• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.22.2022.tde-16122022-162637
Documento
Autor
Nome completo
Fernanda Medrado de Souza Ferreira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2022
Orientador
Banca examinadora
Fonseca, Luciana Mara Monti (Presidente)
Carvalho, José Carlos Marques de
Mello, Débora Falleiros de
Ruiz, Mariana Torreglosa
Título em português
Vacinação infantil em infográfico animado: tecnologia para a educação permanente sobre o processo de enfermagem
Palavras-chave em português
Educação permanente
Processo de enfermagem
Programas de imunização
Tecnologia educacional
Resumo em português
Introdução: A vacinação é uma ação de promoção e de proteção da saúde com grande contribuição na redução de doenças imunopreveníveis e mortalidade infantil. Mesmo com diversas estratégias de vacinação existentes, algumas doenças em fase de eliminação ou controle apresentam períodos de elevada incidência, como o sarampo. Um dos motivos que levam a diminuição da cobertura vacinal e o reaparecimento de doenças infecciosas é a falta de informações. O conhecimento dos trabalhadores de saúde é um dos pontos mais críticos relacionados à aceitação da vacina pela população, em especial, os pais quando se trata da vacinação infantil. A educação permanente desses profissionais frente à rotina da imunização é extremamente importante. A necessidade da constante reorganização da assistência de enfermagem prestada aos usuários em relação à vacinação inclui um cuidado humanizado e abrange as etapas de sistematização da assistência de enfermagem, acolhimento e fortalecimento dos recursos humanos. Os recursos tecnológicos contribuem muito além do gerenciamento da assistência de enfermagem no âmbito da qualidade, eficácia, efetividade e segurança, eles são grandes auxiliares na educação. Os infográficos animados, por serem atrativos e motivantes, são ótimos recursos tecnológicos que facilitam a compreensão e reflexão de vários temas. Objetivo: Desenvolver e validar conteúdo e aparência de um infográfico animado sobre o processo de enfermagem na vacinação infantil. Material e métodos: Trata-se de uma pesquisa de aplicação para elaboração de produto educativo para educação permanente de acadêmicos e profissionais da saúde. As etapas do desenvolvimento de criação e produção do infográfico animado foram planejamento e produção. Na etapa de planejamento foi definido o público-alvo deste estudo e selecionado o conteúdo a ser introduzido no infográfico. As informações foram retiradas dos sites do Ministério da Saúde assim como foi seguido o calendário vacinal infantil preconizado pelo mesmo. Na etapa de produção foi realizado um roteiro para nortear a produção e utilizado o storyboard como ferramenta. Após a finalização do infográfico, foi realizada a validação do conteúdo e aparência dele por enfermeiros docentes de instituições de ensino superior parceiras e enfermeiros vinculados a prefeitura de Ribeirão Preto/SP. Para a seleção dos experts, foram utilizados os critérios adaptados de Fehring e o contato foi realizado por via eletrônica. Os dados obtidos foram apresentados por distribuição de frequência absoluta e relativa e para avaliar a concordância entre os experts, foi calculado o índice de validade de conteúdo (IVC). Resultados: As características do cenário e personagens deste infográfico foram elaboradas de forma que se assemelhassem com a realidade de trabalho nas unidades básicas de saúde. Foram elaboradas 69 telas de storyboard e o infográfico ficou com duração de 5 minutos e 52 segundos. Foram selecionados 45 enfermeiros e destes, 21 aceitaram a participação. O infográfico foi avaliado segundo os objetivos, estrutura, apresentação e relevância e apresentou IVC global de 97%. Considerações finais: Este estudo desenvolveu uma tecnologia educacional atrativa e de fácil compreensão, que pode ser utilizada de acordo com a necessidade de aprendizagem, além de se adaptar ao tempo, local e meio de utilização disponível. O infográfico animado faz com que o ensino seja aprimorado de forma dinâmica além de potencializar a capacidade de aprendizagem significativa do conteúdo transmitido possibilitando que a população implicada possa apreender por meio desses agentes de saúde, informações mais adequadas acerca da imunização. Considerou-se que o infográfico animado produzido foi validado pelos experts e que ao adequar-se às sugestões e comentários dos juízes, tornou-se uma ferramenta válida a ser utilizada para a população-alvo deste estudo.
Título em inglês
Child vaccination in animated infographic: technology for continuing education on the nursing process
Palavras-chave em inglês
Education continuing
Educational technology
Immunization programs
Nursing process
Resumo em inglês
Introduction: Vaccination is an action to promote and protect health with a major contribution to reducing immuno-preventable diseases and infant mortality. Even with several existing vaccination strategies, some diseases in the elimination or control phase have periods of high incidence, such as measles. One of the reasons that lead to the decrease in vaccination coverage and the reappearance of infectious diseases is the lack of information. The knowledge of health workers is one of the most critical points related to the acceptance of the vaccine by the population, especially parents when it comes to childhood vaccination. The permanent education of these professionals regarding the immunization routine is extremely important. The need for constant reorganization of the nursing care provided to users in relation to vaccination includes a humanized care and covers the steps of systematization of nursing care, reception, and strengthening of human resources. Technological resources contribute far beyond nursing care management in terms of quality, efficacy, effectiveness, and safety, they are great helpers in education. Animated infographics, for being attractive and motivating, are great technological resources that facilitate the understanding and reflection of various topics. Objective: To develop and validate the content and appearance of an animated infographic about the nursing process in childhood vaccination. Material and methods: This is an application research for the development of an educational product for continuing education of academics and health professionals. The steps in the development of the creation and production of the animated infographic were planning and production. In the planning stage, the target audience of this study was defined and the content to be introduced in the infographic was selected. The information was taken from the Ministry of Health's websites, and the children's vaccination schedule recommended by the Ministry was followed. In the production stage a script was made to guide the production and the storyboard was used as a tool. After finalizing the infographic, its content and appearance were validated by nurse professors from partner higher education institutions and nurses linked to the Ribeirão Preto/SP city hall. To select the experts, the criteria adapted from Fehring were used, and contact was made electronically. The data obtained were presented by distribution of absolute and relative frequency and to evaluate the agreement between the experts, the content validity index (IVC) was calculated. Results: The characteristics of the scenario and characters of this infographic were elaborated so that they resembled the reality of work in basic health units. The infographic lasted 5 minutes and 52 seconds. Forty-five nurses were selected, and of these, 21 accepted to participate. The infographic was evaluated according to its objectives, structure, presentation, and relevance, and had an overall IVC of 97%. Final considerations: This study developed an attractive and easy-to-understand educational technology, which can be used according to learning needs, besides adapting to the time, place, and medium of use available. The animated infographic makes the teaching be improved in a dynamic way, in addition to enhancing the capacity of significant learning of the transmitted content, enabling the population involved to learn, through these health agents, more appropriate information about immunization. It was considered that the animated infographic produced was validated by the experts, and that by adapting to the suggestions and comments of the judges, it became a valid tool to be used for the target population of this study.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Medradofinal.pdf (1.99 Mbytes)
Data de Publicação
2023-01-05
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.