• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.22.2013.tde-22012014-114115
Documento
Autor
Nombre completo
Larissa Angelica da Silva Philbert
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2013
Director
Tribunal
Bueno, Sonia Maria Villela (Presidente)
Assolini, Filomena Elaine Paiva
Ebisui, Cássia Tiêmi Nagasawa
Kodato, Sergio
Mulato, Sabrina Corral
Título en portugués
Proposição sobre a formação e a identidade docente em enfemagem 
Palabras clave en portugués
Docência
Formação
Identidade
Licenciatura em enfermagem
Resumen en portugués
A formação da identidade docente faz parte de um processo que é de construção contínua, de um sujeito historicamente situado, de acordo com seu modo de ser e estar, não é entendida como um dado adquirido ou produto, porque é um percurso que necessita de tempo, estímulo, aprimoramento, ousadia, reflexão, ação, amorosidade e sobretudo, formação e espera-se que esta não esteja restrita a racionalidade técnica e sequer a um espaço de neutralidade. O objetivo desta pesquisa é investigar a compreensão e significados que os estudantes do 1º ao 4º ano do curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem têm sobre a formação e a identidade docente do enfermeiro. A abordagem metodológica foi desenvolvida por meio de uma pesquisa qualitativa, de cunho humanista, apropriando-se de um estudo descritivo- exploratório, mediatizada pela pesquisa-ação. Fez-se uso para a coleta de dados um questionário semi-estruturado e um diário de campo, para registrar as observações realizadas no período de participação em disciplinas que abordam a formação da identidade docente, aspectos metodológicos e didáticos e a construção histórica da enfermagem. A análise dos dados foi realizada por categorias, o que possibilitou a articulação das respostas. Os participantes da pesquisa em sua maioria, são do gênero feminino. Segundo os estudantes, o curso de graduação tem contribuído para a formação da identidade docente do enfermeiro através de toda a infraestrutura oferecida, da proposta pedagógica, do projeto curricular e de programas de estágios, além disso, o reconhecimento que a marca da universidade tem um peso perante a sociedade e o mercado de trabalho. O curso é visto como sendo de dupla formação em que se pode atuar como enfermeiro e também como docente na educação básica e em cursos técnicos de enfermagem, aumentando assim, as oportunidades de emprego. Eles identificam o papel terapêutico e educativo do enfermeiro e a sua função social, estrategicamente, tão importante quanto o da comunidade científica. Foi destacado que o curso pode ser melhorado, em relação à tendência pedagógica apresentada, a carga horária das disciplinas e a postura relacional e profissional do corpo docente. Apesar de haver pontos favoráveis e desfavoráveis em relação à docência, é uma profissão que proporciona realização pessoal e aprimoramento constante, mas que necessita de valorização. A pesquisa demonstrou mais convergências do que divergências entre as respostas dos estudantes, isto indica que a instituição de ensino tem conseguido construir gradativamente, numa situação crescente, o perfil profissional do enfermeiro. Depreendemos que esta pesquisa possa dar voz ao corpo discente, sobre suas percepções e significações do seu curso de graduação, em relação à formação da identidade docente do enfermeiro e que contribua e subsidie a equipe gestora a refletir e a dialogar sobre suas propostas administrativas, acadêmicas e formativas
Título en inglés
Proposition on training and teacher identity in nursing
Palabras clave en inglés
Degree in nursing
Identity
Teaching
Training
Resumen en inglés
The teacher´s identity formation is part of a continuous process, a subject that is historically situated according to his/hers way of being and living, who isn´t understood as product or a statistic data, and that is because this is a journey that requires time, stimulus, enhancement, boldness, reflection, attitude, love and above all that, training. We expect that this is not restricted to technical rationality and even a space of neutrality. The objective of this research is to investigate the understanding and meanings that students from 1st to 4th year of the Bachelor Degree in Nursing have on the formation and identity of the nurse teacher. The methodological approach was developed through a qualitative and humanistic appropriating following a descriptive exploratory study methodology mediated by an active research. It was used to collect the data, a semi-structured questionnaire and a diary to record observations in the period of participation in courses that address the formation of teacher´s identity, methodological aspects and didactic and historical construction of nursing. Data analysis was performed by categories, allowing an articulation of answers. Survey participants are mostly female. According to the undergraduate students, the infrastructure offered, the pedagogical, curricular design and internship programs, furthermore, the brand recognition of the university has a weight before society and the labor market they all have contributed to the formation of teacher identity in nursing. The course has been seen as being dual training that can act as a nursing course, as well as teaching in basic education and technical preparation, thus increasing employment opportunities. They identify the therapeutic-educative role and the nurse social function which is strategically as important as the scientific community itself. It was highlighted that the course can be improved in relation to pedagogical trend presented, the amount of teaching time and posture relational and professional group. Although, there are points for and against it, teaching is a profession that provides personal fulfillment and constant improvement, but needs appreciation. The research showed more convergence than divergence between the responses from students, this indicates that the educational institution has managed to build, gradually, on increasing the profile of nurses. We inferred that this research can give a voice to the student´s core about their perceptions and meanings of their undergraduate degree, compare to the formation of nursing teacher´s identity and contributes and subsidizes the management team to reflect and talk about their administrative proposals focus in academic and training aspects
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-01-22
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2022. Todos los derechos reservados.