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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.22.2022.tde-08032023-155456
Documento
Autor
Nome completo
Cezar Augusto da Silva Flores
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2022
Orientador
Banca examinadora
Bernardes, Andrea (Presidente)
Balsanelli, Alexandre Pazetto
Moura, André Almeida de
Santos, Jose Luis Guedes dos
Título em português
Liderança autêntica e satisfação no trabalho de coordenadores e docentes de cursos de graduação em enfermagem de universidades federais
Palavras-chave em português
Educação
Enfermagem
Liderança
Satisfação no trabalho
Resumo em português
A Liderança Autêntica está relacionada a um padrão de comportamento do líder que se baseia em promover tanto capacidades psicológicas positivas quanto um clima ético positivo, responsável, em grande parte, pela satisfação no trabalho. O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre a prática da Liderança Autêntica exercida pelos coordenadores dos cursos de graduação em enfermagem e a satisfação no trabalho de acordo com a autopercepção de tais coordenadores e na percepção dos docentes de cursos de graduação em enfermagem das universidades federais do Centro-Oeste brasileiro. Trata-se de pesquisa observacional, do tipo analítica, com abordagem quantitativa e de corte transversal. Foi desenvolvida em 12 cursos de graduação em enfermagem, oferecidos em universidades federais, localizados na região Centro-Oeste brasileira, na qual participaram 190 sujeitos, sendo 11 coordenadores e 179 docentes. Para a coleta dos dados, foram utilizados o Questionário de Caracterização dos Sujeitos e Dados Sociodemográficos e Profissionais, o Questionário de Liderança Autêntica e o Questionário de Satisfação no Trabalho (S20/23). Para análise dos dados, foram usados testes de correlação, associação, estatística descritiva e análise de regressão logística binomial. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Dentre os principais resultados, destaca-se que, quanto mais tempo os coordenadores têm de magistério, menores são os índices de Liderança Autêntica (p = 0,038). Em relação à Liderança Autêntica, constatou-se que coordenadores e docentes avaliam como altos os índices de Liderança Autêntica desenvolvidos pelos coordenadores de curso (Md = 40,00 para coordenadores e Md = 42 para docentes), porém os coordenadores estão se avaliando melhor do que quando avaliados pelos docentes (p = 0,006). Ambos os grupos também avaliaram como altos os índices de satisfação no trabalho, não apresentando diferença significativa (p = 0,568). Por fim, constatou-se que houve correlação significativa entre a Liderança Autêntica e a satisfação no trabalho (p = 0,000), ou seja, quando a Liderança Autêntica é desenvolvida pelos coordenadores de curso de graduação, há aumento da satisfação no trabalho no ambiente educacional. Identificou-se, ainda, que a Liderança Autêntica e a satisfação no trabalho apresentam associação significativa, porém essa associação explica apenas 24,4% desta relação. Adiciona-se que o domínio transparência nos relacionamentos da Liderança Autêntica apresentou associação significativa com a satisfação no trabalho, além de ser o único domínio que apresentou uma razão de chance de o desfecho acontecer 22,78%. Portanto, a Liderança Autêntica foi considerada relevante para os cursos de graduação em enfermagem das universidades federais, o que resulta em aumento da satisfação no trabalho de coordenadores e docentes. Os achados da presente pesquisa sugerem que os docentes contem com a presença de um líder autêntico que os estimule a trabalhar colaborativamente, valorizando as relações pessoais e a construção coletiva do projeto educativo, favorecendo a satisfação no trabalho e o desenvolvimento pessoal. A Liderança Autêntica serve como ponto de partida para o desenvolvimento de liderança, devendo-se adicionar a orientação e integração contínuas. Portanto, os resultados do presente estudo fornecem suporte para a teoria da Liderança Autêntica no contexto educacional, constituída por coordenadores e docentes nos cursos de graduação de enfermagem das universidades federais no Centro-Oeste brasileiro.
Título em inglês
Authentic leadership and job satisfaction of coordinators and professors from undergraduate nursing courses at federal universities
Palavras-chave em inglês
Education
Job satisfaction
Leadership
Nursing
Resumo em inglês
Authentic leadership is related to a pattern of leader behavior that is based on promoting both positive psychological capabilities and a positive ethical climate, largely responsible for job satisfaction. This study aimed to analyze the relationship between the authentic leadership exercised by coordinators of undergraduate nursing courses and job satisfaction according to the self-perception of such coordinators and the perception of nursing professors at federal universities in midwestern Brazil. This is observational research, of the analytical type, with a quantitative and cross-sectional approach. It was developed in 12 undergraduate nursing courses offered at federal universities in midwestern Brazil, in which participated 190 subjects, being 11 coordinators and 179 professors. For data collection, we used the Subject Characterization Questionnaire and Sociodemographic and Professional Data, the Authentic Leadership Questionnaire and the Job Satisfaction Questionnaire - S20/23. For data analysis, we used correlation, association, descriptive statistic tests and binomial logistic regression analysis. The research was approved by the Research Ethics Committee (REC) of the Ribeirão Preto College of Nursing of the University of São Paulo. Among the main results, it is highlighted that the longer the coordinators have been teaching, the lower the authentic leadership indices (p = 0.038). Regarding authentic leadership, it was found that coordinators and professors classify the authentic leadership rates developed by course coordinators as high (Md = 40.00 for coordinators and Md = 42 for professors); however, the coordinators are assessing themselves better than when are assessed by the professors (p = 0.006). Both groups also rated job satisfaction as high, showing no significant difference (p = 0.568). Finally, we found that there was a significant correlation between authentic leadership and job satisfaction (p = 0.000), i.e., when authentic leadership is developed by undergraduate course coordinators, there is an increase in job satisfaction in the educational environment. It was also identified that authentic leadership and job satisfaction present a significant association; however, this association explains only 24.4% of this relationship. Moreover, the domain "Transparency in authentic leadership relationships" showed a significant association with job satisfaction, in addition to being the only domain that presented an Odds Ratio of 22.78% for the outcome. Therefore, authentic leadership was considered relevant for undergraduate nursing courses at federal universities, which results in increased job satisfaction for coordinators and professors. The findings of this research suggest that professors have the presence of an authentic leader who encourages them to work collaboratively, valuing personal relationships and the collective construction of educational projects, favoring job satisfaction and personal development. Authentic leadership serves as a starting point for leadership development, plus ongoing mentoring and integration. Therefore, the results of the study provide support for the authentic leadership theory in the educational population in context, made up of coordinators and professors in undergraduate nursing courses at federal universities in midwestern Brazil.
 
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Data de Publicação
2023-03-17
 
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