• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.23.2004.tde-15032006-170856
Documento
Autor
Nome completo
Maria Amelia Gonçalves de Ávila
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Freitas, Claudio Froes de (Presidente)
Castilho, Julio Cezar de Melo
Moraes, Luiz Cesar de
Panella, Jurandyr
Tavano, Orivaldo
Título em português
Software anatomia em radiografias panorâmicas: avaliação do método de ensino-aprendizado em Odontologia.
Palavras-chave em português
anatomia radiográfica em panorâmicas
ensino assistido por computador em odontologia
softwares educacionais em radiologia odontológica
Resumo em português
Objetivos: Desenvolver um programa de computador sobre anatomia em radiografias panorâmicas; analisar a opinião de peritos a respeito do software como método de ensino-aprendizado; analisar a aceitação do método proposto, pelos alunos do 2 0 , 3 0 e 4 0 anos de graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás. Métodos: O software elaborado resultou em um programa tutorial multimídia interativo, estruturado em módulos, compostos dos seguintes temas: formação da imagem na técnica panorâmica, seqüência para interpretação radiográfica, anatomia radiográfica em panorâmicas, jogos e avaliação. Após a conclusão do programa, aplicou-se um questionário a 56 entrevistados (10 professores Doutores em Radiologia, denominados peritos, e 46 alunos de graduação) com a finalidade de avaliar o software como método de ensino-aprendizado. Resultados: As respostas foram analisadas por meio de análise estatística descritiva e verificou-se que: 100% dos avaliadores não fariam qualquer modificação no layout, navegação e conteúdo do módulo de anatomia radiográfica, objetivo central do software; 98% dos alunos e 60% dos peritos aprovaram as imagens desse mesmo módulo. 100% dos entrevistados gostariam de ter mais acesso a softwares educacionais e afirmaram que o programa apresentou-se explicativo e de fácil entendimento. 100% dos peritos declararam que o programa atingiu todos os objetivos propostos e se constitui de um método de ensino-aprendizado válido. Conclusão: O programa foi amplamente aceito pela população 13 pesquisada, tornado sua aplicação factível e pertinente como método de ensino-aprendizado
Título em inglês
Panoramic radiographic anatomy software: evaluation of the teaching and learning method in Dentistry.
Palavras-chave em inglês
computer-assisted learning in dentistry
educational software in oral radiology
panoramic radiographic anatomy
Resumo em inglês
Objectives: To develop a software about panoramic radiography; to analyze professors opinions about the software as a teacher and learning method; to analyze graduation students - 2 0 , 3 0 and 4 0 levels / Dentistry Scholl of Goiás / Brazil - acceptation of the method. Methods: The software was developed, resulting in a multimedia tutorial containing pages about panoramic technique, interpretation sequences, panoramic radiographic anatomy, games and tests. After the completing said program, a questionnaire was applied to ten professors PhDs in Radiology, denominated experts, and 46 dental graduating students, with the purpose to analyze their opinions about the program as a teaching and learning method. Results: The answers was analyzed descriptively, and it could be observed that, 100% of experts wouldn’t make any alteration on the layout, navigation and texts in the most important part of the program, that is panoramic radiography anatomy; 98% of the students and 60% of the experts approved the images of the refereed modulus. 100% of the interviewed would like to have more educational software, and declared that the program was clear and easily understanding. 100% of the experts affirmed that the program reached all objectives proposed and can be considered as a valid teaching and learning method Conclusion: The program interested and was great accepted by the interviewed population, becoming completely feasible and pertinent the application of the said instrument as a teaching and learning method
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
tesemariaamelia.pdf (412.23 Kbytes)
Data de Publicação
2006-04-03
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.