Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.22.2004.tde-25082004-172512
Documento
Autor
Nome completo
Rosamary Aparecida Garcia Stuchi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2004
Orientador
Banca examinadora
Carvalho, Emilia Campos de (Presidente)
Bachion, Maria Marcia
Dalri, Maria Celia Barcellos
Sena, Cristina Arreguy de
Veiga, Eugenia Velludo
Título em português
"A persuasão como estratégia de deslocamento de crenças: de comportamentos de risco para comportamentos preventivos de doença coronariana"
Palavras-chave em português
comportamento de risco
persuasiva
prevenção
Resumo em português
As crenças constituem uma das variáveis que podem influenciar os comportamentos das
pessoas. Este estudo objetivou avaliar o quanto um material didático pedagógico
( formatado em CD-ROM) baseado na teoria da persuasão de Fotheringham (1966) é
capaz de modificar as crenças nos comportamentos de risco para doença coronariana.
Realizamos um estudo quase experimental do tipo antes e depois numa cidade do
interior de São Paulo. A amostra constituiu de 200 pessoas (50% homens e 50 %
mulheres), com a seguinte caracterização: 36% com 45-59 anos de idade, 28% com o
segundo grau completo, 35% com renda familiar de 2 salários mínimos, 44% com
sobrepeso, 38,5% com colesterol alterado, 22,5% com circunferência abdominal elevada,
47% hipertensos e 22% com risco de desenvolver doença arterial coronariana. Foi
realizado uma entrevista inicial (pré-teste) cujas falas foram categorizadas usando-se o
modelo de Rokeach (1981). Foram identificadas 1297 crenças dos tipos B, C, D e E nos
seguintes comportamentos: fumar, ingerir alimentos ricos em gordura em excesso,
ingerir bebida alcoólica em excesso, não aliviar o estresse, não controlar níveis
pressóricos altos, acrescentar sal em excesso aos alimentos, não controlar a diabetes e
não dosar a glicemia, ingerir açúcar em excesso e não controlar o peso corporal
excessivo. Após a intervenção, que constou da utilização de uma estratégia de
comunicação persuasiva mediante o uso de um CD-ROM, foram feitas entrevistas em
dois momentos posteriores. Observamos que ocorreu deslocamento da maioria das
crenças do tipo D e E, que são consideradas por Rokeach (1981) como situadas na
periferia do sistema de crenças. As crenças em que ocorreram o maior número de
modificações foram as relacionadas com a atividade física e o peso corporal.
Título em inglês
Persuasion as a strategy to displace beliefs: from risk behaviors to preventive behaviors in the coronary disease.
Palavras-chave em inglês
behavior risk
persuasive
prevention
Resumo em inglês
Beliefs are one of the variables which can influence the people´s behavior. The aim of
this study was to evaluate to what extent a pedagogical didactic material (formatted in
CD-ROM) based in the Fotheringham´s persuasion theory (1966) is capable to modify
beliefs in risk behaviors concerning coronary disease. A quasi-experimental before/after
type study was carried out in a São Paulo State city. The sample was made of 200
subjects (50% males and 50% females) with the following characteristics: 36% aged 45
to 59 years, 28% with secondary education; 35% with a 2 minimum salaries familial
income, 44% overweighted, 38.5% with altered cholesterol levels, 22.5% with large
abdominal girth, 47% hypertensive and 22% with risk of developing coronary artery
disease. After the initial interview 1297 (B,C,D,E) type beliefs were identified in the
following behaviors: smoking, excessive ingestion of fatty foods, alcoholic beverages in
excess, not alleviating stress, not controlling high pressure levels, adding salt in excess
to the food, not controlling diabetes and not determining glicemia, excessive ingestion of
sugar and not controlling increased body weight. After intervention, in two posterior
occasions, it was observed that displacement of most of the D and E beliefs situated in
the beliefs system peryphery had occurred as preconized by Rokeach (1981). The beliefs
in which the higher number of modifications occurred were related to physical activity
and body weight. Persuasion is one more strategy to be used with the aim of influencing
the change of beliefs.
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Data de Publicação
2004-08-26