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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.22.2023.tde-05022024-165812
Documento
Autor
Nome completo
Rafaella Alves Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2023
Orientador
Banca examinadora
Furtado, Maria Cândida de Carvalho (Presidente)
Brandão Neto, Waldemar
Costa, Maria da Graça Ferreira Aparício
Crivellenti, Lívia Castro
Título em português
Propriedades psicométricas do Questionário de Alimentação Infantil (QAI) em uma amostra de pré-escolares brasileiros
Palavras-chave em português
Alimentação saudável
Comportamento alimentar
Conhecimento
Estudo de validação
Pré-escolar
Resumo em português
O (QAI) é importante para avaliar o conhecimento dos pais acerca da alimentação saudável na idade pré-escolar. Objetivo: O objetivo do presente estudo foi avaliar algumas propriedades psicométricas do Questionário de Alimentação Infantil (QAI) em uma amostra de pais de pré-escolares brasileiros. Métodos: Utilizou-se a versão adaptada para o português do Brasil do QAI composta por 55 itens, originalmente distribuídos em quatro fatores (alimentação e saúde, regras alimentares, crenças alimentares da família e variedade/diversidade no padrão alimentar). A amostra foi composta por pais/responsáveis de crianças em idade pré-escolar matriculadas em Centros de Convivência Infantil de um município do interior paulista. A coleta de dados foi realizada em julho de 2021, por meio do preenchimento do questionário na plataforma digital de captura de dados REDCap. Como etapas iniciais, foram analisadas as validades de face e de conteúdo por meio da aplicação de questionários adaptados do grupo DISABKIDS e da razão de validade de conteúdo (RVC). As análises dos itens foram realizadas por meio da Teoria Clássica dos Testes e da Teoria de Resposta ao Item - modelo Rasch, e a confiabilidade foi analisada pelo coeficiente de Kuder-Richardson (KR20). Resultados: Em relação à validade de face, a versão do QAI utilizada foi considerada boa ou muito boa, sem dificuldades de utilização e boa compreensão para a população-alvo. De acordo com os resultados da RVC, a maioria dos itens foi considerada essencial para mensurar o construto pelo painel de especialistas. Um total de 430 pais/responsáveis preencheu o questionário satisfatoriamente e foram incluídos no estudo, sendo 94,4% do sexo feminino, com média de idade de 31,27 anos. O QAI apresentou boas qualidades metrológicas na TRI, atendendo aos dois princípios fundamentais desta técnica (unidimensionalidade e independência local). Pelos resultados do KR20, o fator 3 foi classificado como tendo alta homogeneidade, os fatores 1 e 2 como tendo homogeneidade adequada e o fator 4 como tendo baixa homogeneidade. Conclusão: De acordo com os achados apresentados, a versão em português do Brasil do QAI parece ser um instrumento adequado para avaliar o conhecimento nutricional de pais/cuidadores de pré-escolares, apresentando-se como um instrumento simples, de fácil compreensão e aplicação e com adequadas propriedades psicométricas.
Título em inglês
Psychometric properties of the Infant Feeding Questionnaire (IAQ) in a sample of Brazilian preschoolers
Palavras-chave em inglês
Feeding behavior
Healthy eating
Knowledge
Preschool
Validation studies
Resumo em inglês
The (IAQ) is important to assess parents' knowledge about healthy eating in preschool age. Objective: The aim of the present study was to evaluate some psychometric properties of the Infant Feeding Questionnaire (QAI) in a sample of Brazilian preschoolers´ parents. Methods: The Brazilian Portuguese version of the QAI was used. This version is composed of 55 items, originally distributed in four factors (diet and health, dietary rules, family food beliefs and variety/diversity in the dietary pattern). The sample was composed of parents/guardians of preschool children enrolled in Children's Living Centers in a city in the interior of the state of São Paulo. Data collection was carried out in July 2021, and the questionnaires were administered using the digital data capture platform REDCap. As initial steps, the face and content validities were analyzed through the application of questionnaires adapted from the DISABKIDS group. The content validity ratio (CVR) was calculated. The analyses of the items were performed using the Classical Test Theory (CTT) and the Item Response Theory - Rasch model (IRT), and reliability was analyzed by the Kuder-Richardson coefficient (KR20). Results: Regarding face validity, the version of the QAI used was considered good or very good, with no difficulties of use and good understanding for the target population. According to the results of the CVR, most of the items were considered essential to measure the construct by the panel of experts. A total of 430 parents/guardians filled out the questionnaire satisfactorily and were included in the study, being 94.4% female, with a mean age of 31.27 years. The QAI showed good metrological qualities in TRI, meeting the two fundamental principles of this technique (unidimensionality and local independence). Based on the KR20 results, factor 3 was classified as having high homogeneity, factors 1 and 2 as having adequate homogeneity, and factor 4 as having low homogeneity. Conclusion: According to the findings, the Brazilian Portuguese version of the QAI appears to be an adequate instrument for assessing the nutritional knowledge of preschool children's parents/caregivers, presenting itself as a simple instrument that is easy to understand and apply, and has adequate psychometric properties.
 
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RAFAELLASILVA.pdf (2.55 Mbytes)
Data de Publicação
2024-03-01
 
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