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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.22.2012.tde-15012013-155042
Documento
Autor
Nome completo
Marcela Jussara Miwa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2012
Orientador
Banca examinadora
Costa, Maria Cristina Silva (Presidente)
Marta, Ilda Estefani Ribeiro
Barros, Nelson Filice de
Rossi, Lidia Aparecida
Saeki, Toyoko
Título em português
Com o poder nas mãos: um estudo sobre johrei e reiki
Palavras-chave em português
Comunidade
Etnografia
Terapias complementares
Resumo em português
Os movimentos contraculturais, desencadeados principalmente nos anos de 1960/70, ao questionarem a sociedade tecnocrata-capitalista e incentivarem uma maior politização da vida social, possibilitaram ampliação da abertura para debates e tensões que afetaram as instituições sociais vigentes, contestando paradigmas consagrados. Tal fato permitiu uma (re)valorização e, até mesmo, reapropriação (ou criação) de perspectivas holísticas em relação ao corpo e à saúde, e a inclusão de outras dimensões explicativas, além das oferecidas pela racionalidade biomédica. Com a maior aceitação das práticas alternativas ou complementares, abriu-se espaço para a retomada de antigos métodos de cura através das mãos, entre elas, as que não necessitam de toque direto entre "curador" e paciente, como reiki e o johrei da Igreja Messiânica Mundial. Este estudo teve como objetivo apreender e interpretar os significados de reiki e johrei, considerando os arcabouços técnicos e conceituais sobre os quais estão alicerçados. Assim como, compreender como elas afetam o comportamento de seus praticantes e suas relações sociais. Para interpretar tais significados e experiências foram adotados os referenciais da antropologia interpretativa de Clifford Geertz e o método etnográfico. A pesquisa realizou-se em dois campos distintos, um Núcleo de Reiki e a Igreja Messiânica Mundial, ambos em Ribeirão Preto,SP , no período de outubro de 2009 a janeiro de 2012. Participaram deste estudo 15 reikianos como sujeitos principais e 5 frequentadores da Núcleo, como sujeitos secundários; mais 14 messiânicos, sujeitos principais e 5 frequentadores da Igreja, como sujeitos secundários. Os dados foram coletados por meio de observação participante, entrevistas semiestruturadas e diário de campo. Os principais resultados indicam que a crença no poder curativo nessas energias, reiki e johrei, aparece como principal sustentação de sua eficácia. Tanto os ensinamentos da Igreja Messiânica, como os ensinamentos e teorias associados ao reiki, foram capazes de fornecer novos sentidos para questões ou problemas desses sujeitos, modificando comportamentos como humor, agressividade, tolerância e sociabilidade, possibilitando a emergência de uma "identidade holística" e a configuração de novas "comunidades de encantamento" em torno dessas duas práticas.
Título em inglês
Powerful hands: a study of johrei and reiki
Palavras-chave em inglês
Anthropology
Community
Complementary therapies
Cultural
Resumo em inglês
Countercultural movements, initiated mainly in the 60's and 70's, questioned the capitalist- technocratic society and encouraged greater politicization of social life, enabling the extension of the debates and tensions that affected the existing social institutions, refuting established paradigms. This fact allowed a (re)valuing and even reappropriation (or creation) of holistic perspectives regarding the body and health, and the inclusion of other explanatory dimensions, beyond the ones offered by biomedical rationality. With an increased acceptance of alternative or complementary practices, there was more space for the return of ancient healing methods through hands, among them, those that do not require direct touch between "healer" and patient, such as reiki and johrei, of the World Messianic Church. This study aimed to recognize and interpret the meanings of reiki and johrei, considering the technical and conceptual frameworks upon which they are based, as well as to understand how they affect the behavior of its practitioners and their social relations. In order to interpret these meanings and experiences, Clifford Geertz's interpretive anthropology and the ethnographic method were adopted as frameworks. The research was carried out in two sites, a Reiki Center and the World Messianic Church, both in Ribeirão Preto, state of São Paulo, Brazil, from October 2009 to January 2012. The study included 15 reiki practitioners as main subjects and 5 frequenters of the Center, as secondary subjects; 14 messianic as main subjects, and 5 frequenters of the Church, as secondary subjects. Data were collected through participant observation, semi-structured interviews and field diary. The main results indicate that belief in the healing power of these energies, reiki and johrei, is the main support of their effectiveness. Both the Messianic Church doctrine as well as the doctrine and theories associated with reiki, were able to provide new meanings to issues or problems of these subjects, modifying behaviors such as mood, aggressiveness, tolerance and sociability, allowing for the emergence of a "holistic identity" and the setting of new "communities of enchantment" regarding these two practices.
 
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Data de Publicação
2013-01-25
 
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