• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.23.2009.tde-04032010-083214
Documento
Autor
Nombre completo
Cilene Rennó Junqueira
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Ramos, Dalton Luiz de Paula (Presidente)
Araujo, Maria Ercilia de
Fortes, Paulo Antonio de Carvalho
Neves, Ana Christina Claro
Silva, Jair Militao da
Título en portugués
A atenção à pessoa humana - paciente e aluno - no âmbito da formação em odontologia: o papel do docente, da reestruturação curricular e da bioética
Palabras clave en portugués
Bioética Ensino
Docentes de odontologia
Educação em Odontologia
Ética odontológica
Resumen en portugués
A atenção à pessoa humana requer o reconhecimento de sua dignidade. Para isso, é necessário que a pessoa seja percebida como ser único, como unidade de corpo e espírito e em sua totalidade, ou seja, nas suas diversas dimensões (biológica, psicológica, social e espiritual). Para compreender essa necessária atenção, no âmbito da formação em Odontologia, este estudo discute o significado da reestruturação curricular da FOUSP, da contribuição do docente e da Bioética para a formação integral do aluno, a fim de que essa atenção possibilite a abordagem integral do processo saúde-doença e que, consequentemente, promova o respeito à dignidade do paciente. Trata-se de estudo qualitativo realizado por meio de análise etnográfica e pela análise temática de conteúdo. Para isso, a coleta de dados consistiu de observação-participante (imersão da pesquisadora por três anos na instituição), da análise de dados documentais, de entrevistas com docentes e de informações obtidas de alunos da graduação. A análise das atividades promovidas em razão da participação da instituição no Pró-saúde permite concluir que grandes avanços têm sido percebidos a partir desse processo de reformulação do currículo, como a capacitação pedagógica dos docentes, a diversificação dos cenários de práticas, e a reestruturação do ensino da clínica. Mas, sobretudo, permite considerar que a maior contribuição desse processo é o resgate da preocupação de todos com o ensino da graduação. Além disso, o ensino da Bioética pode contribuir para despertar no aluno a reflexão acerca da vida a partir de suas próprias experiências. Sobretudo quando o ensino da Bioética ocorre na prática, pela vivência de situações reais, que possibilitam ao aluno o desenvolvimento do pensamento crítico baseado em circunstâncias em que os olhares dos alunos e pacientes podem se cruzar, as atitudes éticas são exercitadas e serão assimiladas mais facilmente pelos alunos. Enfim, para que a formação do aluno seja de fato integral, conforme descrito nas Diretrizes Curriculares Nacionais e que culmine com o atendimento integral do paciente, é preciso haver o engajamento de toda a instituição. Isso deverá ocorrer por meio de mudanças epistemológicas na Instituição (o que está proposto pela reestruturação curricular), e por meio da participação de todos os docentes, que devem se envolver no processo de formação humanística, social e ética do aluno de graduação.
Título en inglés
The attention to the human person patient and student in the extent of the formation in Dentistry: the teacher's role, of the curricular restructuring and of Bioethics
Palabras clave en inglés
Bioethics - education
Dental education
Dental ethics
Dental faculty
Resumen en inglés
The attention to the human person requests the recognition of his/her dignity. For that, it is necessary that the person is perceived as a unique being, as a unity of body and spirit and in his/her totality, in other words, in several dimensions (biological, psychological, social and spiritual). To understand this necessary attention, in the extent of the formation in Dentistry, this study discusses the meaning of the curricular restructuring of Sao Paulo State University Dental School (FOUSP), of the teacher's contribution and of Bioethics for the student's integral formation, so this attention enables the integral approach of the health-disease process and that, consequently, promote the respect to the patient's dignity. It is qualitative study accomplished through ethnographic analysis and trough thematic analysis of content. For that, data collection consisted of observation - participant (the researcher's immersion for three years in the institution), of the analysis of documental data, of interviews with teachers and information obtained with under-graduation. The analysis of the activities promoted in reason of the participation of the institution in the Pró-saúde allows concluding that great progress has been observed as of the process of restructuring the curriculum, as the teachers' pedagogic training, the diversification of practice sceneries and the restructuring of clinical teaching. But, above all, it allows considering that the largest contribution of this process is the rescue of the concern of all with the under graduation teaching. Besides, the teaching of Bioethics can contribute to rouse in the student the reflection on life from his/her own experiences. Above all when the teaching of Bioethics happens in practice, experiencing real situations, that allow the student to develop a critical thinking based on circumstances that students' and patients glances can cross, ethical attitudes are exercised and will be assimilated more easily by the students. Finally, for the student's formation to be integral, as described in the National Curricular Guidelines and culminating with the integral care of the patient, the engagement of all the institution is necessary. This should happen through epistemological changes in the Institution (that is proposed by the curricular restructuring), and through participation of whole faculty that must be involved in the process of humanistic, social and ethical formation of the under graduation student.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-03-31
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.