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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.22.2010.tde-27092010-162213
Document
Auteur
Nom complet
Rosicler Xelegati
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2010
Directeur
Jury
Evora, Yolanda Dora Martinez (Président)
Gabriel, Carmen Silvia
Viana, Adriana Backx Noronha
Titre en portugais
Desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem sobre gerenciamento em eventos adversos nos serviços de enfermagem
Mots-clés en portugais
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Enfermagem
Ensino a distância
Eventos Adversos
Software educacional
Resumé en portugais
A busca do conhecimento para melhoria da assistência de enfermagem nos serviços de saúde faz-se rotineiramente e a adoção de novas tecnologias educacionais vem colaborar, de forma relevante, para educação permanente dos profissionais. Inúmeros assuntos pertinentes ao cuidado podem ser aprendidos e discutidos em ambientes virtuais, como, por exemplo, os eventos adversos. O presente estudo teve como objetivo desenvolver um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) sobre gerenciamento em eventos adversos para educação permanente de enfermeiros, abordando as temáticas: úlcera por pressão, erros de medicação, flebite, queda e perda de sonda nasogastroenteral. O referencial pedagógico foi fundamentado nos estudos de Gagné (1980) que considera que o processo de aprendizagem é baseado na teoria de processamento de informação e constitui-se em oito fases (fase de motivação, de apreensão, de aquisição, de retenção, de rememoração, de generalização, de desempenho e de feedback). A metodologia, uma pesquisa aplicada, utilizou o Modelo de desenvolvimento de programas de Instrução Auxiliada pelo Computador (Computer Assisted Instruction - CAI) proposto por Price (1991), composto de três estágios: 1. planejamento inicial; 2. planejamento e desenvolvimento do conteúdo instrucional; 3. avaliação e revisão. No estágio 1 foi caracterizado o público alvo, escolhido o tema abordado, bem como definidos os objetivos educacionais, os recursos disponíveis, o design instrucional e as técnicas de modelagem. O desenvolvimento do conteúdo (estágio 2) foi realizado em Módulos, estes constituídos das seguintes estruturas: Identificação do Módulo, Objetivos de Aprendizagem, Conteúdos, Exercícios, Referências e Textos de Apoio. A avaliação técnica e revisão do conteúdo inserido no AVA desenvolvido (estágio 3) será realizado por especialistas da área de informática e enfermagem em estudo futuro. O AVA foi desenvolvido na linguagem HTML (Hyper Text Makep Language) utilizando o programa Microsoft Office Word 2003®. Os exercícios de avaliação inseridos em cada módulo foram criados pela autora deste estudo com a utilização do programa Hot Potatoes versão 6.0 para Windows. Conclui-se que a metodologia adotada na construção do AVA foi adequada para o alcance do objetivo proposto. Como metas futuras, a autora desse estudo avaliará o produto desenvolvido e verificará a possibilidade de seu uso nos serviços de enfermagem, contribuindo com a educação permanente dos enfermeiros. O AVA sobre gerenciamento em eventos adversos nos serviços de enfermagem está disponível para acesso no endereço eletrônico: .
Titre en anglais
Development of a learning virtual environment on management in adverse events in nursing services
Mots-clés en anglais
Adverse Events
Distance Teaching
Educational Software
Nursing
Virtual Learning Environment
Resumé en anglais
The search for knowledge to improve nursing care in health services occurs on a routinely basis and the adoption of new educational technologies collaborates, in a relevant way, for professionals' permanent education. Countless subjects pertaining to care can be learned and discussed in virtual environments, such as adverse events. The present study aimed to develop a virtual learning environment (VLE) on management in adverse events for nurses' permanent education, addressing the themes: pressure ulcer, medication errors, phlebitis, fall and loss of nasogastroenteral feeding. The pedagogical framework was grounded in Gagné's (1980) studies, which considers that the learning process is based on the theory of information processing and consists of eight phases (phase of motivation, apprehension, acquisition, retention, remembering, generalization, performance and feedback). This applied research used the Model of development of Computer Assisted Instruction (CAI) programs proposed by Price (1991), consisting of three stages: 1. initial planning; 2. planning and development of instruction content; 3. assessment and review. At stage 1, target public was characterized, theme approached was chosen, and the educational objects, available resources, instructional design and modeling techniques were defined. The content development (stage 2) was carried out in Modules, comprised of the following structures: Identification of the Module, Learning objectives, Contents, Exercises, References and Support Texts. The technical assessment and review of the content inserted in the developed virtual learning environment (stage 3) will be carried out by informatics and nursing experts in a future study. The VLE was developed in HTML (Hypertext Makeup Language) using the program Microsoft Office Word 2003®. The evaluation exercises inserted in each module were created by the study author using the program Hot Potatoes version 6.0 for Windows. It is concluded that the methodology used in the construction of the VLE was appropriate for achieving the proposed objectives. As future aims, the author will assess the developed product and verify the possibility of using it in nursing services, contributing for nurses' permanent education. The VLE on management in adverse events in nursing services is available at the URL: .
 
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RosiclerXelegati.pdf (3.62 Mbytes)
Date de Publication
2010-10-07
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
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