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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.22.2022.tde-18082022-104245
Documento
Autor
Nome completo
John Victor dos Santos Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2022
Orientador
Banca examinadora
Santos, Ronildo Alves dos (Presidente)
Andrade, Luciane Sá de
Ribeiro, Mara Cristina
Viana, Angelina Lettiere
Título em português
Caracterização da formação em saúde mental na graduação em enfermagem em uma capital brasileira: uma análise na perspectiva do pensamento complexo de Edgar Morin
Palavras-chave em português
Educação em enfermagem
Educação superior
Enfermagem psiquiátrica
Ensino
Saúde mental
Resumo em português
A formação do enfermeiro para atuar no campo da saúde mental é considerada um processo histórico, dinâmico, complexo e está relacionada a diferentes aspectos, o que estimula a discussão sobre a temática, principalmente com as recentes mudanças nas políticas de educação e de saúde e por se considerar uma temática atual e que tem seu lugar de importância na discussão da profissionalização da enfermagem. O presente trabalho teve como objetivo geral caracterizar a formação em saúde mental na graduação em enfermagem em uma capital do Nordeste brasileiro. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com utilização da abordagem qualitativa e ancorado no Pensamento Complexo de Edgar Morin. O estudo foi realizado com seis instituições de uma capital do Nordeste brasileiro entre os meses de julho de 2020 e maio de 2021. Foi utilizada a técnica de triangulação dos dados, por meio dos documentos institucionais, entrevistas com docentes e estudantes e aplicada a Análise de Conteúdo proposta por Bardin como fundamentação metodológica de análise em todo o material produzido. A análise dos achados encontrou que a proposta da formação em saúde mental nos projetos dos cursos não está clara; a estrutura curricular possui diferença de carga horária, oferta de práticas em serviços e número de docentes entre as instituições; a formação teórica é norteada por fundamentos teórico-filosóficos na construção das disciplinas, com diversos conteúdos abordados e diferentes estratégias metodológicas e recursos didáticos; a formação prático-vivencial acontece prioritariamente em Centros de Atenção Psicossocial, mas também são utilizados outros serviços; a formação complementar acontece por meio de projetos de extensão e pesquisa. Esse estudo revela que a formação em saúde mental na graduação em enfermagem possui caraterísticas que se interrelacionam com os princípios do Paradigma da Complexidade, mostrando-se um processo que está ainda é pouco compreendido, mas que está em constante transformação.
Título em inglês
Characterization of mental health education in undergraduate nursing in a Brazilian capital: an analysis from the perspective of Edgar Morin's complex thinking
Palavras-chave em inglês
Higher education
Mental health
Nursing
Psychiatric nursing
Teaching
Resumo em inglês
The training of nurses to work in the field of mental health is considered a historical, dynamic, complex process and is related to different aspects, which stimulates the discussion on the theme, especially with recent changes in education and health policies and because it is considered a current theme that has its place of importance in the discussion of nursing professionalization. The present study aimed to characterize mental health education in undergraduate nursing in a capital of northeastern Brazil. This is a descriptive-exploratory study, using the qualitative approach and anchored in Edgar Morin's Complex Thinking. The study was conducted with six institutions from a capital of northeastern Brazil between July 2020 and May 2021. The technique of triangulation of the data was used, through institutional documents, interviews with teachers and students, as also the Content Analysis proposed by Bardin as a methodological basis of analysis in all the material produced. The analysis of the findings found that the proposal of mental health training in course projects is unclear; the curricular structure has a difference in workload, offer of practices in services and number of teachers between institutions; theoretical formation is based on theoretical-philosophical foundations in the construction of disciplines, with several contents addressed and different methodological strategies and teaching resources; practical-experiential training takes place primarily in Psychosocial Care Centers, but other services are also used; and complementary training takes place through extension and research projects. This study reveals that mental health education in undergraduate nursing has characteristics that are interrelated with the principles of the Complexity Paradigm, showing a process that is still poorly understood, although it is constantly changing.
 
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Data de Publicação
2022-08-29
 
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