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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.23.2020.tde-30082021-095233
Documento
Autor
Nome completo
Solange Kobayashi Velasco
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Cavalcanti, Marcelo de Gusmao Paraiso (Presidente)
Corrêa, Luciana
Luiz, Lucyene Miguita
Medeiros, Igor Studart
Título em português
Análise do ensino de tomografia computadorizada por feixe cônico no curso de graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
Palavras-chave em português
Educação em Odontologia
Informática médica
Radiologia
Tomografia computadorizada por raios X
Resumo em português
O objetivo deste estudo foi avaliar uma metodologia de aprendizado híbrido para o ensino de tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) aplicada a estudantes de graduação, através da aplicação de questionário e análise das notas das avaliações práticas realizadas através de slides em PowerPoint. A disciplina ODE 0308 - Métodos de diagnóstico por imagem foi ministrada no último semestre de quatro turmas, que foram divididas em dois grupos: grupo controle (Noturno 2018 e Noturno 2019) e grupo teste (Diurno 2018 e Diurno 2019). Os alunos do grupo teste recebiam o material didático para a aula prática uma semana antes da aula, enquanto os do grupo controle recebiam o material no dia da aula prática. Os alunos responderam questionários utilizando escala Likert de 5 pontos; o questionário foi divido nas seguintes seções: "ambiente de aprendizado", "professores", "software e material didático", "avaliação", e "o que aprendi sobre tomografia computadorizada por feixe cônico". Uma questão dissertativa abordando sugestões para melhorar a disciplina também fazia parte do questionário. Foram realizados testes estatísticos para comparar as notas das avaliações e as respostas dos questionários entre grupo teste e grupo controle, e uma análise qualitativa das respostas da questão discursiva. Após a análise estatística, observou-se que não houve diferença estatisticamente significante entre as respostas dos questionários preenchidos pelos alunos do grupo teste (Diurno) e grupo controle (Noturno). As sugestões para a melhoria da disciplina foram semelhantes para os dois grupos. Não houve diferença estatisticamente significante entre as notas das avaliações práticas dos alunos que receberam o material das aulas práticas antecipadamente (grupo teste - Diurno) com os alunos que receberam o material das aulas práticas no laboratório (grupo controle - Noturno), sugerindo que a presença de instrutores nas aulas práticas foi importante para o aprendizado.
Título em inglês
Analysis of cone beam computed tomography learning by undergraduate students at Universidade de São Paulo School of Dentistry
Palavras-chave em inglês
Cone-beam computed tomography
Education Dental
Medical informatics
Radiology
Resumo em inglês
The objective of this study was to evaluate a hybrid learning methodology for cone beam computed tomography (CBCT) imaging applied to undergraduate students, through surveys and analysis of mid and end-term quizzes at anatomical structures by means of PowerPoint slides. The discipline ODE 0308 - Diagnostic imaging methods was taught in the last semester of four classes, which were divided into two groups: control group (Night time Class of 2018 and Class 2019) and test group (Daytime Class of 2018 and Class 2019). The students in the test group received the material for the hands-on class one week before the class, while the students in the control group received the material on the day of the hands-onl class. Students answered surveys by using a 5-point Likert scale; the survey was divided into the following sections: "learning environment", "instructors", "software and learning material", "assessment", and "what I learned about cone beam computed tomography". A written question addressing suggestions for improving the discipline was also part of the questionnaire. Statistical tests were performed to compare the quiz scores and questionnaire responses between test group and control group, and a qualitative analysis of the answers to the discursive question. After the statistical analysis, it was observed that there was no statistically significant difference between the answers of the surveys completed by the students of the test group (Daytime classes) and control group (Nighttime classes). The suggestions for improving the discipline were similar for both groups. There was no statistically significant difference between the assessments grades of students who received material from practical classes in advance (test group - Daytime classes) with students who received material from practical classes in the laboratory (control group - Nighttime classes), suggesting that the presence of instructors in hands-on classes was important for the learning process.
 
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Data de Publicação
2021-09-27
 
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