• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.22.2023.tde-30082023-155620
Documento
Autor
Nombre completo
Ludimila Magalhães Rodrigues da Cunha
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2023
Director
Tribunal
Pereira, Marta Cristiane Alves (Presidente)
Costa, Simone de Godoy
Carvalho, Emília Campos de
Ferreira, Ilma Pastana
Título en portugués
e-Consulta: desenvolvimento e avaliação de um guia digital interativo para a consulta de enfermagem
Palabras clave en portugués
Consulta de enfermagem
Legislação de enfermagem
Processo de enfermagem
Tecnologia educacional digital
Resumen en portugués
O aprimoramento profissional é essencial aos profissionais de enfermagem e dever legal previsto no Código de Ética da profissão, em especial, para a efetivação da consulta de enfermagem. Neste sentido o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação representam forte aliado no processo formação profissional e de educação permanente em saúde, pois auxiliam na redução dos índices de erros clínicos, aumentam a eficiência no processo de capacitação, melhoram e qualificam os cuidados em saúde e a segurança da assistência ao paciente, ao permitir a aprendizagem virtual a qualquer momento e lugar. O presente estudo tem como objetivo desenvolver e avaliar um e-book sobre consulta de enfermagem para estudantes e profissionais de enfermagem. Trata-se de uma pesquisa aplicada, metodológica e descritiva, de produção tecnológica, envolvendo o desenvolvimento e avaliação de uma tecnologia educacional digital (e-book interativo), baseado na abordagem metodológica do Design Thinking. O e-book foi avaliado por 39 participantes, 07 especialistas e 33 representantes do público alvo, selecionados a partir da técnica de amostragem intencional ou por conveniência, denominada snowball, na qual um grupo de contatos iniciais (sementes) recomendam outros participantes. Os dados coletados foram coletados após aprovação do Comitê de Ética, em atendimento à Resolução 466 de 2012, e analisados conforme recomendações específicas. O e-book foi avaliado pelos especialistas com Indice de validade de Conteúdo (IVC) de 0,91 e Net Promoter Score (NPS) de 93,75% de clientes promotores e 6,25% de clientes neutros, não tivemos clientes detratores. A tecnologia educacional desenvolvida acerca da consulta de enfermagem reforça o papel cientifico e autônomo do enfermeiro, o que foi avaliado pelos participantes da pesquisa em seus comentários e sugestões. O e-book reforça subsídios para que a consulta de enfermagem seja realizada com rigor técnico-científico e responsabilidade ética-legal, com enfoque na individualidade e necessidades do nosso cliente, em busca de mais saúde para toda a sociedade. A tecnologia digital esta pautada nas recentes atualizações científicas e normativas brasileiras e nos princípios da aprendizagem multimídia, que reforçam a formação e o exercício profissional com autonomia, resolutividade, equidade e sustentabilidade. A autonomia e valorização profissional é conquistada por aqueles que assumem o papel na transformação da sua prática diária e contínua, a partir das suas ações na assistência, gerencia e docência de enfermagem e em prol do crescimento coletivo da profissão. Neste sentido, o e-book desenvolvido e avaliado contribui para a construção de competências necessárias ao protagonismo da consulta de enfermagem para o atendimento das demandas de saúde das pessoas.
Título en inglés
E-consultation: interactive guide for the nursing consultation
Palabras clave en inglés
Digital educational technology
Nursing consultation
Nursing legislation
Nursing process
Resumen en inglés
Professional improvement is essential for nursing professionals and a legal duty provided for in the profession's Code of Ethics. In this sense, the use of digital information and communication technologies represent a strong ally in the process of professional training and permanent education in health, as they help to reduce the rates of clinical errors, increase efficiency in the training process, improve and qualify health care and the safety of patient care by enabling virtual learning anytime, anywhere. The present study aims to develop and evaluate an e-book on nursing consultation for nursing students and professionals. This is an applied, methodological and descriptive research of technological production, involving the development and evaluation of a digital educational technology (interactive e-book), based on the methodological approach of Design Thinking. The e-book was evaluated by 39 participants, 07 specialists and 33 representatives of the target audience, selected from the intentional or convenience sampling technique, called snowball, in which a group of initial contacts (seeds) recommend other participants. The collected data were collected after approval by the Ethics Committee, in compliance with Resolution 466 of 2012, and analyzed according to specific recommendations. The e-book was evaluated by experts with a Content Validity Index (CVI) of 0,91 and a Net Promoter Score (NPS) of 93.75% of promoter customers and 6.25% of neutral customers, we had no detractor customers. The educational technology developed around the nursing consultation reinforces the scientific and autonomous role of the nurse, which was evaluated by the research participants in their comments and suggestions. The e-book reinforces subsidies so that the nursing consultation is carried out with technical-scientific rigor and ethical-legal responsibility, focusing on the individuality and needs of our client, in search of more health for the whole society. Digital technology is based on recent Brazilian scientific and normative updates and on the principles of multimedia learning, which reinforce training and professional practice with autonomy, resolution, equity and sustainability. Autonomy and professional appreciation is achieved by those who take on the role of transforming their daily and continuous practice, based on their actions in nursing care, management and teaching, and in favor of the collective growth of the profession. In this sense, the e-book developed and evaluated contributes to the construction of skills necessary for the protagonism of the nursing consultation to meet people's health demands.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-09-15
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.