• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.22.2023.tde-31082023-084115
Document
Auteur
Nom complet
Mariza Aparecida Menegheli
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2023
Directeur
Jury
Gabriel, Carmen Silvia (Président)
Chaves, Lucieli Dias Pedreschi
Machado, Juliana Pereira
Teles, André Aparecido da Silva
Titre en portugais
Avaliação do conhecimento sobre segurança do paciente de alunos de nível técnico de enfermagem
Mots-clés en portugais
Educação em enfermagem
Ensino técnico
Segurança do paciente
Resumé en portugais
Introdução: A segurança do paciente tem sido amplamente estudada e considerando a importância desse tema para saúde pública a Organização Mundial de Saúde (OMS), com objetivo de promover conscientização a respeito do ensino da segurança do paciente, desenvolveu o Guia Curricular de Segurança do Paciente numa multiprofissional composto por 11 tópicos considerados fundamentais para este ensino sobre segurança do paciente em qualquer nível. Destaca-se a necessidade de incorporar a temática de segurança do paciente para cursos de nível médio em enfermagem tendo em vista que estes profissionais representam cerca de 80% da mão de obra de enfermagem nos serviços de saúde no país. Objetivo: Avaliar o conhecimento de estudantes de nível técnico em enfermagem, sobre a segurança do paciente. Método: Estudo metodológico com vistas a realizar da validação semântica de um instrumento sobre conhecimento acerca da segurança do paciente para alunos de nível técnico de enfermagem. Na Fase 1, foi realizado validação de face e conteúdo, sendo o material construído e disponibilizado para a avaliação dos juízes, onde a concordância da validade de face e conteúdo foi quantificada e acatadas todas as alterações. A etapa de validação semântica foi realizada com uma amostra de conveniência devido ao momento pandêmico que ainda requeria cuidados de distanciamento, realizada a coleta com 20 alunos que estavam cursando a modalidade de técnico em matriculados e frequentadores do último semestre, do curso técnico de enfermagem, que concordaram em participar da pesquisa, todos responderam ao questionário de análise do instrumento. O tempo estimado para os alunos responderem o questionário, foi de 60 minutos. Na fase 2 foi realizado em estudo descritivo, quantitativo e transversal, do tipo Survey, quando foi aplicado em 53 alunos, de forma presencial o instrumento construído e validado, aos alunos do curso técnico de enfermagem, afim, de avaliar o conhecimento desses sobre o tema segurança do paciente. Resultados: Os tópicos com média de acertos acima de 50% foram aqueles relacionados à segurança no uso de medicamentos e a compreensão e gerenciamento do risco clínico, no restante dos tópicos destaca-se o resultado dos tópicos, 5 , sobre aprender com os erros para evitar danos que apresentou 0% de acertos e os tópicos relacionados a atuação em equipe, segurança do paciente em procedimentos invasivos , os fatores humanos e a segurança do paciente e atuação em equipe de forma eficaz, todos com menos de 20% de acertos. Onde a média de acertos foi acima de 75%, tópico 6 com 92% de acertos. Conclusão: O estudo permitiu a obtenção de um instrumento validado semanticamente para avaliar o conhecimento de alunos de cursos técnico de enfermagem, sobre o tema segurança do paciente e, a partir deste instrumento, foi possível mensurar o conhecimento dos estudantes, por meio do instrumento aplicado presencialmente aos alunos. Na análise do conhecimento dos alunos verificou-se lacunas de conhecimento na maioria dos tópicos com destaque para o que discorria sobre "aprender com os erros para evitar danos". Há ainda um desafio para as instituições, docentes e alunos dos cursos técnicos, afim de garantir a qualidade e segurança dos pacientes dentro das instituições de saúde, seja pública ou privada.
Titre en anglais
Assessment of knowledge about patient safety of technical nursing students
Mots-clés en anglais
Nursing education
Patient safety
Technical education
Resumé en anglais
Introduction: Patient safety has been widely studied and, considering the importance of this topic for public health, the World Health Organization (WHO), with the aim of promoting awareness about teaching patient safety, developed the Patient Safety Curriculum Guide in a multidisciplinary course composed of 11 topics considered fundamental for this teaching on patient safety at any level. The need to incorporate the theme of patient safety into mid-level courses in nursing is highlighted, given that these professionals represent about 80% of the nursing workforce in health services in the country. Objective: To assess the knowledge of technical nursing students about patient safety. Method: Methodological study with a view to carrying out the semantic validation of an instrument on knowledge about patient safety for technical nursing students. In Phase 1, face and content validation was performed, and the material was constructed and made available for the judges' evaluation, where the face and content validity agreement was quantified and all changes were accepted. The semantic validation stage was carried out with a convenience sample due to the pandemic moment that still required distancing care, the collection was carried out with 20 students who were studying the technician modality in enrolled and attending the last semester, of the technical nursing course, who agreed to participate in the research, all answered the instrument analysis questionnaire. The estimated time for students to answer the questionnaire was 60 minutes. In phase 2, a descriptive, quantitative and cross-sectional study of the Survey type was carried out, when the instrument constructed and validated was applied to 53 students, in person, to students of the technical nursing course, in order to assess their knowledge about the patient safety issue. Results: The topics with an average of more than 50% correct answers were those related to safety in the use of medication and the understanding and management of clinical risk. to avoid damage that presented 0% of correct answers and the topics related to teamwork, patient safety in invasive procedures, human factors and patient safety and effective teamwork, all with less than 20% of correct answers. Where the average of correct answers was above 75%, topic 6 with 92% of correct answers. Conclusion: The study allowed obtaining a semantically validated instrument to assess the knowledge of students of technical nursing courses on the subject of patient safety and, from this instrument, it was possible to measure the knowledge of students, through the instrument applied in person to students. In the analysis of the students' knowledge, knowledge gaps were found in most topics, with emphasis on what was said about "learning from mistakes to avoid damage". There is still a challenge for institutions, professors and students of technical courses, in order to guarantee the quality and safety of patients within health institutions, whether public or private.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-09-15
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.