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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.22.2021.tde-11062021-151435
Documento
Autor
Nombre completo
Isabel Cristina Adão Schiavon
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2021
Director
Tribunal
Takayanagui, Angela Maria Magosso (Presidente)
Günther, Wanda Maria Risso
Muñoz, Susana Segura
Veiga, Tatiane Bonametti
Título en portugués
Saúde ambiental na formação de enfermeiros, à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU
Palabras clave en portugués
Capacitação de recursos humanos em saúde
Enfermagem
Saúde ambiental
Sustentabilidade
Técnica Delphi
Resumen en portugués
A Saúde Ambiental vem ganhando espaço como área de ação empenhada em minimizar danos e riscos à saúde por exposição a agentes ambientais, especialmente os decorrentes das mudanças climáticas e poluição ambiental. Paralelo a isso, destaca-se a aprovação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, proposta pela Organização das Nações Unidas, em 2015, composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que têm como finalidade proporcionar um mundo mais saudável, seguro, justo e igualitário para todos. A área da Enfermagem deve estar atenta para a incorporação de novos temas e estratégias que instrumentalizem a formação dos enfermeiros para um cuidado humanizado e alinhado às demandas ambientais globais. Assim, esta pesquisa teve como objetivo propor conteúdos da área da Saúde Ambiental relevantes na formação de enfermeiros, para o enfrentamento de desafios ligados ao impacto causado por determinantes ambientais na saúde humana, à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A coleta de dados, embasada na Técnica Delphi (TD), foi realizada em três rodadas, visando obter consenso entre pesquisadores da área de Enfermagem, captados no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do CNPq, e que constituíram os sujeitos desta investigação. A partir do referencial teórico explorado na revisão da literatura, foi construído um questionário, o qual foi validado por cinco juízes com experiência em comissões e colegiados de ensino de Enfermagem e, posteriormente, foi enviado aos 62 sujeitos convidados para participar deste estudo, atendendo-se às exigências éticas para pesquisas acadêmicas. A primeira rodada foi composta por um questionário com questões discursivas e questões objetivas, sendo as discursivas posteriormente analisadas pelo método de análise de conteúdo; as questões objetivas foram analisadas pela estatística descritiva e seus resultados disponibilizados em planilhas. Na primeira rodada foram apontados 330 conteúdos por 62 sujeitos. Na segunda rodada, os conteúdos foram sistematizados em uma planilha Excel e submetidos à validação por 55 sujeitos, por meio da aplicação da Escala Likert, sendo descartados 4 conteúdos que não atingiram concordância maior ou igual a 70 %, após serem analisados pelo software SPSS 2.0; foram também avaliadas as medidas de tendência central: média, mediana e moda. Na terceira rodada, os conteúdos foram agrupados de acordo com sua similaridade e sistematizados em uma planilha Excel, resultando em 92 conteúdos, que foram enviados aos sujeitos para validação pela aplicação da Escala Likert, retornando 53 instrumentos preenchidos. As perdas entre todas as rodadas somaram 14,5%. Os conteúdos nesta rodada atingiram concordância que variou de 71 a 100%, tendo sido todos validados. Ao final das três rodadas, todos os dados foram agrupados em um painel que forneceu uma visão geral dos resultados do estudo tendo sido extraída uma lista com 92 conteúdos da Saúde Ambiental, necessários à formação de enfermeiros, de acordo com consenso obtido entre os sujeitos participantes. Analisando os conteúdos que obtiveram os maiores percentuais de consenso entre os sujeitos, pudemos concluir que os conteúdos apontados não estão estreitamente relacionados à área da Saúde Ambiental, geralmente, tais como saneamento ambiental, qualidade da água, do ar, do solo, entre outros, com impactos na cadeia alimentar, ou seja, conteúdos diretamente relacionados à Tríade Básica da Vida. Assim, foi elaborada uma proposição de conteúdos a serem incluídos na formação de enfermeiros, para cada um dos 17 ODS, extraindo-se das respostas dos sujeitos ao longo das três rodadas. A lista de conteúdos propostas por este estudo pode ser considerada um recurso de grande relevância para a organização da matriz curricular dos cursos de graduação em Enfermagem no Brasil, fornecendo uma significativa contribuição para a atualização dos conteúdos abordados, com vistas ao alinhamento aos ODS.
Título en inglés
Environmental health in the training of nurses, in the light of the Sustainable Development Goals proposed by the UN
Palabras clave en inglés
Delphi technique
Environmental health
Human resources
Nursing
Sustainability
Training in health
Resumen en inglés
Environmental Health has been gaining ground as an area of action committed to minimize damage and risks to health by exposure to environmental agents, especially those resulting from climate change and environmental pollution. Parallel to this, we highlight the approval of the 2030 Agenda for Sustainable Development, proposed by the United Nations In 2015, composed of 17 Sustainable Development Goals (SDGs), which aim to provide a healthier, safer, fair and equal world for all. The nursing area should be attentive to the incorporation of new themes and strategies that instrumentalize the training of nurses for humanized care aligned with global environmental demands. Thus, this research aimed to propose contents of the environmental health area relevant in the training of nurses, to face challenges related to the impact caused by environmental determinants on human health, in the light of the Sustainable Development Goals. Data collection, based on the Delphi Technique (TD), was performed in three rounds, aiming to obtain consensus among researchers in the nursing area, captured in the Directory of Research Groups (DGP) of CNPq, and which constituted the subjects of this investigation. Based on the theoretical framework explored in the literature review, a questionnaire was constructed, which was validated by five judges with experience with nursing teaching committees and committees and, later, it was sent to the 62 subjects invited to participate in this study, meeting the ethical requirements for academic research. The first round was composed of a questionnaire with discursive questions and objective questions, and the discursive scans were later analyzed by content analysis method; the objective questions were analyzed by descriptive statistics and their results made available in spreadsheets. In the first round, 330 contents were indicated by 62 subjects. In the second round, the contents were systematized in an Excel spreadsheet and submitted to validation by 55 subjects, through the application of the Likert Scale, and 4 contents that did not reach agreement greater than or equal to 70% were discarded after being analyzed by the SPSS 2.0 software; the measures of central trend were also evaluated: average, median and fashion. In the third round, the contents were grouped according to their similarity and systematized in an Excel spreadsheet, resulting in 92 contents, which were sent to the subjects for validation by applying the Likert Scale, returning 53 completed instruments. Losses between all rounds totaled 14.5%. The contents in this round reached agreement ranging from 71 to 100%, all of which were validated. At the end of the three rounds, all data were grouped in a panel that provided an overview of the results of the study and a list of 92 environmental health contents was extracted, necessary for the training of nurses, according to a consensus obtained among the participants. Analyzing the contents that obtained the highest percentages of consensus among the subjects, we could conclude that the contents mentioned are not closely related to the area of Environmental Health, as a rule, such as environmental sanitation, water quality, air, soil, among others, with impacts on the food chain, that is, contents causally related to the Basic Triad of Life. Thus, a proposition of contents to be included in the training of nurses was elaborated for each of the 17 SDDS, extracting from the subjects' answers throughout the three rounds. The list of contents proposed by this study can be considered an resource of great relevance for the organization of the curricular matrix of undergraduate nursing courses in Brazil, providing a significant contribution to the updating of the contents addressed, with a view to aligning the SDDs.
 
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Fecha de Publicación
2021-06-17
 
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