do grupo de pesquisa colaborativa @IuSTCariology que propôs um estudo controlado e randomizado para avaliar diferentes estratégias educacionais como alternativa para o treinamento de alunos sobre detecção de lesões de cárie. Seu objetivo geral foi apresentar resultados em termos de eficácia e viabilidade de implementação no mundo real (praticidade, expansão, adaptação), além do impacto econômico. A nova estratégia que usa metodologias ativas, inclui um treinamento teórico-prático e laboratorial, guiado por tutores que utiliza imagens e dentes extraídos como base para discussão e sedimentação do conhecimento. Esta metodologia foi testada no estudo controlado randomizado e multicêntrico (IuSTC study01). Este estudo envolveu 11 faculdades de odontologia em diferentes países. Alunos de graduação em odontologia foram recrutados e alocados em dois grupos, dependendo do método de ensino que receberam. Grupo controle: recebeu aula teórica (aprendizagem passiva) e grupo teste: aula + treinamento tipo hands-on (aprendizagem ativa). Mais de mil alunos de graduação foram incluídos no estudo. Particularidades, desafios e soluções relacionadas a essa implementação foram descritos no Capítulo 1. O impacto do método de ensino sobre a aquisição ou melhora das habilidades práticas dos alunos avaliados no referido ensaio clínico é descrito no Capítulo 2. Outros resultados secundários de aprendizagem e centrados no aluno também foram explorados no este capítulo. Os capítulos 3 e 4 trazem avaliações econômicas relacionadas à implementação da estratégia educacional. O Capítulo 4 também incluiu uma avaliação econômica completa para verificar com que eficiência os recursos poderiam ser alocados ao implementar a nova estratégia no contexto da educação odontológica. Os desafios e dificuldades que as instituições enfrentam na implementação da estratégia pedagógica inovadora durante a recente pandemia de COVID-19 são relatados no Capítulo 5. Em resumo, as dificuldades com a motivação dos alunos, planejamento geral e infraestrutura foram os principais desafios durante a implementação. No entanto, soluções interessantes foram criadas para superá-los e motivar os parceiros de implementação a continuar e disseminar sua entrega. O treinamento teórico-prático impactou positivamente nas habilidades práticas dos alunos para detecção de cárie e melhorou os resultados centrados no aluno relacionados ao seu desempenho. Além disso, este treinamento de aprendizagem ativa tem se mostrado uma alternativa custo-efetiva para melhorar as habilidades práticas dos alunos na detecção de cárie em substituição às aulas tradicionais, sendo um investimento valioso a ser disseminado em instituições de ensino. Embora, o custo incremental por aluno da implementação da atividade educacional proposta é relativamente baixo, ele representa um investimento em recursos humanos; um impacto no orçamento organizacional da instituição de ensino e deve ser esperado e planejado. Por fim, mesmo com os desafios impostos pela pandemia, a atividade parece adaptável em diferentes formatos e viável financeiramente. Em conclusão, o treinamento teórico-prático monitorado melhora a capacidade prática dos alunos de odontologia para detectar lesões de cárie. Também é uma opção viável, adaptável e econômica para implementar a partir da perspectiva dos tomadores de decisão educacional.
Título em inglês
Active teaching-learning approaches for teaching caries detection to undergraduate students findings from a pragmatic multicentre trial
Palavras-chave em inglês
Active Learning
Cost-Benefit Analysis
Dental Caries
Educational Measurement
Teaching Methods
Resumo em inglês
Although traditional lectures have been the most used strategies to teach Cariology, they may not be enough to develop expected dental students' competencies for caries detection. This thesis describes the results of a multicenter pioneer study in dental education from the collaborative research group @IuSTCariology (Initiatives for undergraduate Students' Training in Cariology) that proposed an alternative educational strategy for the students' training on caries detection. Its general aim was present results in terms of effectiveness and feasibility of implementation in the real world (practicality, expansion, adaptation) and economic impact. The new strategy combines conventional learning methods, as the lecture, with "more active" educational resources. It includes preclinical tutored theoretical-practical training using images and extracted teeth as the basis for discussion and knowledge sedimentation. This methodology was tested in a multicentre randomized controlled trial (IuSTC study01). This study involved eleven dental schools worldwide. Undergraduate dental students were recruited from different universities and allocated into two groups, depending on the teaching method. Control group: only lecture (passive learning) and test group: lecture + training (active learning). More than a thousand undergraduate students were included in the trial. Particularities, challenges and solutions related to such implementation were included in Chapter 1. The impact of the teaching method on students' practical skills evaluated in the mentioned clinical trial is described in Chapter 2. Other learning and student-centred secondary outcomes were also explored in this chapter. Chapters 3 and 4 bring economic evaluations related to the implementation of the educational strategy. Chapter 4 also included a full economic evaluation to verify how efficiently resources could be allocated when implementing the new strategy in the dental education context. The challenges and difficulties that institutions faced in implementing the innovative pedagogical strategy during the recent COVID-19 pandemic are reported in Chapter 5.In summary, difficulties with students' motivation, overall planning and infrastructure were the main challenges during implementation. However, interesting solutions were created to overcome them and motivate the implementation partners to continue and disseminate its delivery. The theoretical-practical training positively impacted the students' practical skills for caries detection and improved the student-centred outcomes related to their performance. Besides, this active-learning training has been proven to be a cost-effective alternative to improve the students' practical skills in caries detection in substitution of traditional lectures, being a worthy investment to be disseminated in educational institutions. However, the incremental cost per student of the proposed educational activity implementation is relatively low and represents an investment in human resources; an organizational budget impact should be expected and planned. Finally, even with the challenges imposed by the pandemic, the activity seems adaptable in different formats and financially viable. In conclusion, the tutored theoretical-practical training improves dental students' practical ability to detect caries lesions. It is also feasible, adaptable and cost-effective option to implement from the educational decision-makers perspective.
 
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Data de Publicação
2024-05-20
 
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