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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.22.2022.tde-08032023-163147
Documento
Autor
Nombre completo
Lucas Pelegrini Nogueira de Carvalho
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2022
Director
Tribunal
Rodrigues, Rosalina Aparecida Partezani (Presidente)
Donato, Edilaine Cristina da Silva Gherardi
Kusumota, Luciana
Pavarini, Sofia Cristina Iost
Título en portugués
Mindfulness sociocognitivo e sua relação com a queixa de memória e o desempenho cognitivo de pessoas idosas com diferentes níveis de escolaridade
Palabras clave en portugués
Cognição
Gerontologia
Idoso
Memória
Mindfulness
Resumen en portugués
Introdução: Apesar de ser uma conquista, o processo de envelhecimento traz consigo algumas alterações que podem se desdobrar em desfechos prejudiciais à saúde. Uma possível alteração observada durante a senescência diz respeito ao desempenho cognitivo, no qual existe o declínio de alguns domínios o que, por sua vez, pode se desdobrar em um aumento da queixa de memória. Sabe-se que a escolaridade tem um importante efeito no desempenho cognitivo. No entanto, apesar da baixa escolaridade, alguns fatores podem contribuir para o efeito que os anos de estudo exercem sobre a cognição de pessoas idosas. Objetivo: este estudo buscou verificar se existe relação entre os níveis de mindfulness sociocognitivo, a queixa de memória e o desempenho cognitivo de pessoas idosas saudáveis, com diferentes níveis de escolaridade. Método: Trata-se de um estudo quantitativo, observacional e analítico cujos participantes (n=68) foram pessoas idosas cognitivamente saudáveis, residentes na comunidade e registrados na Atenção Primária à Saúde de um município do interior paulista. Foram analisados dados referentes às respostas de um questionário sociodemográfico, desempenho cognitivo (Addenbrooke's Cognitive Examination-III), nível de mindfulness sociocognitivo (Escala de Mindfulness da Langer - 21 itens), queixa de memória (Escala de Queixa de Memória - versão A), desempenho nos domínios cognitivos atenção e funções executivas (Teste de Amplitude de dígitos; Teste de Cancelamento de Sinos) e sintomas depressivos (Escala de Depressão Geriátrica - 15 itens). Foram realizadas análises descritivas, de correlação e de regressão linear bivariada e múltipla no programa SPSS, versão 28, e análise de mediação no PROCESS, versão 4.1. Para todas as análises, o nível de significância de p≤0,05 foi adotado. Resultados: A maioria dos participantes foi do sexo feminino, viúvo, aposentado e com baixa escolaridade. A pontuação média para o desempenho cognitivo, teste de amplitude de dígitos para as ordens direta e inversa, bem como para teste de cancelamento de sinos foi, respectivamente, de 74,4; 5,6; 3,6 e 30,5. Já a pontuação média para a queixa de memória foi de 3,5 pontos, para o nível de mindfulness sociocognitivo foi de 104 e de 2,5 para sintomas depressivos. Escolaridade se correlacionou com desempenho cognitivo, teste de amplitude de dígitos e mindfulness sociocognitivo, mas não com o teste de cancelamento sinos ou com queixa de memória. Mindfulness sociocognitivo se correlacionou com todas as variáveis, exceto com o teste de cancelamento de sinos. Além disso, o nível de mindfulness sociocognitivo foi capaz de predizer o desempenho cognitivo, mesmo depois de controlar para a escolaridade. Por fim, a análise de mediação do mindfulness sociocognitivo na relação entre escolaridade e desempenho cognitivo revelou um efeito total de 2,29; efeito direto de 1,87 e efeito indireto de 0,42. Conclusão: Este estudo sugere que indivíduos idosos com melhores níveis de mindfulness sociocognitivo apresentam melhor desempenho cognitivo e menos queixa de memória. Além disso, sugere que esta variável atua como mediadora do efeito que a escolaridade exerce no desempenho cognitivo de pessoas idosas cognitivamente saudável com diferentes níveis de escolaridade.
Título en inglés
Socio-cognitive mindfulness and its relationship with memory complaint and cognitive performance of older adults with different years of education
Palabras clave en inglés
Aged
Cognition
Gerontology
Memory
Mindfulness
Resumen en inglés
Introduction: Despite being an achievement, the aging process may lead to some changes that can unfold to undesired health outcomes. Throughout the senescence process cognitive performance may change by showing a decline in some domains, which, in turn, can lead to an increase in memory complaints. It is known that schooling has an important effect on cognitive performance. However, despite the low level of education, some factors may contribute to the effect that years of education have on the cognition of older people. Aim: The aim of this study is to verify whether there is a relationship between sociocognitive mindfulness levels, memory complaint and cognitive performance in healthy elderly people with different levels of education. Method: This is a quantitative, observational and analytical study whose participants (n=68) were cognitively healthy seniors, living in the community, and registered in the Primary Health Care service of a city in the countryside of São Paulo. Data were analyzed regarding responses to a sociodemographic questionnaire, cognitive performance (Addenbrooke's Cognitive Examination-III), sociocognitive mindfulness levels (Langer Mindfulness Scale - 21 items), memory complaint (Memory Complaint Scale - version A), performance in the cognitive domains attention and executive functions (Digit Span Test; Bells Cancellation Test) and depressive symptoms (Geriatric Depression Scale - 15 items). Descriptive, correlation, and bivariate and multiple linear regression analyzes were performed in SPSS, version 28, and mediation analysis in PROCESS, version 4.1. For all analyses, the significance level of p≤0.05 was adopted. Results: Most participants were female, widowed, retired and with low education. The average score for cognitive performance, digit span test for forward and reverse orders, as well as for bells cancellation test was, respectively, 74.4, 5.6, 3.6, and 30.5. The average score for the memory complaint scale was 3.5 points, for sociocognitive mindfulness levels was 104 and 2.5 for depressive symptoms. Education correlated with cognitive performance, the digit span test, and sociocognitive mindfulness, but not with the bell-cancelling test or with memory complaint. Sociocognitive mindfulness correlated with all variables except the bells cancellation test. Furthermore, the level of sociocognitive mindfulness was able to predict cognitive performance, even after controlling for years of education. Finally, analysis of sociocognitive mindfulness mediation in the relationship between schooling and cognitive performance revealed a total effect of 2.29, direct effect of 1.87, and indirect effect of 0.42. Conclusion: This study suggests that older adults who have better levels of sociocognitive mindfulness have better cognitive performance and fewer memory complaints. Furthermore, it suggests that this variable acts as a mediator of the effect that education has on the cognitive performance of cognitively healthy elderly people with different levels of education.
 
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Fecha de Publicación
2023-03-14
 
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