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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.22.2016.tde-08032016-151059
Document
Auteur
Nom complet
Patricia Carla Vianna
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2015
Directeur
Jury
Rabeh, Soraia Assad Nasbine (Président)
Castro, Fabiana Faleiros Santana
Riberto, Marcelo
Titre en portugais
Validação do instrumento baseado no Core set resumido da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) para Indivíduos com Lesão Medular Aguda Traumática
Mots-clés en portugais
Classificação Internacional de Funcionalidade Incapacidade e Saúde (CIF
Estudos de Validação
Reabilitação
Traumatismos da medula espinhal
Resumé en portugais
As lesões medulares traumáticas (LMT) são comumente geradoras de deficiências e levam a limitações na execução de atividades, como também à restrição de participação em situações concretas de vida. Conhecer os indivíduos com LMT em termos de independência funcional permite aos serviços de reabilitação estruturarem-se para atenderem às demandas dessa população de forma mais eficiente. Estudo de delineamento metodológico objetivou construir e validar instrumento baseado no Core Set resumido da CIF para indivíduos com lesão medular aguda traumática. A pesquisa, aprovada pelo Comitê de Ética, foi realizada em três etapas: etapa 1:Elaboração do instrumento a partir do Core set resumido da CIF para lesão medular aguda: "Instrumento baseado no Core set resumido da CIF para indivíduos com Lesão Medular Aguda Traumática"; etapa 2: Validação do instrumento e coleta de dados; etapa 3: Aplicação do pré-teste.O instrumento para validação de face e conteúdo continha13 categorias que integraram os componentes da CIF: funções do corpo (3), estrutura do copo (1), atividades e participação (9), perfazendo um total de 109 itens. Em cada seção do instrumento tinha um campo para sugestões. A validade de conteúdo do instrumento foi realizada por um comitê de dezesseis juízes.Os resultados demonstraram que a maioria dos juízes de conteúdo eram do sexo feminino, jovens, com idade entre 30 e 39 anos. Quanto à titulação acadêmica e área de atuação, a maioria tinha doutorado e eram docentes, assim como, realizavam estudos sobre a CIF e à utilizavam na sua prática clinica.Cada item do instrumento foi avaliado em mais de 70% pelos avaliadores, sendo considerado aceitável para a validação de conteúdo. Na maioria dos itens, os juízes fizeram sugestões que visavam à modificação de termos, para serem substituídos ou reformulados, a partir do conceito apreendido, para que a estrutura e a propriedade do instrumento não fossem alteradas de modo significativo. Foram sugestões pertinentes que favoreceram a adequação do instrumento, a fim de facilitar a compreensão dos itens propostos pelo publico alvo. O pré-teste foi realizado no Centro de Reabilitação do HCFMRP-USP, participaram da pesquisa 10 indivíduos com diagnóstico de LTME, com até 6 meses lesão.A maioria eram do sexo masculino, com média de idade de 43 anos, sendo a principal etiologia do trauma os acidentes automobilísticos. Quanto à escolaridade verificou-se que a maioria dos participantes tinha ensino fundamental completo ou incompleto. Nesta etapa, houve substituição de alguns termos técnicos para melhor compreensão pelo público alvo. Mediante a análise entre os pesquisadores e após consenso das modificações sugeridas pelos especialistas e público alvo, foi elaborada a versão final do instrumento. Ressalta-se que o instrumento contribuíra na prática clinica como uma ferramenta inovadora a ser utilizado pela equipe multidisciplinar, na avaliação da funcionalidade para o planejamento da assistência, com foco nas necessidades individuais e nos resultados mais efetivos das intervenções no processo de reabilitação
Titre en anglais
Instrument validation based on summed up international classification of functioning disability and health (ICF) core set for individuals with acute traumatic spinal cord injury
Mots-clés en anglais
International Classification of Functioning Disability and Health (ICF)
Rehabilitation
Spinal cord trauma
Validation Studies
Resumé en anglais
Traumatic spinal cord injuries (TSCI) are usually the cause of disabilities and limited performance of some activities as well as limited participation in some life moments. Knowing if TSCI patients are functional dependent helps the rehabilitation services to be organized to effectively meet the demand of that population. The goal of the methodological design study was to create and validate an instrument based on summed up ICF Core Set for patients with acute traumatic spinal cord injury. The survey was approved by the Ethics Committee and it was divided in three phases: Phase 1 - Elaboration of the instrument based on summed up ICF Core Set for acute spinal cord injury: "Instrument based on summed up ICF Core Set for patients with Acute Traumatic Spinal Cord Injury"; Phase 2 - Validation of the instrument and data collect; Phase 3 - Implementation of the pre-test. Face and content validation tool had 13 categories which were part of ICF components: body functions (3), body structure (1), activities and participation (9); in total 109 items. Every section of the tool had a specific place for suggestions. A sixteen-judge committee validated the content. The results showed that most of the judges were 30 to 39-year-old women, with doctorate degree and they were professors who also studied ICF and applied it in their clinics. The evaluators checked more than 70% of each item of the tool and it was considered enough for the validation of the content. The judges made some suggestions for most of the items in order to replace or redesign the terms so that the structure and the effect of the tool would not be significantly changed. Those suggestions were relevant and they helped adjusting the tool to make easier for the community to understand the items. The pre-test was performed at Rehabilitation Center of HCFMRP-USP; ten patients who have had TSCI for up to 6 months participated on the survey. Most of them were 43 -year- old men, who studied up to elementary school, with a trauma caused by a car crash. At this stage some technical terms were replaced in order to help the community understanding. After the analysis of the researchers and the modifications suggested by the experts and the community, a final version of the tool was elaborated. In clinical practice this instrument was a new tool used by the multidisciplinary team when evaluating the functioning of helping individual necessities and more effective results of the interventions on the rehabilitation process
 
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Date de Publication
2016-03-21
 
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