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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.22.2023.tde-13112023-152252
Documento
Autor
Nome completo
Lia Brioschi Soares
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2023
Orientador
Banca examinadora
Carvalho, Maria das Graças Bomfim de (Presidente)
Mishima, Fernanda Kimie Tavares
Roque, Eliana Mendes de Souza Teixeira
Souza, Lícia Barcelos de
Título em português
As vozes do Programa Criança Feliz: potencialidades e entraves
Palavras-chave em português
Desenvolvimento infantil
Políticas públicas
Primeira infância
Programa Criança Feliz
Psicanálise
Resumo em português
O Programa Criança Feliz é um programa do Governo Federal de visitação domiciliar, que tem o objetivo de estimular o desenvolvimento infantil integral e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, através da brincadeira, voltado para famílias em vulnerabilidade social, com gestantes e com crianças de 0 a 3 anos. A Primeira Infância tem sido um período de grande interesse de estudos acadêmicos recentes pela sensibilidade e pela potencialidade de amadurecimento e crescimento, nos aspectos cognitivos, motores, emocionais e sociais, quando há estimulação adequada e parentalidade responsável. O presente tem como objetivo compreender as percepções dos participantes do Programa Criança Feliz, abarcando os trabalhadores, assim como as famílias usuárias do programa. Esta é uma pesquisa qualitativa, cujo marco teórico se fundamenta na perspectiva da Psicanálise de D. W. Winnicott e a teoria do desenvolvimento emocional primitivo. O autor aponta para a importância do ambiente suficientemente bom para a estruturação da personalidade da criança, contemplando o suporte familiar necessário à função materna e a possibilidade de desenvolvimento emocional saudável para a construção de uma sociedade democrática. Os dados foram coletados em três cidades do interior do Estado de São Paulo, sendo que em uma cidade aconteceu a interrupção do programa, enquanto nas outras duas houve a continuação, mesmo durante a pandemia do Coronavírus (COVID-19). Foram coletados dados sociodemográficos e feitas entrevistas semiestruturadas, de forma presencial ou online, conforme a possibilidade do momento de isolamento social, atravessado durante a pesquisa. Foram entrevistados 19 participantes, com 01 familiar, 05 cuidadores, 09 visitadores sociais, 02 supervisores e 02 coordenadores. Os resultados indicaram potencialidades e dificuldades em relação ao programa, que foram categorizados por meio da livre inspeção do material: (i) a Burocracia engloba o público prioritário, visita domiciliar, verba, equipe e políticas públicas de acesso a direitos e informação; (ii) os Vínculos Afetivos abarcam o desenvolvimento infantil integral, o fortalecimento de vínculos e a brincadeira. Por fim, a teoria do desenvolvimento emocional proporcionou um olhar cuidadoso e atento às categorias e subcategorias levantadas durante o estudo, interconectando-as, de forma a contextualizar os entraves e as potencialidades presentes no Programa Criança Feliz.
Título em inglês
The voices of Programa Criança Feliz: potentialities and hindrances
Palavras-chave em inglês
Child development
Early childhood
Programa Criança Feliz
Psychoanalysis
Public policies
Resumo em inglês
The Programa Criança Feliz is a programme from the Federal Government of home visiting, which aims to stimulate child development and strengthen familiar and community bonds, through child play, targeting families in social vulnerability, with pregnant women and with child aged from 0-3 years old. Early childhood is a period of great interest of recent academic research for its sensitivity and potentiality of maturation and growth, considering the cognitive, motor, emotional and social aspects, if there are adequate stimulation and responsible parenting. This paper aims to comprehend the perceptions of the participants of Programa Criança Feliz, regarding workers as well as families. This is qualitative research, which used D. W. Winnicott's psychoanalysis and the theory of early emotional development for data analysis. The author points to the relevance of a good enough environment for structuring the child's personality, including familiar support needed to maternal role and the possibility of a healthy emotional development for the construction of a democratic society. Data was collected in three cities from São Paulo state. In one of the cities the programme was interrupted, whereas in the other two, it was maintained, even throughout Coronavirus pandemic (Covid-19). Sociodemographic data was collected, and semi structured interviews were conducted, inperson or on-line, according to the possibilities of social isolation. 19 interviews were held, with 01 member of the family, 05 caregivers, 09 social visitors, 02 supervisors and 02 managers. The results indicate potentialities and difficulties, which were categorized through material free inspection: (i) Bureaucracy embraces priority public, home visit, funds, staff, and public policies of rights and information access; (ii) Emotional Bonds include integrated child development, bond strengthening and child play. At last, the emotional development theory provided a careful and attentive perspective to the categories and subcategories reached during this study, interconnecting them, in order to contextualize the hindrances and potentialities of Programa Criança Feliz.
 
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Data de Publicação
2023-11-16
 
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