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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.22.2023.tde-14112023-120908
Documento
Autor
Nome completo
Mayara Rocha Siqueira Sudré
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2023
Orientador
Banca examinadora
Veiga, Eugenia Velludo (Presidente)
Lamas, José Luiz Tatagiba
Lins, Joceli Fernandes Alencastro Bettini de Albuquerque
Robazzi, Maria Lucia do Carmo Cruz
Título em português
Estratégia educativa no controle da hipertensão arterial entre motoristas de caminhão: ensaio clínico randomizado
Palavras-chave em português
Educação em saúde
Ensaio clínico randomizado
Hipertensão
Motorista de caminhão
Vídeos educativos
Resumo em português
Introdução: Hipertensão arterial (HA) é uma condição crônica que tem afetado a população, sobretudo os motoristas de caminhão devido ao seu estilo de vida e exposição ocupacional. Objetivo: analisar o efeito de uma estratégia educativa, realizada por meio de vídeos compartilhados em mídia social, para promover o conhecimento sobre HA, adesão ao tratamento não medicamentoso, medicamentoso e o controle dos valores de pressão arterial entre motoristas de caminhão de uma empresa de transportes do interior de Mato Grosso - Brasil. Método: estudo desenvolvido em duas etapas: etapa 1: construção e validação de vídeos e infográficos educativos sobre HA; para isso realizou-se um estudo metodológico; etapa 2: estudo experimental, do tipo ensaio clínico randomizado, que foi apresentado de acordo com o Consolidated Standarts of Reporting Trials (CONSORT). Para esta etapa participaram do estudo cento e cinco motoristas de caminhão que foram divididos aleatoriamente na proporção 1:1 em dois grupos de WhatsApp®: um grupo experimental que recebeu a intervenção por meio de vídeos educativos e um grupo controle que recebeu infográficos educativos. Para análise da intervenção foram aplicados teste de conhecimento sobre HA e o questionário de adesão ao tratamento medicamentoso e não medicamentoso para HA; foram realizadas avaliações clínicas dos valores de pressão arterial sistólica e diastólica, frequência cardíaca e peso. Para a análise estatística, foi utilizada a classe de Modelos Aditivos Generalizados para Posição, Escala e Forma (GAMLSS). Resultados: em relação ao conhecimento, observou-se melhora nas pontuações para os dois grupos, segundo o formulário utilizado para análise, e as chances de atingirem pontuações máximas de conhecimento foi 550 vezes maior após a intervenção; quanto a adesão ao tratamento para hipertensão arterial, houve aumento nos scores de adesão para todos os participantes; não houve diferença estatística entre os grupos e houve aumento de 4,49% nos scores em relação ao período pré-intervenção. Houve redução nas médias de pressão arterial sistólica e diastólica, e quando comparados os grupos, observou-se redução média de 3,95% mmHg para a pressão arterial sistólica e de 3,12 mmHg na média da pressão arterial diastólica no período pós-intervenção. A frequência cardíaca e o peso também apresentaram redução em seus valores após a intervenção. Conclusão: a utilização de vídeos educativos, compartilhados por WhatsApp® pode contribuir para a melhoria do conhecimento, melhor adesão ao tratamento para hipertensão e controle dos valores de pressão arterial em motoristas de caminhão. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos: RBR-3yqmgtk.
Título em inglês
Educational strategy in the control of arterial hypertension in between truck drivers: randomized clinical trial
Palavras-chave em inglês
Education for health
Educational videos
Hypertension
Randomized clinical trial
Truck driver
Resumo em inglês
Introduction: The Hypertension is a chronic condition that has affected the population, especially truck drivers due to their lifestyle and occupational exposure. Objective: to analyze the effect of an educational strategy, through videos shared on social media, to promote knowledge about hypertension, adherence to non-drug and drug treatment and control of blood pressure values among truck drivers of a health care transport company in the middle of the state Mato Grosso - Brazil. Method: The study was developed in two phases: phase 1: construction and validation of educational videos and infographics about hypertension; for this, a methodological study was carried out; phase 2: experimental study, randomized clinical trial type that was presented in accordance with the Consolidated Standards of Reporting Trials (CONSORT). For this phase, one hundred and five truck drivers participated in the study, they were randomly divided in a 1:1 ratio into two WhatsApp® groups: an experimental group that received the intervention through educational videos and a control group that received infographics education. For the analysis of the intervention, a knowledge test about hypertension and a questionnaire of adherence to drug and non-drug treatment for hypertension were applied; clinical assessments of systolic and diastolic blood pressure, heart rate and weight were performed. For statistical analysis was used the class of Generalized Additive Models of Location, Scale and Shape (GAMLSS). Results: Regarding knowledge, there was an improvement in the scores for both groups according to the form used for analysis and the chances of reaching maximum knowledge scores were 550 times greater after the intervention; regarding adherence to treatment for hypertension, there was an increase in adherence scores for all participants; there was no statistical difference between groups and there was a 4.49% increase in scores compared to the pre-intervention period. There was a reduction in the mean systolic and diastolic blood pressure, and when the groups were compared, there was a mean reduction of 3.95% mmHg for systolic blood pressure and 3.12 mmHg in mean diastolic blood pressure in the post-intervention period. Heart rate and weight also showed a reduction in their values after the intervention. Conclusion: The use of educational videos shared via WhatsApp® can contribute to improve knowledge, better adherence to treatment for hypertension and control of blood pressure values in truck drivers. Brazilian Registry of Clinical Trials: RBR-3yqmgtk.
 
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Data de Publicação
2023-11-17
 
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