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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.22.2020.tde-23032020-162440
Documento
Autor
Nome completo
Estefânia Santos Gonçalves Félix Garcia
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2019
Orientador
Banca examinadora
Clapis, Maria José (Presidente)
Leite, Eliana Peres Rocha Carvalho
Monteiro, Juliana Cristina dos Santos
Ribeiro, Patricia Monica
Título em português
Formação e inserção profissional de enfermeiras obstétricas egressas de um curso de residência
Palavras-chave em português
Educação em enfermagem
Enfermagem
Enfermagem obstétrica
Obstetrícia
Resumo em português
A qualificação profissional adquirida por meio da residência em enfermagem obstétrica é considerada uma formação diferenciada. É apropriado que o egresso desse curso seja capaz de assumir responsabilidades e atue na tomada de decisões, sendo capaz de oferecer uma assistência humanizada e qualificada nas mais diversas situações que envolvem a atenção à mulher e ao recém-nascido. Estudo qualitativo que objetivou analisar a formação e inserção profissional de enfermeiras egressas de um curso de Residência em Enfermagem Obstétrica, na perspectiva de fortalecimento da atenção qualificada ao parto e nascimento. Para alcançar esse objetivo, optou-se por utilizar o Interacionismo Simbólico (IS) e a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) como referencial teórico e metodológico. A população foi constituída por 12 enfermeiras egressas do curso certificadas entre 2015 a 2017. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista que contou com instrumento próprio, semiestruturado, a fim de caracterizar as participantes, o qual contou também com as questões norteadoras do estudo. A análise dos dados coletados por meio da entrevista estruturada, possibilitou atingir os objetivos propostos no estudo e evidenciou a contribuição da residência na formação, na inserção e na experiência profissional para atuação ao mercado de trabalho. A inserção profissional das egressas foi permeada por suas afinidades pessoais, com destaque para a área de atuação profissional, entre estas, a atenção primária, em maternidades na assistência ao parto, ao nascimento e ao puerpério, no empreendedorismo e na microempresa, com a ênfase no parto domiciliar e na consultoria materno-infantil. O estudo mostrou, ainda, o interesse de parte das egressas pela formação acadêmica stricto sensu após a conclusão do curso. As reflexões acerca da atuação e autonomia profissional da Enfermeira Obstétrica perpassaram pelos entraves entre médico e enfermeira, o reconhecimento profissional e teve predomínio nos aspectos relacionados ao modelo assistencial biomédico. A autonomia profissional das residentes foi relatada como limitada e condicionada às demandas do trabalho médico e ao restrito apoio das preceptoras das unidades hospitalares. Entretanto, o caminho para a autonomia profissional foi evidenciado pelo fato de as egressas se reconhecerem com habilidades, com competência e com coragem para buscar a transformação do modelo de assistência considerado por elas retrógrado. Ao descrever sobre o caminho para a autonomia profissional na residência e a inserção delas ao mercado de trabalho, associamos o residente como o dispositivo central da trajetória nessa modalidade de pós-graduação.
Título em inglês
Training and professional insertion of the obstetric diseases course from a residency
Palavras-chave em inglês
Nursing
Nursing education
Obstetric nursing
Obstetrics
Resumo em inglês
The professional qualification acquired through the obstetric nursing residency is considered a differentiated training. It is appropriate that the egress of this course is able to assume responsibilities and act in decision-making processes, being able to offer a humanized and qualified assistance in the most diverse situations involving the care to the woman and the newborn. This qualitative study aimed to analyze the training and the professional insertion of nurses who were egresses of an Obstetric Nursing Residency course, from the perspective of strengthening the qualified care to the delivery and birth. In order to achieve this goal, we decided to use Symbolic Interactionism (IS) and Grounded Theory (GT) as the theoretical and methodological framework. The population consisted of 12 nurses who were egresses of the course certified between 2015 and 2017. Data collection took place through an interview that had its own semi-structured instrument, in order to characterize the participants, which also included the guiding questions of the study. The analysis of the data collected through the structured interview enabled us to reach the goals proposed in the study and highlighted the contribution of the residency in the training, insertion and professional experience to act in the labor market. The professional insertion of the egresses was permeated by their personal affinities, highlighting the area of professional practice, including primary care, in maternities in delivery, birth and puerperal care, entrepreneurship and microenterprise, with emphasis on home delivery and maternal-child consultancy. The study also showed the interest of part of the egresses for the stricto sensu academic training after the conclusion of the course. The reflections on the performance and professional autonomy of the Obstetric Nurse permeated the barriers between physician and nurse, the professional recognition and had a predominance in aspects related to the biomedical care model. The professional autonomy of the residents was reported as limited and conditioned to the demands of the medical work and to the restricted support of the preceptors of the hospital units. Nevertheless, the path to professional autonomy was highlighted by the fact that the egresses recognized themselves with skills, competence and courage to seek the transformation of the care model considered obsolete. When describing the path to professional autonomy in residency and their insertion in the labor market, we associate the resident as the key device of the trajectory in this graduate modality.
 
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Data de Publicação
2020-05-11
 
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