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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.22.2022.tde-16122022-164615
Document
Auteur
Nom complet
Luana Baldin Storti
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2022
Directeur
Jury
Kusumota, Luciana (Président)
Gratão, Aline Cristina Martins
Oliveira, Marília Pilotto de
Sonobe, Helena Megumi
Titre en portugais
Efeito de uma intervenção educativa no desgaste emocional ou psicológico e na qualidade de vida dos cuidadores familiares de idosos com sintomas neuropsiquiátricos
Mots-clés en portugais
Cuidadores
Demência
Educação em saúde
Enfermagem geriátrica
Sintomas comportamentais
Resumé en portugais
Objetivos: Avaliar o efeito de uma intervenção educativa no desgaste emocional ou psicológico e na qualidade de vida dos cuidadores familiares de idosos com doença de Alzheimer ou demência mista com sintomas neuropsiquiátricos e avaliar a efetividade da intervenção educativa sobre o manejo dos sintomas neuropsiquiátricos, na perspectiva dos cuidadores. Método: Delineamento misto com estratégia incorporada das fases quantitativa e qualitativa, com seguimento de cinco semanas. Amostra de 17 cuidadores familiares principais de idosos seguidos em Ambulatório de Geriatria e Demências em Hospital Terciário. Uma intervenção educativa sobre manejo dos sintomas neuropsiquiátricos dos idosos, por meio de vídeo e folheto educativos para cuidadores, foi elaborada, implementada e avaliada no seguimento. O procedimento de coleta de dados e a implementação da intervenção se deu sequencialmente, em cinco etapas: 1) recrutamento e seleção dos cuidadores no ambulatório; 2) pré-intervenção no domicílio com entrevista de caracterização dos cuidadores, dos idosos e cuidado prestado, avaliação do desgaste e qualidade de vida, além da implementação da intervenção; 3 e 4) realização das duas etapas para reforço telefônico da intervenção; 5) pós-intervenção no domicílio com repetição de entrevista aos cuidadores. As etapas um, dois e cinco compuseram a fase quantitativa, e as etapas três e quatro, a fase qualitativa do estudo. Para avaliação do desgaste, foi aplicado o Neuropsychiatric Inventory Distress e para qualidade de vida, o World Health Organization Quality of Life-bref. Na análise dos dados quantitativos, utilizaram-se estatística descritiva e teste de Wilcoxon. O nível de significância foi de 5%. Para os dados qualitativos, utilizou-se análise temática indutiva. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da instituição proponente. Resultados: A idade média dos idosos foi 83,06 anos, 52,94% eram mulheres, 58,82% apresentavam demência mista, assim como demência moderada; predominou a apatia (94,12%), antes e após (82,35%) a intervenção. A idade média dos cuidadores foi 65,88 anos; 64,71% eram mulheres; 76,48%, casados; média de 11 anos de estudo; 53,33% deixaram de trabalhar para cuidar do idoso; 52,94% cuidavam do pai ou mãe, 76,47% cuidavam por mais de 12 horas diárias e todos, sete dias na semana. Houve redução do escore médio do desgaste de 17,88 pré, para 17,00 pós-intervenção (p=0,555). Houve aumento dos escores médios de qualidade de vida, pré e pós-intervenção: para o domínio Físico 61,76 e 63,45 (p=0,753); Psicológico 59,80 e 62,26 (p=0,295); Relações sociais 61,76 e 65,19 (p=0,516) e Meio ambiente 59,56 e 60,48 (p=0,684). Na fase qualitativa, categorizaram-se os resultados em: "Cotidiano dos cuidadores familiares dos idosos com doença de Alzheimer ou demência mista" e "Avaliação da efetividade da intervenção educativa sobre o manejo dos sintomas neuropsiquiátricos pelos cuidadores". Ao final, realizou-se a análise integrada sobre a qualidade de vida, o desgaste dos cuidadores e o cuidado dos idosos com demência. Conclusão: Com a intervenção, houve redução do desgaste e melhora da qualidade de vida dos cuidadores, ainda que sem significância estatística. Os resultados qualitativos indicaram a complexidade de situações que repercutiram na qualidade de vida e no desgaste desses cuidadores, assim como enfatizou a relevância dessa intervenção.
Titre en anglais
Effect of an educational intervention on emotional or psychological distress and on the quality of life of family caregivers of elderly people with neuropsychiatric symptoms
Mots-clés en anglais
Behavioral symptoms
Caregivers
Dementia
Geriatric nursing
Health education
Resumé en anglais
Objectives: To evaluate the effect of an educational intervention on the emotional or psychological distress and quality of life of family caregivers of elderly people with Alzheimer's disease or mixed dementia with neuropsychiatric symptoms and evaluate the effectiveness of the educational intervention on the management of neuropsychiatric symptoms from the caregivers' perspective. Method: Mixed design with quantitative and qualitative phases, with a five-week follow-up. Sample of 17 main family caregivers of elderly patients followed in the Geriatrics and Dementia Outpatient Clinic in a Tertiary Hospital. An educational intervention on the management of neuropsychiatric symptoms in the elderly through an educational video and leaflet for caregivers was designed, implemented and assessed in the follow-up. Data collection and the intervention took place sequentially, in five stages: 1) recruitment and selection of caregivers at the outpatient clinic; 2) pre-intervention at home with an interview to characterize the caregivers, the elderly and the care provided, assessment of distress and quality of life, and implementation of the intervention; 3 and 4) completion of the two stages for telephone reinforcement of the intervention; 5) post-intervention at home with repeated interviews with caregivers. Stages one, two and five comprised the quantitative phase, and stages three and four comprised the qualitative phase. The Neuropsychiatric Inventory Distress was applied to assess distress and the World Health Organization Quality of Life-bref for quality of life. Descriptive statistics and the Wilcoxon test were used in the quantitative analysis. The significance level was 5%. For qualitative data, inductive thematic analysis was used. The study was approved by the Ethics Committee of the proposing institution. Results: The mean age of the elderly was 83.06 years, 52.94% were women, 58.82% had mixed dementia, and moderate dementia; apathy predominated (94.12%) before and after (82.35%) the intervention. The mean age of the caregivers was 65.88 years; 64.71% were women; 76.48% were married; with 11 years of schooling on average; 53.33% stopped working to take care of the elderly; 52.94% took care of the father or mother; 76.47% provided care for more than 12 hours a day, seven days a week. There was a reduction in the mean distress score from 17.88 to 17.00 after the intervention (p=0.555). Quality of life scores improved in the domains as follows: Physical, from 61.76 to 63.45 (p=0.753); Psychological, from 59.80 to 62.26 (p=0.295); Social relationships, from 61.76 to 65.19 (p=0.516); Environment, from 59.56 to 60.48 (p=0.684). In the qualitative phase, the results were categorized into: "Daily life of family caregivers of elderly people with Alzheimer's disease or mixed dementia" and "Assessment of the effectiveness of the educational intervention on the management of neuropsychiatric symptoms by caregivers". At the end, an integrated analysis was made of the quality of life and distress and the care provided to the elderly individuals with dementia. Conclusion: The intervention resulted in reduced distress and improved quality of life among caregivers, although without statistical significance. The qualitative results indicated the complexity of the situations that had an impact on the quality of life and distress of the caregivers and highlight the relevance of this intervention.
 
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Date de Publication
2023-01-06
 
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