• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.22.2021.tde-07052021-141702
Documento
Autor
Nome completo
Clara Cayeiro Cruz
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2020
Orientador
Banca examinadora
Camargo, Rosangela Andrade Aukar de (Presidente)
Goes, Fernanda dos Santos Nogueira de
Júnior, José Renato Gatto
Scarpini, Neire Aparecida Machado
Título em português
Princípios orientadores da docência em enfermagem nos estágios da educação de nível médio
Palavras-chave em português
Educação em enfermagem
Educação profissionalizante
Ensino
Resumo em português
A prática docente na formação do enfermeiro requer o desenvolvimento de competências específicas e pedagógicas, que se articula em atividades planejadas nos diversos ambientes de aprendizagem. Compreende-se que os princípios orientadores da prática docente são aqueles que sustentam o desenvolvimento das competências dos alunos, assim pressupõe-se que a falta de compreensão destes princípios pelo professor no planejamento e execução dos estágios e atividades teórico-práticas poderá significar a reprodução dos mesmos de forma desarticulada e mecanizada pelo aluno, comprometendo a formação profissional na enfermagem. Objetiva-se com esse estudo identificar e descrever os princípios orientadores da docência em enfermagem nos estágios da educação de nível médio a partir da ótica docente. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de caráter qualitativo. O estudo foi realizado em uma instituição de educação profissional técnica de nível médio localizada em um município de médio porte no interior do estado de São Paulo, com os docentes que orientavam estágios e ou atividades teórico práticas. Com o desenvolvimento do estudo, foram identificados como princípios que orientam a prática docente; organização dos estágios e atividades teórico práticas; planejamento das atividades; importância do plano de cuidado; prática de enfermagem pautada em respeito, ética e postura profissional; e estímulo ao desenvolvimento de saberes. Dessa forma, com a realização desse estudo, foi possível compreender quais princípios orientam o docente em sua prática, porém a discussão acerca dessa temática não está saturada e pode subsidiar estudos futuros.
Título em inglês
Guiding principles of nursing teaching in the stages of secondary education
Palavras-chave em inglês
Nursing education
Teaching
Vocational education
Resumo em inglês
The teaching practice in the training of nurses requires the development of specific and pedagogical skills, which is articulated in activities planned in the different learning environments. It is understood that the guiding principles of teaching practice are those that support the development of students' skills, so it is assumed that the lack of understanding of these principles by the teacher in the planning and execution of internships and theoretical-practical activities may mean the reproduction of students. disarticulated and mechanized by the student, compromising professional training in nursing. The objective of this study is to identify and describe the guiding principles of teaching in nursing in the stages of high school education from the teaching perspective. This is a qualitative descriptive-exploratory study. The study was carried out in a medium-level technical professional education institution located in a medium-sized municipality in the interior of the state of São Paulo, with teachers who guided internships and or theoretical practical activities. With the development of the study, they were identified as principles that guide the teaching practice; organization of internships and practical theoretical activities; planning of activities; importance of the care plan; nursing practice based on respect, ethics and professional attitude; and encouraging the development of knowledge. Thus, with the completion of this study, it was possible to understand which principles guide the teacher in his practice, but the discussion on this topic is not saturated and can support future studies.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
ClaraCayeiroCruz.pdf (1.66 Mbytes)
Data de Publicação
2021-05-20
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.