• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.22.1993.tde-23052023-094130
Documento
Autor
Nome completo
Maria Tereza Claro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 1993
Orientador
Banca examinadora
Vietta, Edna Paciencia (Presidente)
Barbosa, Calogeras Antonio de Albergaria
Valle, Elizabeth Ranier Martins do
Título em português
Escala de faces para avaliação da dor em crianças: etapa preliminar
Palavras-chave em português
Crianças
Dor
Escala de faces
Expressão facial
Resumo em português
O presente trabalho tem como proposta estudar a aplicabilidade de uma escala de faces a ser utilizada pela Enfermagem para a avaliação da dor em crianças e de estratégias de alívio da mesma. A escala foi desenhada por um conhecido autor de estórias infantis em quadrinhos (MAURÍCIO DE SOUZA) e composta por cinco figuras com diferentes expressões faciais em uma sequência, variando desde uma expressão sem dor até a de uma dor insuportável. A escala foi testada com 140 crianças, idade de 6-12 anos, estudantes de três diferentes tipos de escolas. Os dados mostraram que as crianças não tiveram dificuldades em identificar as expressões faciais como uma escala e foram capazes de usá-la adequadamente para indicar dor e/ou o seu alívio, considerando que em torno de 80% da amostra construíram corretamente a sequência das figuras. Baseado nestes resultados, a escala parece-nos ser um instrumento apropriado para facilitar o trabalho da Enfermagem na avaliação da dor bem como na tomada de decisão frente a um momento de dor da criança, principalmente quando se tem uma prescrição analgésica com a indicação "se necessário". O trabalho aponta para a necessidade de mais estudos sobre o tema para a generalização dos resultados.
Título em inglês
Faces scale for assessing pain in children: preliminary stage
Palavras-chave em inglês
Children
Face scale
Facial expression
Pain
Resumo em inglês
The aim of the present study is to evaluate the applicability of a scale of facial expressions in the assessment of pain and of the strategies of pain relief used by nurses. The scale was designed by a comic strip writer and had five figures with different facial expressions in a sequence from a smile (no pain) to an unblarable pain expression. The scale has been tested on 140 children from 6-2 years old belonging to three different schools. Data showed that the children had no difficulties in identifyin the facial expressions in the scale and were able to use them properly to indicate pain and/or pain relief, taking into account that about 80% of the sample mounted correctely the sequence of figures. Based on these results the scale seemed to be an appropriate helping instrument to be used by nurses in pain assessment making the decision-making plan easier in case for instance of a child's pain moment and an analgesic prescription only "if necessary". This research leads to tlie need of a further study about the subject, for a greater generalization of the results.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
000737575.pdf (4.80 Mbytes)
Data de Publicação
2023-05-23
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.