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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.22.2022.tde-13052022-113325
Documento
Autor
Nome completo
Rosana Huppes Engel
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2022
Orientador
Banca examinadora
Palha, Pedro Fredemir (Presidente)
Ballestero, Jaqueline Garcia de Almeida
Silva, Lais Mara Caetano da
Weiller, Teresinha Heck
Título em português
Educação permanente em saúde na transferência da política do tratamento diretamente observado da tuberculose: uma abordagem de métodos mistos
Palavras-chave em português
Análise do discurso
Enfermagem
Métodos mistos
Transferência de política
Tuberculose
Resumo em português
Este estudo objetivou analisar as contribuições da Educação Permanente em Saúde na transferência da Política de Controle da Tuberculose. Trata-se de uma pesquisa de métodos mistos, do tipo paralelo convergente, realizada em dois municípios do interior de Minas Gerais. Foram utilizados dados quantitativos provenientes da aplicação do instrumento: "Avaliação da Transferência de Políticas - Inovação, Informação e Conhecimento em Tuberculose". Os dados qualitativos foram obtidos por meio da aplicação de entrevistas semidirigidas aos coordenadores municipais e profissionais de referência das equipes do Programa de Controle da Tuberculose, e os resultados foram organizados no software ATLAS.ti 6. Na etapa quantitativa participaram os profissionais de saúde de nível médio e superior das equipes de Atenção Primária à Saúde, 2. A coleta de dados ocorreu no período entre fevereiro de 2020 a fevereiro de 2021. Empregou-se, a fusão da análise dos dados para comparar os resultados, sendo adotada a mostra conjunta, com a adoção de categorias para a análise dos dados. Para o tratamento dos elementos quantitativos foi realizada a análise de estatísticas descritiva e multivariada, sendo utilizados o software Statistical Package for Social Sciences versão 24, e o software Statistica 7, da Statsoft.Inc. A análise dos elementos quantitativos foi realizada à luz do referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso. A pesquisa atendeu a Resolução número 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Participaram da etapa quantitativa 202 pessoas, destas 26,2% eram técnicos em Enfermagem, 51,5% enfermeiros, e 22,3% médicos; sendo 58,9% do "município 1" e 41,1% do "município 2". Na etapa qualitativa participaram cinco enunciadores. Os dados quantitativos foram organizados de acordo o domínio geral da Educação Permanente em Saúde e os subdomínios "ações da gestão para a equipe/unidade de saúde", "ações da equipe/unidade de saúde", "ações individuais do profissional e estratégias/ferramentas educativas". Identificou-se um melhor desempenho nas variáveis sobre a liberação da equipe para as ações de capacitação e treinamentos, reconhecimento da equipe sobre a importância do Tratamento Diretamente Observado e sobre a adoção das diretrizes do Tratamento Diretamente Observado. Já, as variáveis com desempenho inferior foram as relacionadas à frequência dos treinamentos oferecidos pelo Programa de Controle da Tuberculose, e o oferecimento de treinamentos aos profissionais recém-contratados. Os resultados qualitativos foram organizados em famílias temáticas. Os resultados da mostra conjunta possibilitaram a apresentação em três categorias: "o campo de interação entre o Programa Municipal de Controle de Tuberculose e as equipes de Atenção Primária à Saúde", "Atenção Primária e a gestão do cuidado: Tratamento Diretamente Observado e o controle da Tuberculose" e "Manifestação da Educação Permanente em Saúde: o que evidenciam as equipes e o que dizem os profissionais dos Programa Municipal de Controle de Tuberculose". Este estudo corrobora e oferece subsídio para o reconhecimento do protagonismo da Atenção Primária à Saúde na gestão do cuidado e controle da Tuberculose, e confirma a Educação Permanente em Saúde como instrumento para a efetivação da transferência dessa política. Assim a Educação Permanente em Saúde pode se valer da Educação Continuada, assim como ocorre no cotidiano, sustentada pela micropolítica do trabalho e interação na roda.
Título em inglês
Permanent health education in the transfer of the policy of directly observed treatment of tuberculosis: a mixed methods approach
Palavras-chave em inglês
Discourse analysis
Mixed methods
Nursing
Policy transfer
Ttuberculosis
Resumo em inglês
This study aimed to analyze the contributions of Permanent Health Education in the transfer of Tuberculosis Control Policy. This is a mixed-methods research, of the convergent parallel type, carried out in two municipalities in the interior of Minas Gerais. Quantitative data from the application of the instrument "Evaluation of Policy Transfer - Innovation, Information and Knowledge in Tuberculosis" were used. Qualitative data was obtained through the application of semi-directed interviews to municipal coordinators and reference professionals of the Tuberculosis Control Program teams, and the results were organized in the software ATLAS.ti 6.. In the quantitative stage, the participation of middle and upper level health professionals from Primary Health Care teams, 2. Data collection occurred in the period between February 2020 and February 2021. The fusion of data analysis was used to compare the results, with the adoption of categories for data analysis. For the treatment of the quantitative elements, the analysis of descriptive and multivariate statistics was performed, using the Statistical Package for Social Sciences software version 24, and the Statistica 7 software, from Statsoft.Inc. The analysis of the quantitative elements was conducted in light of the theoretical and methodological framework of Discourse Analysis. The research met the Resolution number 466/2012 of the National Health Council. In the quantitative stage 202 people participated, 26.2% were nursing technicians, 51.5% nurses, and 22.3% physicians; 58.9% from "municipality 1" and 41.1% from "municipality 2". In the qualitative stage, five enunciators participated. The quantitative data were organized according to the general domain of Continuing Health Education and the subdomains "management actions for the team/health unit", "team/health unit actions", individual professional actions", and "educational strategies/tools". A better performance in the variables about the release of staff for capacity building and training actions, staff recognition about the importance of Directly Observed Treatment and about the adoption of Directly Observed Treatment guidelines was identified. The variables with lower performance were those related to the frequency of training offered by the Tuberculosis Control Policy., and the offering of training to newly hired professionals. The qualitative results were organized into thematic families. The results of the joint exhibition allowed the presentation in three categories: "the field of interaction between the Municipal Tuberculosis Control Program and the Primary Health Care teams", "Primary Health Care and the management of care: Directly Observed Treatment and Tuberculosis control", and "Manifestation of Continuing Education in Health: what the teams evidence and what the professionals from the Municipal Tuberculosis Control Program "say". This study corroborates and offers subsidies for the recognition of the protagonism of Primary Health Care in the management of care and control of Tuberculosis, and confirms the Permanent Health Education as an instrument for the effective transfer of this policy. Thus, Permanent Health Education can draw on Continuing Education, as it occurs in everyday life, supported by the micropolitics of work and interaction in the wheel.
 
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RosanaHuppesEngel.pdf (4.49 Mbytes)
Data de Publicação
2022-05-16
 
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