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Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.22.2004.tde-25082004-172512
Document
Auteur
Nom complet
Rosamary Aparecida Garcia Stuchi
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2004
Directeur
Jury
Carvalho, Emilia Campos de (Président)
Bachion, Maria Marcia
Dalri, Maria Celia Barcellos
Sena, Cristina Arreguy de
Veiga, Eugenia Velludo
Titre en portugais
"A persuasão como estratégia de deslocamento de crenças: de comportamentos de risco para comportamentos preventivos de doença coronariana"
Mots-clés en portugais
comportamento de risco
persuasiva
prevenção
Resumé en portugais
As crenças constituem uma das variáveis que podem influenciar os comportamentos das pessoas. Este estudo objetivou avaliar o quanto um material didático pedagógico ( formatado em CD-ROM) baseado na teoria da persuasão de Fotheringham (1966) é capaz de modificar as crenças nos comportamentos de risco para doença coronariana. Realizamos um estudo quase experimental do tipo antes e depois numa cidade do interior de São Paulo. A amostra constituiu de 200 pessoas (50% homens e 50 % mulheres), com a seguinte caracterização: 36% com 45-59 anos de idade, 28% com o segundo grau completo, 35% com renda familiar de 2 salários mínimos, 44% com sobrepeso, 38,5% com colesterol alterado, 22,5% com circunferência abdominal elevada, 47% hipertensos e 22% com risco de desenvolver doença arterial coronariana. Foi realizado uma entrevista inicial (pré-teste) cujas falas foram categorizadas usando-se o modelo de Rokeach (1981). Foram identificadas 1297 crenças dos tipos B, C, D e E nos seguintes comportamentos: fumar, ingerir alimentos ricos em gordura em excesso, ingerir bebida alcoólica em excesso, não aliviar o estresse, não controlar níveis pressóricos altos, acrescentar sal em excesso aos alimentos, não controlar a diabetes e não dosar a glicemia, ingerir açúcar em excesso e não controlar o peso corporal excessivo. Após a intervenção, que constou da utilização de uma estratégia de comunicação persuasiva mediante o uso de um CD-ROM, foram feitas entrevistas em dois momentos posteriores. Observamos que ocorreu deslocamento da maioria das crenças do tipo D e E, que são consideradas por Rokeach (1981) como situadas na periferia do sistema de crenças. As crenças em que ocorreram o maior número de modificações foram as relacionadas com a atividade física e o peso corporal.
Titre en anglais
Persuasion as a strategy to displace beliefs: from risk behaviors to preventive behaviors in the coronary disease.
Mots-clés en anglais
behavior risk
persuasive
prevention
Resumé en anglais
Beliefs are one of the variables which can influence the people´s behavior. The aim of this study was to evaluate to what extent a pedagogical didactic material (formatted in CD-ROM) based in the Fotheringham´s persuasion theory (1966) is capable to modify beliefs in risk behaviors concerning coronary disease. A quasi-experimental before/after type study was carried out in a São Paulo State city. The sample was made of 200 subjects (50% males and 50% females) with the following characteristics: 36% aged 45 to 59 years, 28% with secondary education; 35% with a 2 minimum salaries familial income, 44% overweighted, 38.5% with altered cholesterol levels, 22.5% with large abdominal girth, 47% hypertensive and 22% with risk of developing coronary artery disease. After the initial interview 1297 (B,C,D,E) type beliefs were identified in the following behaviors: smoking, excessive ingestion of fatty foods, alcoholic beverages in excess, not alleviating stress, not controlling high pressure levels, adding salt in excess to the food, not controlling diabetes and not determining glicemia, excessive ingestion of sugar and not controlling increased body weight. After intervention, in two posterior occasions, it was observed that displacement of most of the D and E beliefs situated in the beliefs system peryphery had occurred as preconized by Rokeach (1981). The beliefs in which the higher number of modifications occurred were related to physical activity and body weight. Persuasion is one more strategy to be used with the aim of influencing the change of beliefs.
 
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doutorado.pdf (1.07 Mbytes)
Date de Publication
2004-08-26
 
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