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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.22.2022.tde-10112022-163753
Documento
Autor
Nome completo
Amanda Medeiros Ricci Pinho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2022
Orientador
Banca examinadora
Pereira, Marta Cristiane Alves (Presidente)
Mascarenhas, Silvia Helena Zem
Robazzi, Maria Lucia do Carmo Cruz
Westin, Ursula Marcondes
Título em português
Desenvolvimento de vídeo educativo para educação da equipe de enfermagem sobre a norma regulamentadora - 32 riscos biológicos
Palavras-chave em português
Acidentes biológicos
Biossegurança
Educação em enfermagem
Equipe de enfermagem
Vídeo educativo
Resumo em português
Os profissionais da equipe de enfermagem são os profissionais da saúde mais expostos a Acidente de Trabalho com exposição a Material Biológico (ATMB) no ambiente hospitalar. O tipo mais frequente é relacionado aos materiais perfurocortantes, seguidos da contaminação por contato da pele e da mucosa com sangue, fluidos e/ou secreções. Os ATMB representam um problema de saúde pública mundial, tanto pela frequência com que ocorrem, quanto pela gravidade da repercussão na saúde dos profissionais. A Norma Regulamentadora 32 preconiza diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, porém estudos evidenciam baixa ou parcial adesão a essas diretrizes. Objetivo: Desenvolver e avaliar vídeo educativo para instruir a equipe de enfermagem sobre a NR 32 - Riscos biológicos Método: Trata-se de um estudo metodológico, de construção e validação de um vídeo educativo. Para a construção do vídeo foi utilizado o Design Instrucional Contextualizado que é composto por cinco etapas: análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação. Na etapa de Análise foi realizado o levantamento dos dados das Comunicações de Acidente de Trabalho (CAT) dos profissionais da enfermagem na instituição em que o estudo foi desenvolvido, no design foi elaborado o roteiro do vídeo, definido o formato de animação, na etapa de desenvolvimento ocorreu a elaboração propriamente do vídeo tendo como referencial a Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM) de Richard Mayer (2009). Na fase da Implementação, o vídeo foi disponibilizado na plataforma do Google Drive para que o material fosse avaliado. Na etapa de avaliação, deu-se a validação do conteúdo do vídeo, primeiramente, por juízes especialistas na área de saúde ocupacional e de profissionais de saúde e, posteriormente, pelo público-alvo. Resultados: No período analisado, os técnicos de enfermagem foram os profissionais que mais registraram ATMB, média de 64%, porém foi observado aumento de 80% dos registros das CATs com o profissional enfermeiro quando comparado o período anterior à pandemia (2019) e durante a pandemia (2020). Dos acidentes, 80% foram do tipo percutâneos, 17% envolvendo mucosas e 3% cutâneos. Foi considerado aceitável para validação de conteúdo o valor de Índice de Validação de Conteúdo (IVC) mínimo de 80%. Dessa forma, o vídeo foi considerado válido pelos juízes especialistas com IVC geral de 91% e pelo público-alvo IVC geral de 100%. Conclusões: O vídeo educativo elaborado "NR 32 a sua segurança em primeiro lugar" demonstrou-se válido tanto pelos juízes quanto pelo público-alvo, com potencial para contribuir com ações educativas em contexto hospitalar, podendo integrar programas de promoção da saúde do trabalhador e incentivar a adesão da equipe de enfermagem às recomendações e diretrizes da NR 32.
Título em inglês
Development of an educational video to educate the nursing team about regulatory norm 32 - biological risks
Palavras-chave em inglês
Biological accidents
Biosafety
Educational video
Nursing education
Nursing staff
Resumo em inglês
Nursing team professionals are the health professionals most exposed to Occupational Accidents with exposure to Biological Material (ATMB) in the hospital environment. The most frequent type is related to sharps, followed by contamination by contact of the skin and mucosa with blood, fluids and/or secretions. ATMBs represent a global public health problem, both because of the frequency with which they occur and the severity of the repercussions on the health of professionals. The Regulatory Norm 32 recommends basic guidelines for the implementation of measures to protect the safety and health of health service workers, but studies show low or partial adherence to these guidelines. Objective: To develop and evaluate an educational video to instruct the nursing team on NR 32 - Biological Risks Method: This is a methodological study, for the construction and validation of an educational video. Contextualized Instructional Design was used, which is composed of five stages: analysis, design, development, implementation and evaluation. In the Analysis stage, data from the Work Accident Reports (CATs) of nursing professionals at the institution where the study was developed were collected, the video script was designed in the design, the animation format, the actual video was elaborated using the Cognitive Theory of Multimedia Learning (TCAM) by Richard Mayer (2009) as a reference. In the Implementation phase, the video was made available on the Google Drive platform so that the material could be evaluated first. The evaluation stage involved the validation of the video content, firstly, by expert judges in the field of occupational health and health professionals, and later by the target audience. Results: An 80% increase in CAT records with nurses was observed when comparing the period before the pandemic (2019) and during the pandemic (2020). Of the accidents analyzed, 80% were percutaneous, 17% involved mucosal and 3% cutaneous. A minimum Content Validation Index (CVI) value of 80% was considered acceptable for content validation. Thus, the video was considered valid by the expert judges with an overall CVI of 91% and by the target audience with a general CVI of 100%. Conclusions: The educational video "NR 32 your safety in the first place" proved to be valid both by the judges and by the target audience, with the potential to contribute to educational actions in a hospital context, being able to integrate programs to promote the health of the worker and encourage the adherence of the nursing team to the recommendations and guidelines of NR 32.
 
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Data de Publicação
2022-11-22
 
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