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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.23.2010.tde-09112010-112134
Documento
Autor
Nombre completo
Luciana Coutinho Simões Wanderley
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Araujo, Maria Ercilia de (Presidente)
Junqueira, Simone Rennó
Martins, Julie Silvia
Título en portugués
O processo de formação dos cirurgiões-dentistas da residência multiprofissional em saúde da família da Casa de Saúde Santa Marcelina: percepção do egresso
Palabras clave en portugués
Estudo e ensino
Odontologia
Odontologia Social
Residência multiprofissional em Saúde da Família
Resumen en portugués
A Residência Multiprofissional em Saúde pretende ser uma nova estratégia para políticas de educação permanente que enfoca diversas categorias profissionais da área de saúde e favorece a produção das condições necessárias para mudanças no perfil profissional para prepará-los para uma atuação na perspectiva da atenção integral à saúde. Este trabalho objetiva analisar o processo de formação do cirurgião-dentista do curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) da Casa de Saúde Santa Marcelina (CSSM), a partir da visão do egresso. Foram entrevistados os egressos da primeira turma desta residência. Os discursos foram analisados segundo a metodologia qualitativa pelo método da análise de conteúdo temática proposta por Bardin. A análise gerou quatro categorias. Na primeira A vivência no serviço preparando o residente observou-se que a articulação entre ensino e serviço na residência multiprofissional possibilitou uma imersão do egresso no campo de prática. A partir da vivência no serviço o aluno/profissional pode enfrentar as dificuldades existentes nos processos de trabalho e na organização do serviço refletindo e construindo conhecimentos importantes para sua formação profissional. Na segunda - Trabalhando em equipe multiprofissional: desafios e aprendizados observou-se as modificações que o trabalho em equipe proporcionou aos residentes que puderam refletir sobre o processo de trabalho no Programa de Saúde da Família e a interação entre essas categorias possibilitou uma nova abordagem no cuidado à saúde. Foi possível observar também que os residentes experimentaram as dificuldades que existem no trabalho em equipe. A lógica do trabalho multiprofissional impõe uma prática diferente daquela que os profissionais estão acostumados. Na terceira - Importância de dois atores no processo de formação: tutores e preceptores verificou-se que os tutores e preceptores desempenham papéis importantes na RMSF. Os tutores orientam o residente na sua formação e os preceptores exercem uma função indispensável na mediação das relações entre coordenação-residente-tutor. Foi possível observar que estes papéis não estavam bem definidos pelos atores envolvidos no processo de formação o que dificultou o enfretamento de alguns problemas vivenciados pelos residentes na prática. Torna-se evidente um melhor preparo destes profissionais para que as práticas pedagógicas aplicadas na residência sejam operadas a contento. Por fim a quarta categoria - Apresentando os nós críticos: do aluno, do serviço e do curso apontou alguns entraves encontrados no processo de formação: a imaturidade do recém formado: visão restrita da graduação em relação ao serviço público; despreparo do serviço em receber o residente e problemas estruturais e organizacionais da residência. Por fim, foi possível observar que a formação na RMSF da CSSM proporcionou aos egressos a percepção, o aprendizado, e o exercício de novos saberes, competências, habilidades e atitudes, tais como: atuação multiprofissional e interdisciplinar, promoção e educação em saúde, humanização e personalização do atendimento, concepção ampliada de saúde, novas relações entre profissionais de saúde e entre estes e a população. Pelos relatos dos egressos, esses e outros elementos, ainda que percebidos muitas vezes de forma fragmentada, foram identificados como componentes importantes de um novo modelo de atenção à saúde.
Título en inglés
The process of training of dentists of the Multidisciplinary Residency in Family Health of the Casa de Saúde Santa Marcelina: perception of the graduates
Palabras clave en inglés
Dentistry
Multidisciplinary Residency in Family Health
Social Dentistry
Study and teaching
Resumen en inglés
The Multidisciplinary Residency in Health aims to be a new strategy for permanent learning policies that focus on various categories of health professionals and promotes the production of the necessary conditions for changes in professional profile to prepare them for a performance from the perspective of comprehensive health care. The objective of this paper is to analyze the process of training of dentists in al Multidisciplinary Residency in Family Health (MRFH) at the Casa de Saúde Santa Marcelina (CSSM), from the perspective of the graduate. The first group of graduates of the residence was interviewed. The reports were analyzed according to qualitative methodology by the method of thematic content analysis proposed by Bardin. The analysis produced four categories. The first - The experience in service preparing the student - it was observed that the linkage between education and service to the student provided a multi-immersion of the graduates in terms of professional practice. From the experience in the service the student / professional can face the existing difficulties in work processes and organization of service reflecting and constructing knowledge relevant to their professional training. The second - Working in multi-professional teams: challenges and learning - the changes observed that teamwork provided to residents who might reflect on the process of working in the Family Health Program and the interaction between these categories provided a new approach to health care. It was also observed that students have experienced the difficulties that exist in teamwork. The logic of multi-professional work requires a different practice from what the professionals are accustomed. In the third - The importance of two actors in the process of education: mentors and tutors - it was observed that tutors and mentors play important roles in the MRFH. Tutors guide the student in his training and have a crucial role in mediating the relationships between coordination-student-tutor. It was observed that these roles were not well defined by the actors involved in the training process making it difficult to confront with some problems experienced by residents in practice. It is clearly evident the better preparation of these professionals for the pedagogical practices applied to the residence to be operated satisfactorily. Finally the fourth category - Introducing the critical questions: the student, service and the course - pointing out some obstacles encountered in the training process: the immaturity of the newly formed: restricted view of the undergraduation related to public service, lack of preparation of the care service to receive the students and organizational and structural problems of the course. It was also observed that the formation of MRFH in CSSM gave the students perception, learning, and the pursuit of new knowledge, skills, abilities and attitudes, such as multidisciplinary and interdisciplinary promotion and health education, humanization and personalization of care, expanded concept of health, new relationships between professionals and between them and the population. According to the reports of graduates, these and other factors, though often perceived as fragmented, were identified as important components of a new model of health care.
 
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Fecha de Publicación
2010-11-25
 
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