• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.22.2023.tde-31082023-090653
Document
Auteur
Nom complet
Sandra Manoela de Almeida dos Santos
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2023
Directeur
Jury
Corrêa, Adriana Katia (Président)
Borba, Kátia Pereira de
Clapis, Maria José
Scarpini, Neire Aparecida Machado
Titre en portugais
Educação profissional técnica de nível médio em enfermagem: em foco as metodologias de ensino
Mots-clés en portugais
Docentes
Educação profissionalizante
Ensino
Resumé en portugais
A educação profissional técnica de nível médio (EPTNM) é uma modalidade da educação básica e, na especificidade da enfermagem, volta-se à formação de auxiliares e técnicos de enfermagem. Enfocá-la é primordial, pois são esses trabalhadores que compõem o maior contingente profissional da equipe de saúde. Nos últimos anos, tem havido, nas escolas técnicas, a partir das políticas e legislações, grande ênfase na realização de mudanças nas metodologias de ensino. O objetivo deste estudo é analisar quais são as tendências pedagógicas que estão na base dos documentos institucionais e das decisões dos professores em sala de aula, a partir de suas visões, no que se refere às metodologias de ensino que norteiam a formação dos técnicos de enfermagem. Trata-se de estudo descritivo-exploratório e documental, com abordagem qualitativa, realizado em uma escola técnica pública no interior do Estado de São Paulo. Foram analisados documentos institucionais e sete professoras do curso técnico em enfermagem participaram de uma entrevista semiestruturada. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da EERP/USP. Os dados foram analisados a partir da análise temática, sendo configuradas três temáticas: Indicações institucionais e político-legais em relação ao referencial metodológico; Metodologia de ensino: proposições e implicações e A finalidade da formação do técnico em enfermagem. A intencionalidade de transcender à perspectiva tradicional faz-se presente, todavia, as professoras enfocam a metodologia de ensino com ênfase técnica, referindo-se a estratégias, não sendo apontadas as teorias que alicerçam as decisões pedagógicas. Os documentos institucionais apontam, predominantemente, para conceitos oriundos do escolanovismo que vêm sendo retomados e ressignificados no cenário das políticas neoliberais. A formação do técnico de enfermagem segue, assim, voltada para o atendimento às demandas do mercado de trabalho, em contraposição à formação que tenha o SUS como eixo orientador. Investimentos na formação dos professores podem contribuir para a compreensão ampla e com criticidade acerca de metodologias de ensino e suas implicações.
Titre en anglais
Medium level technical professional education in nursing: focus on teaching methodologies
Mots-clés en anglais
Professional education
Teachers
Teaching
Resumé en anglais
Medium level technical professional education (MLTPE) is a modality of basic education and, in the specificity of nursing; it focuses on the training of nursing assistants and technicians, Focusing on it is Paramount, as these workers make up the largest professional contingent of the health team. In recent years, in technical schools, based on policies and legislation, there has been great emphasis on making changes in teaching methodologies. The objective of this study is to analyze which are the pedagogical tendencies that are at the base of the institutional documents and of the decisions of the teachers in the classroom, through their visions, regarding the teaching methodologies that guide the training of nursing technicians. This is a descriptive-exploratory and documentary study, with a qualitative approach, carried out in a public technical school in the country of São Paulo State. Institutional documents have been analyzed and seven professors of the technical nursing course participated in a semi-structured interview. The EERP/USP Research Ethics Committee has approved the study. Data were analyzed based on thematic analysis, with three themes: Institutional and political-legal indications in relation to the methodological framework: Teaching methodology: propositions and implications, and The purpose of training nursing technicians. The intentionality of transcending the traditional perspective is present, however, the teachers focus on the teaching methodology with technical emphasis, referring to strategies, not pointing out the theories that support the pedagogical decisions. The institutional documents predominantly point to concepts originating from New Education that have been retaken and re-signified in the scenario of neoliberal policies. The training of nursing training that has the SUS as a guiding axis. Investments in teacher training can contribute to a broad and critical understanding of teaching methodologies and their implications.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Sandra_santos1.pdf (781.40 Kbytes)
Date de Publication
2023-09-18
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.