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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.22.2020.tde-18092020-112631
Document
Auteur
Nom complet
Wesley Martins
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2020
Directeur
Jury
Fonseca, Luciana Mara Monti (Président)
Camargo, Rosangela Andrade Aukar de
Dalri, Maria Celia Barcellos
Zilly, Adriana
Titre en portugais
Avaliação de aplicativo móvel sobre acidentes com múltiplas vítimas para profissionais do SAMU
Mots-clés en portugais
Aplicativos móveis
Educação continuada
Enfermagem
Socorro de urgência
Resumé en portugais
Introdução: Nos serviços de atendimento pré-hospitalar no Brasil e no mundo, os Acidentes com Múltiplas Vítimas, que são aqueles oriundos de acidentes de trânsito, atos terroristas, incidentes de massa e desastres naturais, continuam ocorrendo e sobrecarregando os serviços médicos em nível global. O aumento significativo na última década exigiu processos de capacitações especiais para atuação nessas condições. As Tecnologias da Informação e Comunicação, sobretudo os aplicativos móveis educacionais, podem auxiliar nesse sentido, pois essas ferramentas possibilitam o ensino e a atualização de conhecimentos. Objetivo: avaliar um aplicativo móvel educacional sobre Acidentes com Múltiplas Vítimas para os profissionais do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU. Método: trata-se de um estudo descritivo e exploratório fundamentado pelo referencial metodológico do Modelo Evolucionário, que faz parte do Ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas. O processo de planejamento e construção do aplicativo ocorreu em pesquisa anterior. A pesquisa foi realizada em etapas que envolveram o mapeamento sistemático da literatura e o processo de avaliação do aplicativo móvel com experts em desenvolvimento de sistemas e profissionais especialistas em urgência e emergência e sua implementação. Na primeira avaliação participaram seis profissionais e foi utilizado um instrumento para análise de violação de heurísticas. Na segunda avaliação participaram 54 profissionais e foi utilizado o instrumento de avaliação de qualidade de aplicativos educacionais - MOLEVA, avaliando aspectos pedagógicos e técnicos que contemplaram critérios de aprendizagem, conteúdo, usabilidade, funcionalidade, desempenho e portabilidade. O período de coleta de dados foi de outubro de 2019 a fevereiro de 2020. Resultados: o mapeamento sistemático da literatura evidenciou a escassez de tecnologias móveis desenvolvidas para o processo de educação permanente aos serviços de emergência. A avaliação heurística mostrou aspectos fundamentais para reorganização e adequação do aplicativo. A avaliação da qualidade se mostrou satisfatória, obtendo escore de 86,85%, demonstrando que o sistema se mostrou preciso e eficaz no que se propôs, comprovando sua qualidade técnica e funcional. O aplicativo SAMUV® foi implementado mediante o registro de software junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual - INPI e disponibilizado gratuitamente no banco de aplicativos móveis da Google. Conclusão: o mapeamento sistemático da literatura possibilitou a identificação de estudos correlatos. O objetivo da pesquisa de avaliar o SAMUV® foi alcançado: o aplicativo móvel pode ser uma ferramenta educacional na educação permanente em saúde. Espera-se que a ferramenta inspire outros pesquisadores para que possam elaborar novas ferramentas de qualidade que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem e de atualização dos profissionais nas diversas áreas da saúde.
Titre en anglais
Evaluation of a mobile application related to multiple victim accidents for SAMU professionals
Mots-clés en anglais
Continuing education
Emergency relief
Mobile applications
Nursing
Resumé en anglais
Introduction: In pre-hospital care services in Brazil and worldwide, Multiple Victim Accidents, which result from traffic accidents, terrorist acts, mass incidents and natural disasters, continue to occur and overburden medical services. A significant increase in the last decade has required special training processes to operate in these contexts. Information and Communication Technologies, especially educational mobile applications, can help in this regard, as these tools enable teaching and the updating of knowledge. Objective: to evaluate an educational mobile application related to Multiple Victim Accidents for professionals in the Mobile Emergency Care System - SAMU. Method: this was a descriptive and exploratory study based on the Evolutionary Model methodological framework, which is part of the systems development life cycle. The process of planning and construction of the application occurred in a previous study. The present study was carried out in stages that involved the systematic mapping of the literature and the evaluation process of the mobile application with experts in systems development and professionals specialized in urgent and emergency care and its implementation. In the first assessment, six professionals participated, with an instrument used to analyze the violation of heuristics. In the second evaluation, 54 professionals participated and the instrument for evaluating the quality of educational applications (MOLEVA) was used, evaluating pedagogical and technical aspects that included learning criteria, content, usability, functionality, performance and portability. The data collection period was from October 2019 to February 2020. Results: the systematic mapping of the literature evidenced the scarcity of mobile technologies developed in relation to the process of continuous education for the emergency services. The heuristic evaluation showed fundamental aspects for the reorganization and suitability of the application. The quality assessment was satisfactory, obtaining a score of 86.85%, demonstrating that the system was found to be accurate and effective for what it proposed, proving its technical and functional quality. The SAMUV® application was implemented by registering the software with the National Institute of Intellectual Property - INPI and made available for free in Google's mobile application database. Conclusion: the systematic mapping of the literature made it possible to identify related studies. The aim of the research, to evaluate the SAMUV® , was achieved: the mobile application can be an educational tool in continuous health education. It is hoped that the tool will inspire other researchers to develop new quality tools that assist in the teaching and learning process and updating professionals in different areas of health.
 
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WESLEYMARTINS.pdf (31.81 Mbytes)
Date de Publication
2020-10-27
 
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