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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.22.2023.tde-06102023-134350
Documento
Autor
Nome completo
Carla Cristina Pereira Guedes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2023
Orientador
Banca examinadora
Costa, Simone de Godoy (Presidente)
Ancheschi, Leila Maria Marchi Alves
Magnabosco, Patricia
Padua, Rosicler Xelegati de
Título em português
Percepção de estudantes de enfermagem com relação à aprendizagem sobre a queda de pacientes: contribuições da simulação
Palavras-chave em português
Acidentes por quedas
Aprendizagem
Educação em enfermagem
Enfermagem
Treinamento por simulação
Resumo em português
Educar os profissionais de saúde sobre como prevenir quedas tem sido reconhecido como uma prioridade para melhorar a segurança do paciente durante as internações hospitalares e na comunidade, e para tal, há várias estratégias educativas que podem ser utilizadas para capacitar os profissionais, entre elas, a simulação. Nesse sentido, o presente estudo visa analisar a percepção que os estudantes de enfermagem têm em relação à aprendizagem baseada em simulação referente ao risco e prevenção da queda de pacientes hospitalizados. Trata-se de um estudo exploratório descritivo, retrospectivo, de abordagem qualitativa. Foi desenvolvido em uma escola de enfermagem de uma universidade pública no interior do estado de São Paulo. Os dados foram coletados no período de dezembro de 2022 a janeiro de 2023, e são provenientes de relatos de estudantes, em fóruns de ambientes virtuais de disciplinas que ensinam a temática em cursos de graduação em enfermagem. Com o auxílio do software MaxQda os dados produzidos foram tratados e explorados. Os resultados foram organizados em quatro categorias: (1) Importância da aprendizagem por simulação referente à queda de pacientes; (2) Importância do profissional de enfermagem no cuidado com pacientes com risco de queda; (3) Queda como ocorrência comum no ambiente hospitalar: fatores de risco e possíveis consequências; (4) Sistematização do cuidado: ações específicas de prevenção. Ressalta-se ainda a obtenção de 16 subcategorias. A análise dos dados permitiu concluir que a simulação clínica associada a reflexão orientada em fórum de ambiente virtual de aprendizagem favoreceu um conjunto significativo de aprendizagens relacionadas à prevenção de quedas.
Título em inglês
Nursing students' perception of learning about patient falls: simulation contributions
Palavras-chave em inglês
Education
Learning
Nursing
Patient simulation
Resumo em inglês
Educating health professionals on how to prevent falls has been recognized as a priority to improve patient safety during hospitalizations and in the community, and for this purpose, there are several educational strategies that can be used to train professionals, among them, the simulation. In this sense, the present study aims to analyze the perception that nursing students have in relation to simulation-based learning regarding the risk and prevention of falls in hospitalized patients. This is an exploratory, descriptive, retrospective study with a qualitative approach. It was developed in a nursing school at a public university in the interior of the state of São Paulo. Data were collected from December 2022 to January 2023, and come from student reports, in forums of virtual environments of disciplines that teach the subject in undergraduate nursing courses. With the help of MaxQda software, the data produced were treated and explored. The results were organized into four categories: (1) Importance of simulation learning regarding patient falls; (2) Importance of the nursing professional in caring for patients at risk of falling; (3) Falls as a common occurrence in the hospital environment: risk factors and possible consequences; (4) Systematization of care: specific prevention actions. It should also be noted that 16 subcategories were obtained. Data analysis led to the conclusion that the clinical simulation associated with guided reflection in a virtual learning environment forum favored a significant set of learning related to the prevention of falls.
 
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Data de Publicação
2023-11-13
 
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